Como identificar suas necessidades psicológicas no presente
As necessidades psicológicas de uma pessoa mudam dependendo do tempo e das circunstâncias. Embora as necessidades básicas se mantenham ao longo da vida, cada uma adquire uma intensidade diferente em relação a fatores como idade, experiências pessoais, contexto específico, etc.
A visão da teoria da autodeterminação de que existem três necessidades psicológicas básicas é amplamente aceita: competência, relacionamento e autonomia. Para fins de concretização, essas necessidades podem ser subdivididas da seguinte forma: necessidade de segurança e conforto; variedade, significado, conexão e relacionamento, crescimento e contribuição.
A verdade é que, embora essas necessidades psicológicas estejam sempre presentes, em cada fase da vida elas são vividas de maneira diferente. É possível que em determinado momento o mais importante seja a necessidade de conexão e relacionamento, mas depois a necessidade de significado torna-se relevante. E assim por diante.
Como identificar quais são as suas necessidades no aqui e agora? Há quatro perguntas que o ajudarão a identificá-las.
«Muitos de nós, na maioria das vezes, não ouvimos a nós mesmos, mas ouvimos as vozes introjetadas da mãe, do pai, do sistema, dos mais velhos, da autoridade ou da tradição».
-Abraham Maslow-
Palavras de encorajamento
Insistamos: as necessidades psicológicas básicas estão sempre presentes, mas em determinado momento uma delas pode se tornar importante. Uma das formas de identificar o cerne da reflexão é fazer a si mesmo esta pergunta: quais foram as palavras de encorajamento que mais tocaram sua alma, durante o último ano?
Ao responder a esta pergunta, você abre caminho para trabalhar em dois aspectos. Um, pelo que você tem lutado e isso lhe custou. Dois, a relevância que você dá ao suporte nesse aspecto.
O importante é que você pense por que essas palavras foram tão significativas para você. Como elas impactaram você? Caso não tenha recebido aquele presente, pense naquela situação em que gostaria de recebê-lo.
O elogio que você deseja, uma chave para suas necessidades psicológicas
Raramente pensamos no elogio que gostaríamos de receber. Ou melhor, não o fazemos conscientemente. No fundo, todos nos sentimos orgulhosos de algo que fizemos ou conquistamos e gostaríamos que os outros o reconhecessem. É possível que não o tenhamos considerado tão diretamente, mas explorando um pouco o detectaremos.
Ao seguir a trilha do elogio que você deseja, você chegará à sua necessidade mais sincera de reconhecimento. Além disso, isso lhe dará uma ideia da maneira como você está se projetando e da qualidade e reciprocidade nas relações com outras pessoas.
Por que você acha que elas não percebem? O que causa essa falta de feedback positivo? Quanto essa falta de reconhecimento afeta você?
Sabedoria gravada
Neste ponto você deve se perguntar: qual é a principal lição que aprendi no último ano, a partir de um erro cometido? A chave é não pensar muito nisso. Refira-se à primeira experiência que lhe vier à cabeça: é o que mais te marcou, mesmo que tenha havido aprendizados mais relevantes.
É provável que suas necessidades psicológicas atuais estejam associadas a esse evento. O que encorajamos você a explorar aqui é o que o levou ao erro e como você o corrigiu. Em circunstâncias como esta, decisões rápidas costumam ser impostas e o que aconteceu nem sempre é assimilado. Se você cavar um pouco mais fundo, poderá dar um significado mais sólido ao que aconteceu.
O sentimento de vergonha
Finalmente, você deve se perguntar: quando foi a última vez que me senti realmente envergonhado com alguma coisa? E o mais importante: por quê? O sentimento de vergonha está intimamente associado à forma como você avalia seu desempenho em uma situação e ao peso que as opiniões alheias têm em sua vida. Por isso é importante que você pense bem antes de responder.
Em termos de necessidades psicológicas, a vergonha refere-se às três básicas: competência, relacionamento e autonomia. Ajuda-o a encontrar o caminho das questões que lhe são mais sensíveis, no que diz respeito à sua relação consigo mesmo e com os outros, incluindo possíveis desequilíbrios ou fissuras que a compõem. O que você precisaria para se sentir competente naquela situação que o envergonhava?
Depois de se fazer as quatro perguntas básicas, identifique qual delas mais o impactou ou o fez refletir. Pense nas necessidades psicológicas envolvidas e tente especificar quais delas são prioritárias para você. Considere elas nas suas próximas decisões.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- García-Calvo, T., Marcos, F. M. L., Sánchez-Miguel, P. A., Alonso, D. A., & Sánchez-Oliva, D. (2012). Adaptación a la expresión corporal del cuestionario de Apoyo a las Necesidades Psicológicas Básicas. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 10(2), 867-884.
- Gil, V. D. (2017). Necesidad de reconocimiento y síndrome de selfie: un análisis relacional basado en minería de datos. Ingenierías USBMed, 8(1), 71-76.
- Red Educativa Mundial. (2020, 1 mayo). La pedagogía del error: ¿Cómo aprender de los errores? https://www.redem.org/la-pedagogia-del-error-como-aprender-de-los-errores/.