Como identificar suas necessidades psicológicas no presente

Identificar suas necessidades psicológicas atuais é muito importante para focar suas decisões nos aspectos mais sensíveis ou relevantes para você. Como fazer isso? Aqui nós lhe damos algumas dicas para fazer isso.
Como identificar suas necessidades psicológicas no presente
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 02 março, 2023

As necessidades psicológicas de uma pessoa mudam dependendo do tempo e das circunstâncias. Embora as necessidades básicas se mantenham ao longo da vida, cada uma adquire uma intensidade diferente em relação a fatores como idade, experiências pessoais, contexto específico, etc.

A visão da teoria da autodeterminação de que existem três necessidades psicológicas básicas é amplamente aceita: competência, relacionamento e autonomia. Para fins de concretização, essas necessidades podem ser subdivididas da seguinte forma: necessidade de segurança e conforto; variedade, significado, conexão e relacionamento, crescimento e contribuição.

A verdade é que, embora essas necessidades psicológicas estejam sempre presentes, em cada fase da vida elas são vividas de maneira diferente. É possível que em determinado momento o mais importante seja a necessidade de conexão e relacionamento, mas depois a necessidade de significado torna-se relevante. E assim por diante.

Como identificar quais são as suas necessidades no aqui e agora? Há quatro perguntas que o ajudarão a identificá-las.

«Muitos de nós, na maioria das vezes, não ouvimos a nós mesmos, mas ouvimos as vozes introjetadas da mãe, do pai, do sistema, dos mais velhos, da autoridade ou da tradição».

-Abraham Maslow-

homem pensando

Palavras de encorajamento

Insistamos: as necessidades psicológicas básicas estão sempre presentes, mas em determinado momento uma delas pode se tornar importante. Uma das formas de identificar o cerne da reflexão é fazer a si mesmo esta pergunta: quais foram as palavras de encorajamento que mais tocaram sua alma, durante o último ano?

Ao responder a esta pergunta, você abre caminho para trabalhar em dois aspectos. Um, pelo que você tem lutado e isso lhe custou. Dois, a relevância que você dá ao suporte nesse aspecto.

O importante é que você pense por que essas palavras foram tão significativas para você. Como elas impactaram você? Caso não tenha recebido aquele presente, pense naquela situação em que gostaria de recebê-lo.

O elogio que você deseja, uma chave para suas necessidades psicológicas

Raramente pensamos no elogio que gostaríamos de receber. Ou melhor, não o fazemos conscientemente. No fundo, todos nos sentimos orgulhosos de algo que fizemos ou conquistamos e gostaríamos que os outros o reconhecessem. É possível que não o tenhamos considerado tão diretamente, mas explorando um pouco o detectaremos.

Ao seguir a trilha do elogio que você deseja, você chegará à sua necessidade mais sincera de reconhecimento. Além disso, isso lhe dará uma ideia da maneira como você está se projetando e da qualidade e reciprocidade nas relações com outras pessoas.

Por que você acha que elas não percebem? O que causa essa falta de feedback positivo? Quanto essa falta de reconhecimento afeta você?

Sabedoria gravada

Neste ponto você deve se perguntar: qual é a principal lição que aprendi no último ano, a partir de um erro cometido? A chave é não pensar muito nisso. Refira-se à primeira experiência que lhe vier à cabeça: é o que mais te marcou, mesmo que tenha havido aprendizados mais relevantes.

É provável que suas necessidades psicológicas atuais estejam associadas a esse evento. O que encorajamos você a explorar aqui é o que o levou ao erro e como você o corrigiu. Em circunstâncias como esta, decisões rápidas costumam ser impostas e o que aconteceu nem sempre é assimilado. Se você cavar um pouco mais fundo, poderá dar um significado mais sólido ao que aconteceu.

mulher pensando

O sentimento de vergonha

Finalmente, você deve se perguntar: quando foi a última vez que me senti realmente envergonhado com alguma coisa? E o mais importante: por quê? O sentimento de vergonha está intimamente associado à forma como você avalia seu desempenho em uma situação e ao peso que as opiniões alheias têm em sua vida. Por isso é importante que você pense bem antes de responder.

Em termos de necessidades psicológicas, a vergonha refere-se às três básicas: competência, relacionamento e autonomia. Ajuda-o a encontrar o caminho das questões que lhe são mais sensíveis, no que diz respeito à sua relação consigo mesmo e com os outros, incluindo possíveis desequilíbrios ou fissuras que a compõem. O que você precisaria para se sentir competente naquela situação que o envergonhava?

Depois de se fazer as quatro perguntas básicas, identifique qual delas mais o impactou ou o fez refletir. Pense nas necessidades psicológicas envolvidas e tente especificar quais delas são prioritárias para você. Considere elas nas suas próximas decisões.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • García-Calvo, T., Marcos, F. M. L., Sánchez-Miguel, P. A., Alonso, D. A., & Sánchez-Oliva, D. (2012). Adaptación a la expresión corporal del cuestionario de Apoyo a las Necesidades Psicológicas Básicas. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 10(2), 867-884.
  • Gil, V. D. (2017). Necesidad de reconocimiento y síndrome de selfie: un análisis relacional basado en minería de datos. Ingenierías USBMed, 8(1), 71-76.
  • Red Educativa Mundial. (2020, 1 mayo). La pedagogía del error: ¿Cómo aprender de los errores? https://www.redem.org/la-pedagogia-del-error-como-aprender-de-los-errores/.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.