Como ser mais amável

Ser amáveis é uma atitude que nos abre muitas portas e nos garante o bem-estar. Neste artigo, mostraremos algumas dicas que ajudarão você a ser mais amável com as pessoas ao seu redor.
Como ser mais amável

Última atualização: 27 junho, 2022

Ser amável é uma atitude pessoal positiva em relação ao resto dos seres que nos cercam: pessoas, animais, natureza… Esta forma de se relacionar com o nosso ambiente é extremamente benéfica, pois fortalece as relações interpessoais, abre caminhos para nós e nos proporciona bem-estar.

Além disso, com essa atitude contribuímos para fazer um mundo melhor. Dito isso, é importante trabalhar para ser mais gentil com os outros. Por isso, separamos algumas dicas que o ajudarão a ser mais amável com as pessoas ao seu redor.

8 chaves para ser mais amável

Para ser mais amável com as pessoas ao seu redor, recomendamos:

1. Chamar as pessoas pelo nome

Se você souber o nome da pessoa, trate-a pelo nome. Isso fortalece o relacionamento e personaliza o tratamento. Evite expressões como “menina”, “ei, você”, “bonita” e “magrela”. A menos que você se encontre em contextos em que seu uso seja aceito pelo grupo e tenha uma conotação afetiva.

O uso de apelidos pode ser humilhante para algumas pessoas, mesmo que sua intenção seja ser legal. Dessa forma, é melhor optar por chamar os outros pelo nome.

mulheres falando
Ser gentil é ser tolerante, atencioso e empático consigo mesmo e com os outros.

2. Seja grato

As pessoas com quem compartilhamos costumam fazer coisas por nós e, muitas vezes não percebemos. Por exemplo, o fato de alguém ter tempo para nos ouvir representa um gesto muito valioso que devemos reconhecer.

A gratidão é muito importante quando alguém nos oferece um serviço. Agradecer neste contexto, pela atenção e pelo tempo, por exemplo, fará com que você seja mais amável.

3. Sorrir

As palavras são inúteis se não forem acompanhadas de uma linguagem corporal que demonstre calor e abertura. O olhar, o sorriso e as expressões faciais transmitem muitos significados. Portanto, se você quer parecer mais amigável, um gesto que não deve faltar é o sorriso. Este gesto transmite simpatia ao mundo e incentiva os outros a sorrir também.

Dito isso, lembre-se de sorrir quando encontrar alguém na rua, ao comprar algo na loja, ao entrar no trabalho de manhã ou sempre que fizer contato visual com outra pessoa.

4. Seja um bom ouvinte

Para ser mais amável, você precisa deixar os outros se expressarem. É vital ser paciente, ouvir com atenção e esperar que os outros terminem suas mensagens.

Muitas pessoas extrovertidas e eloquentes tendem a se apropriar das conversas e não deixam seus interlocutores intervirem. Isso geralmente é indelicado.

Da mesma forma, ser mais amável implica se interessar pela vida dos outros. Muitas vezes nos sentimos gratos quando alguém nos pergunta sobre nossos planos, como estão nossos filhos ou se ainda temos o mesmo emprego. Isso nos mostra que os outros se preocupam com nosso bem-estar e nossos problemas.

5. Educação em primeiro lugar

Não há nada mais indelicado do que a falta de cortesia. Expressões como “por favor”, “obrigado”  são sinais de consideração, respeito e gentileza para com a outra pessoa. Portanto, não os reserve, eles nunca devem faltar.

6. Pratique a empatia

Ser empático envolve colocar-se no lugar dos outros. A empatia não é uma qualidade com a qual nascemos, mas é algo que é trabalhado. Então, se você quer ser mais amável, tente sair da sua própria cabeça e pergunte a si mesmo como a outra pessoa pode estar se sentindo. Se você tiver dificuldade em decifrá-lo, você pode perguntar a ela e tentar se colocar no lugar dela. Além disso, evite julgar e ofereça-se como apoio.

7. Ofereça sua ajuda

Se você vir alguém fazendo malabarismo para terminar uma atividade ou em uma situação problemática, ofereça sua ajuda. Não espere que ele peça, em vez disso, aprenda a detectar os momentos em que os outros precisam de ajuda.

Muitas pessoas evitam pedir apoio porque não querem incomodar ou porque acham que podem fazer isso sozinhas. Mas, nunca é demais ajudar, especialmente nessas situações avassaladoras.

Homem tentando ajudar uma mulher
Ser amável também é ajudar as pessoas que precisam.

8. Pratique a meditação da bondade amorosa

A meditação da bondade amorosa é uma técnica específica destinada a aumentar os sentimentos de bondade, compaixão e empatia em relação aos outros. Foi demonstrado que aqueles que a praticam regularmente aumentam sua capacidade de perdão, conexão social e autoaceitação.

Praticar este tipo de meditação é uma vantagem para fortalecer, a partir de dentro, nossas atitudes pró-sociais. Além disso, é uma prática que proporciona outros benefícios ao nosso bem-estar físico e emocional.

Para concluir, lembre-se de que a melhor coisa de se comportar de maneira amável e atenciosa é que você nunca falha. É uma atitude que sempre traz benefícios. Portanto, não hesite em praticá-la sempre que tiver a oportunidade.

Pode interessar a você...
Respeito por si mesmo, pelos outros e pelo planeta: uma fonte de riqueza
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Respeito por si mesmo, pelos outros e pelo planeta: uma fonte de riqueza

Todos nós queremos deixar um mundo melhor para as novas gerações. A verdade é que muitas das mudanças e melhorias começam com o respeito por si mes...



  • Leiberg, S., Klimecki, O., & Singer, T. (2011). Short-term compassion training increases prosocial behavior in a newly developed prosocial game. PloS one6(3), e17798. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0017798
  • Sansone, R. A., & Sansone, L. A. (2010). Gratitude and well being: the benefits of appreciation. Psychiatry (Edgmont (Pa. : Township))7(11), 18–22.