Como ser mais carismático - A Mente é Maravilhosa

Como ser mais carismático

janeiro 7, 2018 em Psicologia 229 Compartilhados
Como ser mais carismático

Algumas pessoas têm o dom de fazer com que nos sintamos importantes e especiais. São aquelas que, quando entram em uma sala, fazem tudo parecer mais brilhante. Não dá para negar: algumas pessoas são naturalmente carismáticas. Diante delas, você pode se perguntar como é possível ser mais carismático.

A nossa presença, facilidade de se expressar ou a personalidade influenciam a maneira como somos considerados e vistos pelas outras pessoas. Dessa forma, alguns de nós somos percebidos como mais carismáticos, outros como menos influentes e mais tímidos. Mas, podemos de alguma forma moldar a nossa personalidade? É possível ser mais carismático e obter esse magnetismo natural para atrair os outros?

Embora outras qualidades possam ser mais difíceis de desenvolver, qualquer pessoa pode se tornar mais carismática se assim desejar. Você quer saber como? Neste artigo lhe daremos algumas dicas.

As pessoas carismáticas exalam bom humor, elegância e harmonia

Se tentarmos definir “carisma”, provavelmente lembraremos de muitos nomes de pessoas importantes ou famosas. Por exemplo, Meryl Streep, Winston Churchill ou Barack Obama. O que todos eles têm em comum?

Meryl Streep

As pessoas carismáticas são capazes de despertar a nossa atenção e admiração; nos identificamos com elas imediatamente. Elas têm um magnetismo único que atrai os outros e uma autoconfiança que cativa. Poderíamos passar horas conversando ou simplesmente desfrutando da sua companhia.

São pessoas que chegam em qualquer reunião social e se tornam o centro das atenções. Tudo isso sem muito alarde ou excessos, mas simplesmente por estarem lá. O que as torna tão especiais?

5 dicas para ser mais carismático

Transmitir confiança

A primeira coisa que você tem a fazer é demonstrar para as outras pessoas que elas podem contar com você. Fale com elas, mantendo contato direto com os olhos na maior parte do tempo. Não é recomendável que as encare o tempo todo, porque elas podem se sentir intimidadas ou incomodadas.

“Não é apenas uma questão de ser, mas também de se comportar como tal”.
– Jay A. Conger –

Os seus gestos também devem transmitir calma e tranquilidade. Os seus movimentos devem ser harmoniosos, sem demonstrar nervosismo ou preocupação. Se um líder perde a sua credibilidade, é difícil ser considerado como uma referência novamente. Então, mantenha-se tranquilo e seguro!

Você pode ensaiar na frente do espelho antes de fazer um discurso ou uma apresentação em público. Dessa forma, disfarçará aqueles pequenos detalhes que, em última análise, são os que geram desconfiança.

Utilize uma linguagem culta, mas acessível

É essencial demonstrar que você é uma pessoa preparada e que possui um vocabulário rico e variado. As pessoas carismáticas são bons comunicadores e conseguem que os outros apreciem as suas ideias. Para isso, utilizam uma linguagem comum, de fácil compreensão e acessível a todos, mas demonstrando conhecimento e experiência sobre o assunto tratado.

Seja especialmente cuidadoso com as palavras. Não utilize palavras muito complicadas, pomposas ou técnicas. Isto pode fazê-lo parecer prepotente ou arrogante.

Você deve sempre respeitar quem está falando e não interromper, mesmo que não concorde com o que está sendo dito. Além disso, é conveniente que você não critique os outros. É melhor utilizar engenhosidade e criatividade para fornecer outra visão sobre o assunto ou enriquecer o ponto de vista do outro.

Mostrar-se gentil e bem educado é básico para que as suas palavras sejam respeitadas e o público preste atenção ao que você diz. É recomendável que você fale “nós” e não “eu”, porque dessa forma os outros sentirão que os objetivos são comuns.

Reunião de negócios

Utilizar um volume de voz médio e acentuar a entonação

Quantas vezes ouvimos alguns políticos dizendo frases sem sentido e nós os aplaudimos simplesmente por causa do tom que eles usaram! O que dizemos é tão importante quanto a forma como dizemos.

O segredo é não hesitar, falar de forma segura, com um ritmo constante. As pausas que fizer captarão a atenção dos ouvintes. Portanto, tente introduzir pausas depois das mensagens importantes que você deseja que permaneçam na mente do seu público.

Falar muito rápido ou muito lentamente, utilizar um tom muito agudo ou grave, produz desconfiança ou irritabilidade. Para pronunciar as palavras-chave do seu discurso, você pode aumentar um pouco o volume, de modo que pareça natural.

Postura ereta

A maneira como você se posiciona diante dos outros é muito importante. Você deve manter a cabeça erguida, e se quiser enfatizar algo, pode levantar o queixo ligeiramente.

É importante não encolher os ombros e mantê-los na mesma altura. Não é necessário se mostrar rígido como “um pedaço de pau”, mas permanecer ereto e firme. Esta posição é coerente com a tenacidade e o inconformismo das pessoas carismáticas: o seu descontentamento as leva a agir e, portanto, a mudar.

Use roupas discretas

Embora o hábito não faça o monge, as roupas que você usa podem ajudá-lo a ser mais carismático. Não é uma questão de usar uma roupa cara ou de marca, mas de escolher um traje adequado. O melhor é optar pela moderação.

No caso das mulheres, os decotes muito pronunciados, os calçados com saltos muito altos ou cores brilhantes podem distrair, em vez de atrair a atenção. É melhor escolher algo sóbrio, adequado e com o qual você se sinta confortável. Os acessórios podem ajudá-la a completar o visual e enriquecer o seu estilo.

Para os homens, a melhor opção é usar uma roupa clássica. Se combinar uma camisa em cores claras com uma gravata correspondente, sem dúvida estará bem vestido. Para diminuir a sobriedade da roupa, você pode se livrar da gravata e até mesmo substituir o seu blazer por uma jaqueta.

Você não precisa ser um líder para ser carismático, mas a maioria dos líderes devem ser carismáticos. Não existe um manual que nos ensine desde crianças como atrair a atenção dos outros.

As pessoas nascem com ou sem essa virtude. Mas, em qualquer caso, é uma qualidade que pode ser melhorada através da prática. Ser mais carismático abre muitas portas em diferentes níveis. Por que não seguir estas dicas e ver o que acontece? Se você quer resultados diferentes, faça algo diferente!

Recomendados para você