Consideramos uma pessoa interessante porque...

Elas nos atraem, embora não saibamos muito bem por quê. Elas são carismáticas e, acima de tudo, queremos saber mais sobre elas. São pessoas interessantes, e esses são os traços que as caracterizam, caso pretendamos ser interessantes também...
Consideramos uma pessoa interessante porque...

Última atualização: 18 julho, 2022

Algumas pessoas têm o dom de atrair a atenção dos outros. Não precisamos passar muito tempo com elas para que comecem a nos interessar; o que sabemos sobre elas nos faz querer saber mais. Elas, são como aquela série ou aquele livro que nos surpreende, às vezes sem saber bem o porquê.

O Dr. Travis Bradberry é autor do livro Emotional Intelligence 2.0, e President of TalentSmart, world’s leading provider of emotional intelligence, considerado um dos livros mais lidos dos últimos tempos. Uma das questões que ele estudou são justamente os aspectos que tornam uma pessoa interessante.

Bradberry apontou que eles não têm nada a ver com dons ou talentos inatos. Ele considera que é fruto do trabalho, o cultivo do caráter e da virtude. Vamos ver quais são esses sete traços comuns em pessoas interessantes.

Pessoas interessantes parecem ter um magnetismo especial. Elas contam histórias incríveis e vivem uma vida fora do comum. Mas o que os torna tão cativantes? Principalmente, elas são curiosas. Uma pessoa interessante está sempre com vontade de explorar, e essa energia é transmitida.”

-Travis Bradberry-

1. Elas são apaixonadas pelo que fazem

Um dos aspectos que torna uma pessoa interessante é a paixão com que assume o que faz. Esse compromisso mental e emocional com um trabalho, uma causa ou um propósito é um sinal de que existe um mundo interior muito rico e vital.

A paixão pelo que você faz também é um sinal de autoconhecimento e consistência. Mente, emoções e ações coincidem. Portanto, há uma identidade sólida e isso gera uma força de atração sobre os outros.

amigos conversando
Pessoas interessantes costumam ter um interior muito rico, pois são muito apaixonadas pelo que fazem.

2. Elas gostam da novidade e toleram a incerteza

Outra dessas características que atraem a atenção de uma pessoa é a sua abertura à novidade. Interpretamos essa atitude como de autoconfiança. Implica também uma confiança essencial no mundo e na realidade.

O mais comum é que as pessoas resistam às mudanças ou vejam com alguma apreensão o que não conhecem. Portanto, a tendência a experimentar coisas novas é um dos aspectos que tornam uma pessoa interessante.

3. Aceitam seus defeitos ou excentricidades

Não ter medo de mostrar seus próprios medos, fraquezas ou gostos que se desviam da maioria é uma mensagem que fala de autonomia. Esse tipo de traço só está presente em pessoas que se conhecem muito bem e que se respeitam.

Essa independência de critérios e autoavaliação desperta o interesse de outras pessoas. Trata-se de uma atitude de reafirmação de si mesmo e de empoderamento diante do mundo. Isso não é apenas atraente, mas geralmente é um fator que aumenta a confiança dos outros nesse tipo de pessoa.

4. Elas não são muito sensíveis à moda

As modas são feitas para quem quer se juntar ao rebanho. Ao aderir a elas, a individualidade é até certo ponto renunciada. Ser mais um no meio da multidão é também uma forma de se tornar invisível. Você ganha um sentimento de pertencer a um grupo, mas perde mais em termos de singularidade.

Um dos aspectos que tornam uma pessoa interessante é justamente ficar de fora dessas tendências massivas. Elas tendem a achar a homogeneidade chata e, ao contrário, valorizam muito a diferença. Em vez de querer fazer parte do rebanho, elas tentam encontrar seu próprio caminho.

5. Seu ego não as limita

Com base nos traços acima, pode parecer que várias das coisas que tornam uma pessoa interessante estão relacionadas ao egocentrismo. Nada mais errado. Há uma grande distância entre a autoafirmação e a autoexaltação obsessiva.

Pelo contrário, essas pessoas costumam ser muito empáticas. É muito comum que elas tenham uma grande capacidade de ouvir e entender os outros. Isso também gera uma grande força de atração, pois é uma virtude que faz com que quase todos se sintam à vontade.

6. Elas estão sempre aprendendo

Outro aspecto que torna uma pessoa interessante é a abertura para novos conhecimentos e formas de ver o mundo. Isso geralmente as leva a estar muito bem informadas sobre vários tópicos. Elas têm uma curiosidade insaciável e por isso é comum que elas saibam de muitas coisas.

Esses tipos de pessoas são eternas buscadoras de respostas. Elas não estão satisfeitos em ver o mundo, mas também querem entendê-lo. Isso faz com que muitas vezes se tornem pessoas sábias, com uma visão ampla e profunda da realidade.

pessoa interessante
Pessoas interessantes estão sempre aprendendo por curiosidade.

7. Elas gerenciam de forma inteligente o que pensam que os outros pensam delas

Esta é uma das características de pessoas interessantes. Elas são elas mesmas, têm uma atitude genuína e não precisam da aprovação dos outros para serem quem são. Essa autenticidade lhes dá um charme especial que as torna especiais.

Os aspectos que tornam uma pessoa interessante podem ser resumidos dizendo que têm a ver com a aceitação e valorização de si mesmas. Isso acaba sendo traduzido como empatia pelo outro e como autonomia diante da vida.

Pode interessar a você...
Os 7 estilos de vida das pessoas felizes
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Os 7 estilos de vida das pessoas felizes

Vale a pena conhecer o estilo de vida de pessoas felizes. Atreva-se a experimentá-los!



  • Bradberry, T., & Greaves, J. (2009). Emotional Intelligence 2.0. TalentSmart.
  • López, F., Sánchez, E., & Jiménez, F. (1988). Egocentrismo espacial: concepto y procesos implicados. Infancia y aprendizaje11(43), 97-122.