Por que tomar um copo de água morna com limão pela manhã? 

Por que deveríamos tomar um copo de água morna com limão pela manhã? 

junho 30, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Por que deveríamos tomar um copo de água morna com limão pela manhã? 

Tomar um copo de água morna com limão pela manhã é um hábito saudável. Assim, e mesmo que não seja uma fórmula milagrosa, este simples remédio natural ingerido em jejum é muito benéfico para o nosso organismo e para o nosso cérebro. Proporciona hidratação, potássio, é uma fonte de vitamina C e, além disso, podemos aproveitar suas qualidades alcalinas.

Muito já foi dito sobre os benefícios que a água morna com limão pode nos proporcionar. De fato, poderíamos dizer que poucas propostas naturais são tão conhecidas e contam com tanta tradição. Os próprios ditados populares nos lembram, de geração em geração, de frases como “com alho e limão, não é preciso nem uma injeção”.

“Da laranja, o que quiser; da lima, o que puder; e do limão, o quanto tiver.”
– Ditado popular –

Bom, mas o que é realmente verdade em todos estes conselhos? A água com limão é tão incrível assim como é anunciada por aí? A resposta é não. Tomar um copo de água morna com limão pela manhã não cura nada. Não vai fazer com que percamos peso, não vai nos livrar de um resfriado, nem vai fazer com que a nossa pele pareça mais jovem e sem manchas.

O que esta proposta natural faz é contribuir, graças aos seus micronutrientes, flavonóides e ácidos orgânicos, para um melhor equilíbrio interno.

Essa bebida vai reforçar o nosso sistema imunológico e vai agir como um bom agente cardiovascular e neuroprotetor. Essencialmente, essa simples proposta pode se transformar em um hábito a mais que pode ser incluído em nossa rotina diária. Vale a pena tentar.

Mulher bebendo água com limão

Benefícios para o cérebro de tomar um copo de água morna com limão pelas manhãs

Os cítricos e, em especial, o limão, são benéficos para a saúde cerebral. O segredo está nos flavonóides, como a hesperidina. Assim, este tipo de elemento é muito adequado, principalmente para proteger corretamente a circulação sanguínea.

Por outro lado, também é interessante conhecer outro aspecto. Assim como revelam diversos estudos, como o realizado pelo “Centro de Pesquisa em Nutrição” da Universidade de Boston, estas substâncias naturais reduzem as probabilidades de sofrer acidentes vasculares cerebrais.

Dessa forma, e não menos importante, também não podemos nos esquecer de que o limão é rico em potássio. Este mineral cuida e favorece a atividade das células nervosas. Sendo assim, se resolvermos tomar um copo dessa bebida pelas manhãs, muitos dos nossos processos cognitivos vão melhorar. 

Prepare o seu corpo para a digestão e a correta absorção dos nutrientes

Pode ser que, a princípio, seja um pouco difícil. Quando levantamos, muitas vezes o que queremos tomar é um café, ou tomar algo doce… um leite, comer umas torradas, etc. Pensar em tomar um copo de água morna com limão não é muito animador e causa um certo incômodo. No entanto, a longo prazo, os benefícios serão notados e esse pequeno esforço vai ter valido a pena.

Vai valer a pena, principalmente, porque a digestão vai melhorar. O ato de ingerir essa bebida em jejum, com o estômago vazio, é muito bom. Sempre que não tivermos úlceras no estômago ou outros problemas de saúde, essa proposta vai relaxar os músculos estomacais, facilitar a movimentação intestinal e limpar toxinas. 

Em segundo lugar, propicia um clima interno mais limpo, pronto para absorver melhor os nutrientes. Vamos dispor de um sistema digestivo mais hidratado e alcalino, capaz de receber o resto do café da manhã de forma mais saudável.

Imunidade

Um sistema imunológico mais forte

Como dissemos no início: tomar água morna com limão pela manhã não cura doenças. Entretanto, essa bebida fará com que o nosso sistema imune seja fortalecido. Teremos melhores defesas para enfrentar qualquer agente viral ou infeccioso. Dessa forma, e apesar da quantidade de suco de limão combinada com a água não ser muito alta, acabaremos acumulando nutrientes no dia a dia.

O limão não é rico apenas em vitamina C. Há um tesouro de vitaminas do complexo B, assim como múltiplos minerais, em sua polpa e casca. Vale a pena, portanto, este pequeno esforço matutino. Nossas defesas vão agradecer.

Reduz o estresse

Este dado é interessante. Graças a trabalhos de pesquisa realizados ao longo dos anos, demonstrou-se que a vitamina C ajuda a reduzir o estresse. Nas farmácias, como sabemos, são vendidos inúmeros suplementos nutricionais ricos neste tipo de vitamina e, de fato, muitas pessoas a consomem sem saber que ela ajuda em muito mais do que no fortalecimento das defesas corporais.

A vitamina C reduz o cortisol no sangue. Ela nos ajuda a ficar mais relaxados e concentrados. Portanto, tomar essa bebida é, mais uma vez, um presente para o cérebro. Não custa nada, é simples e os resultados são notáveis.

Cortisol

Para concluir, cabe ainda ressaltar um pequeno aspecto. Cada pessoa tem uma tolerância diferente a este cítrico. O ideal é combinar um copo de água com o suco obtido de meio limão. Além disso, o ideal é que a fruta seja de origem orgânica, pois assim teremos certeza de que contém todas as vitaminas e propriedades necessárias.

Sendo assim, caso você note que a bebida lhe faz mal, não tem problema reduzir a dose. Às vezes, uma simples espremida rápida já pode ajudar e trazer benefícios. O importante é transformar isso num hábito e manter outros hábitos saudáveis também.

Recomendados para você