Crescer é aprender a dizer adeus

Aprender a dizer adeus é um ato de crescimento pessoal. Fazer isso da melhor maneira nos ajudará a chegar a esta nova etapa.
Crescer é aprender a dizer adeus

Última atualização: 27 janeiro, 2022

Dizem que crescer é aprender a dizer adeus. É aprender a fechar as portas para sempre, sem espaço para um “até logo” ou um “talvez”. Encerrar uma etapa é uma despedida sem volta atrás. Trata-se de um adeus sonoro, em letras maiúsculas e com ponto final. Mesmo que saibamos que será muito difícil nos despedirmos, enquanto as reticências são tão fáceis…

Deixar as coisas em stand by ou com uma etiqueta de “talvez”, não é saudável quando o relacionamento provoca muita dor e corrói a autoestima. Sabemos que dizer adeus é muito difícil. Escolher um caminho sem volta gera angústia e nos confronta com um horizonte de possibilidades nas quais aquilo de que nos despedimos já não estará presente.

“Grande é a arte do início, mas maior é a arte do fim”.

-Henry Wadsworth Longfellow-

O medo de dizer adeus, uma janela aberta para a dor

Eu nunca ousei dizer adeus. E não fazer isso é deixar uma janela aberta para a dor, para a decepção e desencanto. A esperança é a última coisa que se perde, mas se a causa estiver perdida é melhor deixar ir, respirar fundo e apenas soltar.

Além disso, estudos como o realizado pela Dra. Kathrin Ritter Vanessa Handse da Universidade do Tennessee, apontam que muitas vezes temos dificuldade para perceber que os relacionamentos são prejudiciais e tiram a nossa dignidade e autoestima.

É difícil que percebamos isso, é imensamente complicado assumir e dar o primeiro passo, mas fazer isso é um ato de coragem que todos devemos realizar.

Mulher triste na cama pensando em dizer adeus.

Dizer adeus a quem que partiu o seu coração não é algo que pode ser feito da noite para o dia. Dizer adeus a quem rasgou sua alma. Para quem você disse “até logo” porque é melhor sentir dor que não sentir nada. É que esse frio no peito te apavora. Te expõe. Te joga no chão.

Então você escolhe a incandescência da dor, da ira e da raiva. Porque você nem pensa em dizer adeus. Você acha que os seus sentimentos podem ser apenas uma variação desses estados. Fogo ou frio. Porque você não conhece outra coisa. Porque você não foi ensinado a se sentir diferente e porque você não ousou dizer adeus.

Você acha que o seu coração congelará e você nunca mais sentirá o fogo. E você está certo. A melhor coisa que pode acontecer é nunca mais sentir aquele calor que te consome; pois existe outro estado, que não é tão frio ou sufocante.

O ponto médio é um calor suave e aconchegante. Que não queima e nem congela. Que enche o seu peito e se estende até a ponta dos dedos dos pés.

Homem ouvindo musica e pensando em dizer adeus.

Além disso, se há algo que realmente sabemos é que, é ao dizer adeus, aparecerá alguém que te abraçará com tanta força que o seu coração se derreterá novamente. Talvez não na próxima semana, nem no próximo ano. Mas isso vai acontecer. Quando você aprender a dizer adeus de verdade, aceitando todas as consequências dessa atitude. Então a sua alma estará livre para receber alguém que realmente te mereça.

Aprenda a deixar ir, a não desperdiçar o seu tempo

Aos poucos você aprenderá a dizer adeus para quem se aproveitou de você, da sua amizade e da sua confiança. Para quem não te valoriza. Diga adeus às pessoas que estão aqui hoje mas amanhã partirão com a primeira luz do sol. Às pessoas ficam na sombra das outras, pois são incapazes de irradiar luz.

Seres interesseiros, egoístas e tristes. Essas são as pessoas que merecem o seu adeus. Mas aquele adeus em letras maiúsculas e com ponto final. Se cerque de pessoas que também aprenderam a dizer isso, pois você terá a certeza da amizade delas.

Lembre-se, como nos disse Albert Ellis, psicoterapeuta cognitivo e pioneiro da Terapia Comportamental Emotiva Racional, todos têm o poder de mudar a si mesmos para aspirar à felicidade.

Assim, quem sofreu, chorou e deixou ir pôde dar o passo em direção à sua melhor versão. Essas pessoas sabem o que desejam, o que torna a vida mais bonita, e elas querem você ao lado delas. Com as suas peculiaridades e hobbies, elas querem você ao lado delas.

Quando aprender a dizer adeus você construirá relacionamentos verdadeiros e enriquecedores.

O seu círculo de amizades se reduzirá, mas você não mudará nenhuma das pessoas que o compõem por nada no mundo. Dizem que os amigos são a família que nós escolhemos. Diga adeus a quem que você não pode chamar de irmão.

Mulher triste pensando em dizer adeus.

O medo da solidão às vezes nos leva a não colocar um ponto final em certos assuntos. A dizer “até logo” em vez de não “quero mais ver você”. Mas essa solidão é necessária para saber de quem você precisa ao seu redor. Talvez seja por isso que mantemos relacionamentos ao longo de nossas vidas que não contribuem, não nos fazem crescer ou nos completam. A pior coisa que pode te acontecer é viver cercado de pessoas mas se sentir sozinho.

Com tanto ruído você ouve os seus sentimentos com interferência, como um rádio antigo mal sintonizado. Escute a si mesmo. Fique longe do ruído. O seu tempo é valioso, não o desperdice com pessoas que não merecem. Aprenda a dizer adeus. Liberte-se das correntes e abra espaço para novas oportunidades.

Porque como diz o mestre Sabina: “Para falar com Deus, ambos temos motivos de sobra”.

This might interest you...
O fato de se apegar causa mais dano do que deixar ir
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O fato de se apegar causa mais dano do que deixar ir

O fato de se apegar ao conhecido, ao que estamos acostumados, é relativamente fácil, mas mesmo que doa, é preciso deixar o tempo passar.



  • Garrido, Vicente (2008) Cómo sobrevivir a una ruptura. Ariel
  • Paris, Ginette (2005) Roto. El desamor como un fenómeno emocional y biológico. Taurus