Curiosidades do mundo da pintura
O mundo da pintura está cheio de curiosidades, anedotas e magia. Quem não se sentiu sobrecarregado ao saber dos grandes tormentos que passaram pintores como Vincent Van Gogh ou Frida Kahlo? Quem não se comoveu com Guernica ou deixou de se maravilhar com o Filho do Homem de Magritte?
A história do mundo da pintura começou mais de 32.000 anos antes de nossa era. É uma das artes que esteve presente e se manteve em vigor ao longo de todos os tempos, em praticamente todas as culturas. Ela nos legou criações maravilhosas que ainda nos surpreendem.
Acredita-se que os pintores mais conhecidos do mundo sejam Leonardo Da Vinci , Van Gogh e Pablo Picasso. Não é um número absoluto, mas são os artistas mais comentados em todos os países e em diferentes épocas. Por sua vez, as pinturas mais famosas são La Gioconda, A Última Ceia, A Noite Estrelada e O Grito.
” Uma obra de arte nunca está acabada, apenas abandonada.”
-Leonardo da Vinci-
Curiosidades sobre o mundo da pintura a óleo
Hoje em dia, quem quer mergulhar no mundo da pintura a óleo tem apenas que comprar as ferramentas em uma loja, mas nem sempre foi assim. Os pintores do passado não tinham tubos convenientes para armazenar suas tintas. A maioria deles teve que fazer suas próprias pinturas a óleo em casa, armazenando-as em bexigas de porco.
O tubo de tinta a óleo foi criado por John Goffe Rand em 1841 e revolucionou o mundo da pintura. Foi considerada uma invenção extraordinária e de fato foi. De qualquer forma, ainda havia alguns problemas a serem resolvidos, como o problema da cor, que não eram facilmente obtidos.
Por exemplo, eles só podiam obter amarelo indiano da urina de vacas alimentadas com folhas de manga. Uma façanha para encontrá-las. A púrpura de tíria, uma cor muito apreciada pelos romanos, era obtida das glândulas de certos caracóis marinhos. Adivinhe de onde eles tiraram a cor “marrom múmia”? De fato: das múmias. Alguns de seus restos foram moídos para obter o tom.
Negócio
Existem pinturas com um grande valor econômico, então também estamos falando de um negócio que é muito lucrativo para muitos. Há obras que foram vendidas ou leiloadas por preços astronômicos. Elas valem tanto? A verdade é que elas funcionam quase como um título, especialmente em momentos em que o dinheiro perde seu poder de compra. São um negócio lucrativo.
Acredita-se que a pintura mais cara seja a célebre Mona Lisa de Leonardo Da Vinci. Seu preço estimado equivale a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) da França, ou seja, cerca de 190 bilhões de dólares. No entanto, sua venda é proibida. Isso não foi um obstáculo para que a pintura fosse roubada em 1912 e foram comercializadas cinco falsificações desta joia, que em algum momento passou pela autêntica.
Entre as 25 pinturas mais valiosas de todos os tempos, cinco são de Vincent Van Gogh , quatro de Pablo Picasso e três de Jackson Pollock. Acaba sendo uma grande ironia, já que Van Gogh vendeu apenas quatro pinturas em sua vida, das mais de 2.000 que produziu. Na verdade, se não fosse pela ajuda de seu irmão Theo, talvez nunca tivesse vendido uma.
Obras com enigmas e significados ocultos
Muitos artistas têm mensagens ocultas em seus trabalhos. Uma das pessoas que mais gostava de fazer isso era Leonardo. Em sua obra mais famosa, A Mona Lisa, há pelo menos dois detalhes que só os mais observadores percebem: as iniciais do gênio estão pintadas no olho direito da modelo e o número 72 está estampado na ponte atrás da figura.
Outro detalhe interessante aparece na obra A Criação de Adão, de Michelangelo. Nele, Deus é visto se aproximando do primeiro humano de uma nuvem. Tal nuvem é nada menos e nada mais do que um cérebro. Foi um acaso, um símbolo de que o intelecto é um presente de Deus ou uma declaração de ateísmo?
O artista húngaro Tivadar Kosztka Csontváry produziu uma obra fascinante e enigmática chamada O Velho Pescador. Seu significado oculto só foi descoberto depois da morte do artista. A obra representa um velho marinheiro, marcado pela passagem do tempo. Se um espelho for colocado no meio da pintura, duas faces podem ser vistas: Deus e o diabo. Acredita-se que o pintor quis representar a dualidade da alma humana. Mais um presente maravilhoso do mundo da pintura.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cortez Chacchi, A. C. (2018). La pintura al óleo, la técnica y su evolución histórica.
- Gonçalves, M. L. C. R., & de Amorim, A. C. R. (2012). Gabinete de curiosidades: o paradoxo das maravilhas. Educação: Teoria e Prática, 22(40), 223-238.