Descubra as suas habilidades utilizando a psicologia positiva

Descubra as suas habilidades utilizando a psicologia positiva

março 16, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Descubra as suas habilidades utilizando a psicologia positiva

Napoleon Hill dizia que a força e o crescimento vêm somente através do esforço e da luta contínua”. Poderíamos encontrar muitas maneiras de crescer através do trabalho constante, se acreditarmos nesse conceito. Neste artigo vamos discutir esse tema baseado nos preceitos da psicologia positiva.

De uma forma ou de outra, para darmos o melhor de nós, é óbvio que teremos que fazer um esforço: dar o melhor é testar os nossos limites. Somos pequenos mundos com características únicas que nos definem como pessoas. No entanto, isso não significa que não podemos encontrar ferramentas comuns que nos permitam crescer, como pode ser o caso da psicologia positiva.

Neste sentido, podemos identificar diferentes fatores relevantes. Já falamos do esforço que é necessário para crescer. Nós também precisamos utilizar a aprendizagem, e para isso é essencial uma boa dose de vontade e motivação. Finalmente, também é muito importante a genética, porque não somos todos iguais; cada um recebeu uma herança biológica dos seus antepassados.

Usando a psicologia positiva para crescer

Se quisermos encontrar nossas melhores habilidades, que estão relacionadas com os principais fatores já mencionados, a psicologia positiva seria realmente útil? Como devemos usá-la para crescer?

Os psicólogos Martin Seligman e Christopher Peterson são profundos conhecedores da psicologia positiva. Ambos pesquisaram muito para responder a uma pergunta: Como podemos construir um futuro mais feliz e positivo utilizando as nossas capacidades?

psicologia-positiva

A psicologia positiva é um movimento recente dentro da ciência psicológica que visa adotar “uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas, enfatizando mais a busca pela felicidade humana do que o estudo das doenças mentais.”

Peterson e Seligman estabeleceram a psicologia positiva como uma forma de focar a atenção nos aspectos que podemos melhorar. Ou seja, nos encorajam a nos concentrarmos no que pode nos tornar mais felizes e satisfeitos. Portanto, os dois professores refletiram sobre as características e capacidades que nos permitem encontrar e desenvolver as nossas habilidades; acreditam que através dessa busca podemos alcançar uma vida mais gratificante.

Descubra o melhor em você

Como já dissemos, cada indivíduo possui características próprias que o tornam único. Logicamente também somos dotados de uma combinação única de fraquezas. Dessa forma, utilizando o equilíbrio entre ambas, reforçando o positivo e minimizando o negativo, podemos encontrar nossas melhores habilidades para sermos mais felizes, mais produtivos e realizados.

Para Seligman e Peterson, existem 24 pontos fortes essenciais; qualquer um deles nos ajuda a aumentar o sentimento de satisfação, controle, produtividade e felicidade na vida cotidiana.

Neste caso, os psicólogos consideram a motivação para a aprender, a curiosidade, a coragem, a capacidade de analisar com perspectiva e a criatividade como aspectos essenciais. Outros aspectos muito importantes seriam a perseverança, o entusiasmo e a honestidade.

Devemos também destacar a inteligência, a responsabilidade social, a amabilidade e a capacidade de trabalho em equipe. É muito bom ter também senso de justiça, humildade e liderança. Ser sábio, possuir autocontrole, capacidade de perdoar e apreciar a beleza também é muito positivo. Finalmente, cultivar e desenvolver a gratidão, a espiritualidade, o otimismo e o bom humor.

“Dê sempre o seu melhor. O que você planta agora, colherá mais tarde”.
– Og Mandino –

mulher-livre-paisagem

Domine as suas melhores habilidades

Se você quiser potencializar as suas melhores habilidades, precisa dominar seus pontos fortes. Usando a psicologia positiva, que envolve a busca da felicidade e da realização pessoal, você pode identificar aquelas virtudes que são inerentes a você.

Procure potencializar as suas virtudes ao máximo da mesma maneira que deve ir minimizando as suas fraquezas.

buscar-as-estrelas

Com motivação e esforço adequado, sem dúvida, a cada dia você dará mais um passo na direção certa. É importante não perder a direção ou o bom humor em nenhum momento. Os resultados vão chegar gradualmente, por isso é essencial não se desesperar.

“A força não vem de vencer. As suas lutas desenvolvem as suas forças. Quando você atravessa dificuldades e decide não se render, isso é força”.
– Arnold Schwarzenegger –

Tudo na nossa vida deve estar focado na busca da felicidade. Às vezes erramos e perdemos o rumo, mas a psicologia positiva pode ser uma boa ferramenta para nos transformar em pessoas melhores, mais felizes e realizadas. Por que não experimentar esta técnica? Não temos nada a perder.

Recomendados para você