5 dicas para melhorar a conexão com o parceiro

· maio 10, 2018

Como melhorar a conexão com o parceiro? O que exatamente é esta conexão? A expressão é um tanto indefinida, mas os efeitos reais da conexão ou desconexão são muito palpáveis. Quando este laço está vivo entre duas pessoas que se amam, a comunicação é mais fluída, assim como a confiança e o afeto.

Por outro lado, se a conexão com seu parceiro está falhando, o que começa a predominar é a incompreensão e a distância. Por isso é tão importante nutrir estes laços e conseguir com que se fortaleçam, para evitar que a frieza apareça.

Existem pequenas dicas que podem ajudar a melhorar conexão com o parceiro. São ações simples, mas profundas, que vale a pena incorporar na relação de maneira constante. Lembre-se: uma relação é como um jardim, se você quer vê-la florescer tem que cuidar dela.

“Nunca perdemos ao amar, sempre perdemos ao reprimir”.
– Barbara de Angelis –

Recomendações para melhorar a conexão com o parceiro

1. A gratidão 

Nada contribui tanto para alimentar a conexão com o parceiro quanto demonstrar que você é grato por sua presença em sua vida. Existem milhares de pequenas coisas que seu parceiro lhe dá no dia a dia: companhia, escuta, atenção, apoio… A lista é longa. A pergunta é: quantas vezes você agradece?

Casal apaixonado

Muitas vezes esquecemos que essa pessoa especial não tem nenhuma obrigação de estar ao nosso lado, compartilhando seu caminho conosco. Com o tempo, nos acostumamos a ver isso como algo normal e rotineiro. É um grande erro. Se mostrarmos reconhecimento e gratidão, receberemos o mesmo e fortaleceremos o vínculo.

2. Dedique tempo com exclusividade

O passar do tempo faz com que muitas coisas se tornem rotineiras. Existe um ponto no qual os momentos sozinhos passam sem querer para um segundo plano. São compartilhadas situações, planos, eventos, mas pouco a pouco estes momentos dedicados exclusivamente um para o outro começam a ficar no esquecimento.

Para manter a conexão com seu parceiro é indispensável buscar e encontrar momentos para dedicar exclusivamente a essa pessoa que você ama. Isso não deve ocorrer todo mês, e sim todos os dias. É importante dedicar tempo diariamente, mesmo que seja um momento breve, para escutar a pessoa, sem celular, sem televisão, sem distrações. Assim, você lhe transmitirá o quanto se importa e impedirá que abra espaço para a distância emocional.

3. Recupere as carícias simples e cotidianas 

A rotina é o pior inimigo de um casal. Um dos efeitos que aparecem com o tempo é o esquecimento das expressões de afeto e das carícias cotidianas. Isso é algo que deteriora a conexão com o parceiro, porque cria distâncias e tira o calor do vínculo.

Fazer carinho

É importante evitar que isso ocorra. As carícias, os abraços e os mimos cotidianos nunca devem desaparecer. Formam um dos aspectos mais valiosos de uma relação amorosa, e não devemos permitir que diminuam ou se anulem com o tempo. Peça abraços. Dê abraços. Diga o quanto o outro está bonito. Não perca a chance de expressar seu carinho.

4. Resolva os conflitos

Quando um conflito aparece, o melhor é tratar de solucioná-lo, ao invés de ignorá-lo ou deixar o tempo passar. Do contrário, o rancor ocupará um espaço, assim como os mal-entendidos e as distâncias desnecessárias.

Se você está com a pessoa que ama, se ela é importante para você e a relação é valiosa, sua única prioridade deve ser a de não permitir que o vínculo se deteriore. Assim, não tenha medo de estender as pontes de comunicação, inclusive se foi a outra pessoa que originou o conflito. O importante é falar sobre o que aconteceu, expressar os pontos de vista e tentar chegar a um acordo.

5. Foque as emoções

As emoções e os sentimentos devem ter um papel de protagonista na relação. A conexão com o parceiro depende muito da qualidade da comunicação em termos afetivos.

Casal com as mãos unidas

Por isso, o mais importante é que os dois sintam. A capacidade de compreensão deveria estar focada nas emoções e nos sentimentos, que sob a luz da razão às vezes parecem absurdos, mas sob a luz do coração fazem total sentido. O respeito precisa ter seu espaço.

Nem todo mundo consegue construir um relacionamento estável e valioso. Se você conseguiu, se ama a pessoa com quem compartilha seu dia a dia, nenhum esforço é demais para nutrir e conservar a conexão estabelecida. Esta é uma daquelas colheitas que sempre trazem doces recompensas.