Efeito Tetris: você sabe do que se trata? - A Mente é Maravilhosa

O Efeito Tetris: você sabe do que se trata?

agosto 8, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Efeito tetris

As atividades que fazemos no nosso dia a dia têm o poder de mudar o nosso pensamento. Quanto mais tempo dedicamos a algo, mais isso influencia a forma como vemos o mundo. Assim, em algumas situações, essa influência pode se tornar muito grande. Este é o caso do que se conhece como efeito Tetris.

O efeito Tetris leva o nome do conhecido jogo de computador. Nele, as pessoas têm que encaixar diferentes formações compostas por cubos de modo que não haja lacunas entre elas. É um dos videogames mais viciantes de todos os tempos; pessoas de todas as idades dedicaram centenas de horas a ele. De acordo com alguns estudos, isso pode até ter modificado suas mentes.

Neste artigo você aprenderá o que é exatamente o efeito Tetris e em que situações ele pode ocorrer. Embora não seja algo perigoso, pode nos dizer muito sobre como a mente funciona. Assim, saber mais sobre esse fenômeno mental irá ajudá-lo a entender melhor a sua influência.

O que é o efeito Tetris?

O Tetris é um dos videogames mais pesquisados pela psicologia em toda a história. A maneira como ele é projetado nos permitiu conhecer mais sobre alguns tipos de memória, sobre a atenção e sobre o processamento da informação. Sem dúvida, um de seus efeitos mais interessantes é o que produz sobre o modo como percebemos o mundo.

Vários estudos mostraram que jogar Tetris por muito tempo pode modificar nossos pensamentos, imagens mentais e sonhos. As pessoas que dedicaram muito tempo a essa atividade eram o centro de sua influência. Assim, muitos acabaram percebendo o mundo de maneira semelhante ao videogame.

Tetris

Os jogadores frequentes de Tetris surpreendiam a si mesmos imaginando como encaixar objetos diferentes no mundo real. Por exemplo, eles procuravam maneiras de organizar melhor as prateleiras dos supermercados ou tentavam visualizar como diferentes edifícios se encaixariam se pudessem ser colocados juntos. Como se isso não bastasse, às vezes eles tinham alucinações nas quais viam formas imaginárias caindo do céu.

Para outros, o efeito Tetris fazia com que vissem essas peças em sonhos ou, até mesmo, ao fechar os olhos, na forma de imagens hipnagógicas. Nenhum desses sintomas causava problemas para os afetados. No entanto, os pesquisadores se interessaram pela maneira como um simples jogo pode mudar a nossa percepção.

Por que esse efeito acontece?

Para alguns psicólogos, o efeito Tetris é apenas uma questão de hábito. Alguns jogadores podiam dedicar muitas horas a este hobby. Portanto, sua mente teria se acostumado a ver o mundo na forma de figuras que poderiam ser ajustadas. Nesse sentido, não seria nada mais que um tipo especial de memória processual.

Por outro lado, vários estudos que usaram ressonâncias magnéticas para examinar o cérebro descobriram que o Tetris tem um efeito direto na configuração desse órgão. Assim, por exemplo, um experimento conduzido em 1994 por Okagaki e Frensch mostrou que jogar 12 sessões de 30 minutos cada poderia tornar a massa cinzenta do cérebro mais densa.

Este componente do cérebro está diretamente relacionado à inteligência, flexibilidade cognitiva e outras capacidades. Portanto, chegou-se à conclusão de que jogar Tetris poderia ajudar a melhorar nossas habilidades mentais. Nesse sentido, o efeito Tetris seria algo muito positivo para as pessoas que estão sob a sua influência.

O que é o efeito tetris?

Outros casos de efeito Tetris

A modificação da maneira como pensamos e percebemos o mundo não ocorre apenas jogando este videogame. Pelo contrário, existem muitas atividades capazes de alterar a forma como processamos informação.

Assim, algumas atividades como montar um cubo de Rubik a toda velocidade (algo conhecido como speedcubing) ou usar linguagens de programação podem modificar nossa percepção visual ou a maneira como usamos a lógica, respectivamente. O mesmo acontece com a matemática: a nível avançado, ela pode mudar a forma de entender a realidade dos que a estudam.

Esse efeito pode envolver até mesmo outros sentidos. Assim, o fenômeno conhecido como “pernas marinhas” (a sensação ao chegar em terra firme depois de uma viagem de barco em que tudo balança) também seria um tipo de efeito Tetris. A verdade é que a pesquisa sobre esse assunto está apenas começando. No entanto, a descoberta desse efeito nos dá uma ideia sobre o verdadeiro potencial do nosso cérebro.

Recomendados para você