5 elementos essenciais em um relacionamento amoroso

Os elementos essenciais em um relacionamento amoroso são aqueles que permitem que você construa um vínculo forte e saudável. Conheça 5 deles!
5 elementos essenciais em um relacionamento amoroso

Última atualização: 16 Junho, 2021

Você já se perguntou quais são os elementos essenciais em um relacionamento amoroso? O que é necessário para que um relacionamento seja saudável e dê certo?

É claro que cada casal é diferente e nem todos precisam da mesma coisa. No entanto, a psicologia oferece algumas ideias gerais que podem ser aplicáveis ​​a todos os relacionamentos para que sejam saudáveis, como o respeito mútuo.

Neste artigo, apresentamos 5 elementos essenciais em um relacionamento amoroso relacionados à comunicação, à confiança, ao humor, ao respeito e, acima de tudo, ao amor. Após conhecê-los, você acrescentaria algum à lista?

Casal sorrindo

Elementos essenciais em um relacionamento amoroso

1. Contato visual

Algo aparentemente simples e rotineiro como olhar nos olhos um do outro é um dos elementos essenciais em um relacionamento amoroso. Por quê? Porque quando duas pessoas olham diretamente nos olhos uma da outra, elas se conectam em um nível mais emocional.

É como diz a frase: “Quando os olhares falam, as palavras silenciam”. Olhe nos olhos do seu parceiro e talvez você veja como, apesar de tudo, a química ainda está lá.

Michael Ellsberg, autor de The Power of Eye Contact (em português, O Poder do Contato Visual), afirma que, quando você faz contato visual com outra pessoa, você está, de certa forma, oferecendo a essa pessoa um vislumbre do seu próprio mundo emocional.

2. Rir juntos

Assim como olhar nos olhos um do outro, rir juntos conecta as pessoas, fortalece o vínculo e promove a confiança pessoal. Rir, se divertir e sentir prazer libera endorfinas e outras substâncias no cérebro. Por causa disso, queremos ter essas experiências novamente. E o que é melhor do que repetir momentos felizes com o nosso parceiro?

Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford sugere que o senso de humor é um traço atraente. O estudo descobriu que as mulheres mostram uma maior atividade do que os homens nas regiões do cérebro envolvidas na recompensa ao reagir a uma piada. Além disso, o estudo também concluiu que as mulheres evoluíram para apreciar o humor, enquanto os homens evoluíram para produzi-lo.

3. Respeitar sempre

O respeito é outro elemento essencial em um relacionamento amoroso. Respeitar envolve ouvir a opinião do outra pessoa mesmo que você não a compartilhe, não ofender, elogiar, levar o outro em consideração, aceitar seus defeitos, ser sincero. Ou seja, respeitar envolve um grande número de ações e atitudes, todas relacionadas ao fortalecimento do vínculo e aumento da confiança entre o casal.

Além disso, quando uma pessoa desrespeita a outra, é provável que o faça novamente no futuro, o que pode acabar gerando uma dinâmica muito tóxica no relacionamento.

“Para nos darmos bem, não precisamos das mesmas ideias. Precisamos do mesmo respeito”.
-Anônimo-

4. Passar tempo juntos

Passar tempo com uma pessoa é uma das maiores provas de amor que você pode oferecer a ela. Se por algum motivo você não puder passar um tempo físico com aquela pessoa, pelo menos tente encontrar tempo para ligar e conversar. Isso é fundamental em um relacionamento amoroso, pois passar tempo junto significa mais oportunidades para o casal se conhecer e criar memórias compartilhadas.

Com isso, não nos referimos tanto a passar tempo juntos fisicamente (quanto mais, melhor), mas a passar um tempo um com o outro em geral. Além disso, a convivência com o seu parceiro também permite resolver conflitos, caso eles existam.

5. Escutar o outro

Outro elemento essencial em um relacionamento é a escuta ativa. Escutar seu parceiro ativamente envolve mostrar interesse pelo que ele fala, fazer perguntas, demonstrar atenção, debater, etc.

É um ato de amor e respeito pelo outro, e todos gostamos de ser ouvidos, não é mesmo? Sempre podemos aprender algo com a outra pessoa por meio da escuta ativa. Além disso, é outra forma de melhorar a comunicação e a confiança entre os dois.

“Saber ouvir implica ter a capacidade de deixar de ouvir as próprias palavras.”
-Anônimo-

Reflexão sobre amor e relacionamentos

Reflexão final sobre o amor e os relacionamentos

Em um relacionamento saudável existe confiança, sinceridade e respeito mútuo, além de amor. Cada casal deve encontrar sua própria fórmula para desfrutar do relacionamento enquanto aprende com o outro, sem interferir em sua liberdade pessoal.

Os elementos que apresentamos neste artigo são apenas alguns exemplos entre muitos outros, como praticar a comunicação assertiva e transparente, ser honesto e buscar momentos de tranquilidade e intimidade. A lista é interminável, embora os que explicamos acima sejam, sem dúvida, alguns dos mais necessários para construir um relacionamento no qual você pode ser você mesmo.

Não esqueça que o amor é a base dos relacionamentos, e que estes devem ser construídos aos poucos e com o real interesse de ambos os membros.

“Apaixone-se por alguém que te faz sentir que o amor é lindo, e não difícil.”
-Anônimo.

Pode interessar a você...
5 características de um relacionamento de casal saudável
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
5 características de um relacionamento de casal saudável

Um ponto importante para ter um relacionamento de casal saudável é que cada um deve ser responsável pela sua própria felicidade. Saiba mais neste a...



  • Riso, W. (2019). Amar o depender. Editorial Zenith.