Esqueça o ontem, não guarde rancor - A mente e maravilhosa

Esqueça o ontem, não guarde rancor

5, março 2015 em Emoções 8 Compartilhados
rancor

Ainda que digamos a nós mesmos, todos os dias, que o rancor é um sentimento negativo, e que nos faz gastar energia sem motivo, não estamos livres de senti-lo em algum momento, focados em uma recordação que nos leva ao sentimento de gravidade, lástima e frustração de um sonho que nos foi quebrado, de um amor destruído, e tantos outros sentimentos humanos que nos fazem sentir feridos. Mesmo que não queiramos, as lembranças sobrevivem os dias; depois da dor, nada mais é igual, e eventualmente voltaremos a viver o que um dia nos causou dor.

Muito além das lembranças, pelas quais não devemos nos culpar, devemos entender que não são coisas que podemos apagar só porque queremos. Sobrevivemos aos dias de abandono, aos dias de dor, seguimos adiante, mas os deixamos em algum lugar do coração quando, em um dia cinza de outono, nos sentimos nostálgicos, quando um aroma do dia nos traz recordações felizes, que tudo parece ajudar a não esquecermos daquilo que gostaríamos de esquecer…

Não há página a ser virada que faça esquecer tudo, quando o dia ensolarado se transformou em dia cinza. Ainda que passe o tempo, podemos superar os fatos, como falei, mas sempre vamos nos lembrar deles. Não existe forma de esquecer, mas existe uma maneira de viver e superar, que é esquecer sem rancor. Quando assumimos que tudo acontece por uma razão, que deixaram de nos amar, que as coisas mudam como as pessoas também vão mudando, que a vida segue seu curso inexorável, e que o que foi um dia pode não mais ser em outro, que todos somos humanos e erramos, que as coisas nos superam e que somos substituíveis no coração ou na vida de alguém, é quando devemos assumir que perdoar é uma maneira de esquecer…

E que o dia esperado e sempre difícil de encontrar, de poder lembrar sem sentir que o coração nos leva pela dor, ou que a raiva nos faça arruinar o dia, é realmente o dia quando decidimos que devemos seguir adiante, mas não pelo pelo fato de seguir mas, sim, por saber perdoar, deixar o passado no passado, afastar-se do rancor.

Recordo-me de muitas situações em que me entristeci e aposto que você também já se sentiu igual. Um dia destruíram meu coração, no outro me traíram… os dias felizes pareciam perder a cor diante dos dias que me machucaram, mais eis o milagre diante de mim, fazendo-me pensar em quão rápido a vida passa, e que não temos tanto tempo para buscar nosso felicidade, que usar a energia para o rancor está longe de nos dar algo que sirva para a nossa missão de viver a vida… e, por isso, o melhor é perdoar. Quando conseguimos fazer isso, podemos seguir em frente…

Não é fácil, mas quando o sentimento volta, podemos pensar que a tarefa será mais simples. Que podemos esquecer o que não é uma recordação feliz do passado. Por isso, perdoar sempre para esquecer o ontem é melhor, deixe o rancor ir embora…

Imagem: Pinterest

Recomendados para você