Estudar psicologia: uma grande experiência

Se você decidir estudar psicologia, certamente precisa conhecer suas luzes e sombras. Estudar esta ciência permitirá que você viva experiências únicas.
Estudar psicologia: uma grande experiência

Última atualização: 18 Abril, 2021

Hoje, a psicologia está começando a ter o reconhecimento que merece. Suas aplicações são cada vez mais conhecidas em todas as áreas de nossas vidas. Ao mesmo tempo, cada vez mais universidades estão oferecendo o diploma e, portanto, há mais pessoas interessadas em estudar psicologia.

Embora sempre tenha sido muito popular, a carreira da Psicologia assumiu um papel de destaque na última década. No entanto, como ocorre em qualquer graduação, o curso de psicologia tem suas luzes e suas sombras. Vamos falar sobre isso a seguir.

O mito do crescimento pessoal

Muitas pessoas pensam que estudar psicologia equivale a um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal típico da cultura tibetana. Este é apenas um dos muitos mitos que a cercam.

Apesar do misticismo que cerca esta graduação, ainda é uma graduação, em que existem professores melhores e piores e disciplinas muito diversas. Psicologia fisiológica, métodos de pesquisa em psicologia, psicometria… todas muito diferentes e muito necessárias para a compreensão global do comportamento humano.

O mito do crescimento pessoal

A crença de que esse curso promove o pensamento, a reflexão, a crítica ou o diálogo também é comum. Se você se sente atraído por essas quatro entidades, talvez sua carreira seja Filosofia, e não Psicologia.

Há algumas décadas, a licenciatura em psicologia se enquadrava no curso de Filosofia e Letras, como especialização. Nesse contexto, talvez houvesse uma promoção dessas entidades. Hoje, a Psicologia pertence às ciências da saúde e as suas disciplinas e conteúdos não são os mesmos de antes.

Isso não significa que quem faz esse curso não crescerá pessoalmente, mas o crescimento pessoal certamente tem a ver com escolher a carreira que você gosta e que te faz feliz, mais do que com a carreira em si.

“Sou aluno de psicologia; vou comprar o jaleco branco"

Outra expectativa comum é a do “jaleco branco". Talvez essa expectativa surja quando você começa a estudar a disciplina e faz mais disciplinas clínicas. É muito comum acreditar que logo após o término do curso teremos o nosso próprio consultório ou clínica e trataremos muitos pacientes no dia a dia.

Embora a psicologia tenha muitas oportunidades de carreira, a psicologia clínica (ou de saúde geral) é a área preferida dos alunos. Essa expectativa é, talvez, a que mais se afasta da realidade.

Se você quiser ter seu próprio consultório, terá que fazer um investimento financeiro considerável em termos de aluguel, trabalho autônomo, etc.

Experiências únicas na terapia

Experiências únicas ao estudar psicologia

Apesar de algumas expectativas não corresponderem à realidade, vale a pena estudar psicologia. A psicologia se encarrega de estudar o comportamento humano, e este objeto de estudo é muito amplo. Tanto que teremos a oportunidade de descobrir diversas áreas do conhecimento. Esta é uma experiência bastante aberta, embora o fato de haver tantos campos de estudo dentro desta graduação possa dificultar a escolha de um deles.

Por outro lado, no que diz respeito aos alunos, predominam os perfis de pessoas com uma certa sensibilidade e compromisso com os problemas das pessoas. Mas além dos perfis, existe muita diversidade, muitas motivações distintas por parte dos alunos, o que enriquece muito a experiência de estudar Psicologia.

Talvez, embora no meio acadêmico a psicologia não seja uma carreira que incentive especialmente o debate ou a reflexão, nas áreas extra-acadêmicas é possível refletir e debater sobre a própria disciplina, como deveriam ser suas aplicações, etc.

Por fim, estudar psicologia nos permite descobrir fatos que estavam diante de nós, mas que não conhecíamos. Permite aplicar os conhecimentos adquiridos de imediato. Mas, acima de tudo, estudar Psicologia possibilita às pessoas melhorar a qualidade de vida e aumentar a felicidade dos demais, o que a torna uma das mais belas carreiras que existem.

Pode interessar a você...
Os 5 filósofos mais influentes na psicologia
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Os 5 filósofos mais influentes na psicologia

Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos filósofos mais influentes que tiveram um impacto significativo no campo da psicologia. Confira!