Meu ex me bloqueou nas redes sociais: o que fazer?
Descobrir que seu ex bloqueou você nas redes sociais ainda estando de luto pelo rompimento é chocante. Você gostaria de racionalizar a situação, aceitar o que aconteceu e poder seguir em frente. Mas você não consegue. Sua mente ainda precisa ver as fotos dele no Instagram e saber o que está acontecendo na vida dele. Além do mais, se há algo que você quer saber, é por que a pessoa tomou essa decisão.
É evidente que quando se termina um relacionamento é necessário realizar uma série de processos emocionais que facilitem o fechamento dessa fase de forma saudável. Porém, algo que vemos cada vez mais na terapia psicológica é que o universo digital é prejudicial quando se trata de enfrentar a dissolução de um vínculo afetivo-sexual. Abaixo, explicamos o motivo e como agir.
Meu ex me bloqueou nas redes sociais: como agir
As redes sociais às vezes medeiam paixões verdadeiras e a fase de flertar e apaixonar-se. Porém, em caso de rompimento, tornam-se armas capazes de causar grande sofrimento. Porque, quando o amor se rompe, as fotos do Facebook ou do Google lembram momentos felizes que tornam maiores as feridas não curadas.
As redes sociais convidam ao monitoramento e à vigilância, o que torna muito difícil encerrar o luto. Além do mais, não apenas estimula a memória ansiosa ou o apego, mas também aumenta emoções como a angústia ou mesmo a raiva. Contudo, há outra experiência muito particular.
Muitas pessoas passam por um grande sofrimento emocional ao ver que o ex as bloqueou. Se for esse o seu caso, explicamos como agir.
Entenda por que aquela pessoa bloqueou seu contato no mundo digital dela
Quando alguém termina um relacionamento, é comum eliminar o ex-companheiro de seus contatos e redes sociais. O bloqueio torna mais fácil o distanciamento emocional de uma pessoa, pois não reforça a memória e a interação. Portanto, se o seu parceiro realizou essa ação, pode ter sido feita para facilitar o luto e poder encerrar essa fase.
Além desse fator, há outra variável que você deve considerar. É provável que seu ex tenha removido você do perfil dele para evitar que você fique de olho na vida dele. A vigilância digital é muito prevalente após a separação.
Isso, como você sabe, aumenta sua própria angústia. Seu parceiro anterior realizou um ato racional a fim de evitar perseguir você e impedir que você também o faça. É um exercício de saúde mental.
Aprenda a lidar com sentimentos de rejeição
Se você está se perguntando o que fazer quando for bloqueado nas redes sociais, o primeiro passo é lidar com seus sentimentos de rejeição. Entenda, primeiro, que o que você vivencia é normal. Descobrir depois de um rompimento que seu ex bloqueou você dessas esferas de sua vida gera dor porque é mais uma mensagem indireta de que o relacionamento acabou.
Para processar essa realidade interna e facilitar o seu processo de luto, confira algumas dicas que podem ajudar. Tome nota da seguinte série de estratégias básicas para refletir:
- Não procure culpados: evite guardar rancor do seu parceiro por bloquear você nas redes sociais dele. É uma resposta recomendada após uma separação. Não se culpe por nada também. A melhor maneira de lidar com o luto é neutralizando os ressentimentos.
- Aceite a situação: seus sentimentos de rejeição diminuirão o nível de dor quando você aceitar a realidade. O relacionamento acabou, a comunicação não tem mais lugar e todos devem reconstruir sua vida. Isso envolve também rompimento de vínculos e contato nas redes sociais.
- Entenda o que está acontecendo com você: do ponto de vista neurológico, o cérebro processa as experiências de rejeição da mesma forma que uma queimadura ou um golpe físico. É o que relatam em estudo publicado pela revista PNAS. Portanto, o sofrimento que você sente é compreensível e normal.
- Deixe espaço para suas emoções: não reprima a tristeza, o desgosto, a saudade ou mesmo a raiva. Tudo o que o seu corpo, mente e coração vivencia é aceitável e você deve abrir espaço para essas emoções. Não hesite em desabafar, em chorar se precisar, em anotar seus sentimentos, em conversar com alguém que vai escutar você.
Tenha em mente que quando a vida nos obriga a lamentar uma ruptura emocional, as redes sociais tornam-se grandes inimigas. Um estudo publicado na revista Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking sugere que elas são facilitadoras da vigilância on-line após o rompimento. E como já dissemos, isso dificulta o processo de luto..
Mude seu foco mental através da ativação comportamental
“Se meu ex me bloqueou, costumo procurar outras estratégias para ver suas redes sociais.” Você pode sentir identificação com esse raciocínio. Tanto é que há muitas pessoas que conseguem continuar monitorando seus ex-parceiros no Instagram, TikTok ou Facebook. Se for esse o seu caso, esta recomendação será útil.
É necessário que você quebre o desejo impulsivo e obsessivo de monitorar ou querer entrar em contato com seu ex. Para tanto, é útil uma abordagem terapêutica aplicada a pacientes com depressão. O objetivo da ativação comportamental é expô-lo à realização de atividades prazerosas, para promover em você mudanças comportamentais e psicológicas positivas.
Trata-se, portanto, de ativá-lo, incentivá-lo a buscar novas práticas, outros interesses e hobbies. Não hesite em se inscrever em cursos interessantes, viajar, iniciar um esporte ou atividade artística, bem como conhecer pessoas novas.
Melhore sua autoimagem para fortalecer sua autoestima
Se o seu ex bloqueou você nas redes sociais, é provável que sua autoestima fique um pouco enfraquecida. O fato de isso acontecer também é normal. Afinal, a dissolução da relação constitui um risco para o bem-estar.
Embora seja verdade que cada pessoa lida com essas experiências de uma maneira diferente, é comum sentir-se mais abatido e com uma autoimagem um tanto fragmentada. Descobrir repentinamente que essa figura apagou você de sua vida digital é vivenciado como um pequeno ataque ao amor-próprio. Caso você precise curar, reparar e reconstruir esses ativos psicológicos, observe alguns pontos importantes:
- Autoconsciência: lembre-se e conecte-se com os pontos fortes e valores que o definem e que você pode ter esquecido durante o processo de separação. Revise suas conquistas e seus sucessos.
- Autocompaixão: é hora de cuidar da sua linguagem interna e falar consigo mesmo com amor, empatia e respeito. Você merece se tratar com compaixão, entender que aquele relacionamento acabou e que, para ser feliz, não é necessário ter seu parceiro nas redes sociais.
- Autocuidado: essa dimensão não está relacionada a tomar um banho relaxante ou relaxar no final de semana. Significa mais envolver-se em novas tarefas que o façam feliz, que reforcem a sua autoeficácia e autoestima. Não hesite em iniciar outros hábitos de vida que lhe proporcionem bem-estar.
- Novos objetivos: sua autoimagem melhorará quando você desviar sua atenção de dimensões que não fazem mais sentido ou não são saudáveis para você. Você deve deixar para trás o que lhe causa sofrimento e colocar no horizonte objetivos de vida novos, mais positivos, emocionantes e motivadores.
Se você foi bloqueado, conecte-se com uma nova vida
Todos nós, em algum momento da nossa existência, seremos excluídos de uma conta do Instagram, WhatsApp, TikTok ou Twitter. É verdade que descobrir que seu ex bloqueou você nas redes sociais torna mais viva a ferida do rompimento. Porém, hoje em dia, ser bloqueado na esfera digital é quase um processo normativo no final de um relacionamento.
Se você está passando pelo luto e por essa mesma realidade, aceite a situação e conecte-se com outros propósitos de vida. Conheça novas pessoas, procure hobbies estimulantes que lhe permitam focar sua mente em espaços que não doem e que sejam mais esperançosos. O fim de um relacionamento é uma ferida que cicatriza com o tempo, mas, sobretudo, com estratégias de enfrentamento adequadas.
Se em algum momento você sentir que não está avançando e que o sofrimento está alterando seu estilo de vida, não hesite em procurar ajuda especializada. Existem terapias bastante eficazes e baseadas na ciência que lhe permitirão recuperar a plenitude e o bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Coach Adrian. [@LoveAdviceTVCommunity] (2018, 4 de agosto). What To Do When Your Ex Blocks You Online. YouTube. ttps://www.youtube.com/watch?v=yyP8JHlDQ-E
- Cross, E. J., Overall, N. C., Jayamaha, S. D. y Sibley, C. G. (2021). ¿La baja autoestima predice un menor bienestar después de la disolución de la relación? Revista de Relaciones Sociales y Personales , 38 (7), 2184-2204. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/02654075211005843
- Fox, J., & Tokunaga, R. S. (2015). Romantic partner monitoring after breakups: Attachment, dependence, distress, and post-dissolution online surveillance via social networking sites. Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, 18(9), 491-498. https://www.researchgate.net/publication/281113727_Romantic_Partner_Monitoring_After_Breakups_Attachment_Dependence_Distress_and_Post-Dissolution_Online_Surveillance_via_Social_Networking_Sites
- Kross, E., Berman, M. G., Mischel, W., Smith, E. E., & Wager, T. D. (2011). Social rejection shares somatosensory representations with physical pain. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 108(15), 6270-6275. https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1102693108
- Lukacs, V., & Quan-Haase, A. (2015). Romantic breakups on Facebook: new scales for studying post-breakup behaviors, digital distress, and surveillance. Information, Communication and Society, 18(5), 492-508. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1369118X.2015.1008540
- Martínez, F. [@FrayMartinez]. (14 de agosto de 2023). Mi ex pareja me bloqueo de redes sociales. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=tWC0XmR1ASo
- Ruiz Zafón, C. (2008). El juego del ángel. Editorial Planeta.