O exercício da uva passa para relaxar em pouco tempo
Muito se fala sobre os benefícios da meditação, mas muitos pensam que se trata de algo muito complexo ou difícil de colocar em prática. O exercício da uva passa é uma prova de que isso não é verdade. Trata-se de uma atividade simples, que não toma muito tempo e ajuda a relaxar em poucos minutos.
O exercício da uva passa é uma técnica de treinamento para desenvolver a concentração e a atenção plena, mas também para praticar a respiração. Em todas as formas de meditação, a ação de respirar é fundamental, pois as outras ações dependem dela.
“Quando você está presente, pode permitir que a mente seja como é sem se envolver com ela.”
-Ekhart Tolle-
É importante saber que o exercício da uva passa é especialmente recomendado para pessoas que não têm muita experiência com a meditação, pois ajuda na familiarização com esse tipo de prática. É recomendável realizá-la quando você estiver sentindo muita angústia ou tiver passado por uma experiência difícil.
Primeiro, a respiração
Controlar a respiração é básico em qualquer exercício de relaxamento. Ao respirar corretamente, você oxigena todo o seu organismo, em particular o seu cérebro, e isso constitui a base para que seu corpo e sua mente comecem a funcionar em um ritmo mais tranquilo.
O comum é respirarmos rapidamente e de forma superficial. Embora você não perceba, isso se deve ao fato de que você está prestando atenção em muitas coisas ao mesmo tempo e não está realmente em conexão com o seu corpo. Se você conseguir parar por um momento e respirar profundamente, é como se a mente e as emoções fixassem uma âncora que lhe proporciona estabilidade.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a respiração deve ser realizada pelo nariz e com a boca bem fechada. Uma respiração correta é nasal, e nunca com os lábios entreabertos. Ao mesmo tempo, ao inspirar e expirar profundamente, sua barriga deve se movimentar e apresentar algumas mudanças.
O ideal é começar simplesmente focando a sua atenção na forma como você respira. Não tente controlar ou mudar a respiração. Esse desejo de querer controlar tudo ou fazer tudo corretamente é um obstáculo. De forma natural e espontânea, cuidar da sua respiração fará com que ela fique um pouco mais lenta.
O exercício da uva passa
O exercício da uva passa é muito simples. Para realizá-lo, em princípio, você só vai precisar de três uvas passas. Você deve ir para um lugar tranquilo, onde consiga ficar sozinho sem ser interrompido. Em seguida, simplesmente pegue uma das uvas passas e coma da forma como quiser.
A segunda parte do exercício consiste em se concentrar na sua respiração e, em seguida, pegar a segunda uva passa. Dessa vez, não a coma mecanicamente. Assim que você colocar a uva passa na boca, tente prestar atenção na textura, no sabor e nas diferentes propriedades.
Faça isso durante o tempo que precisar e mastigue lentamente, tentando perceber como o fruto passa na sua boca, língua, dentes, paladar, garganta… Tente senti-lo enquanto for possível.
Por fim, você deve pegar a terceira uva passa. Antes de colocá-la na boca, observe-a atentamente. Sinta-a lentamente na mão para perceber sua textura. Cheire-a com os olhos fechados para sentir seu aroma. Se você achar adequado, corte-a. Em seguida, coloque-a na boca, sem seguir nenhuma orientação em particular. Faça da maneira como quiser. E acabou.
O significado do exercício
A meditação busca atenuar e colocar um freio nas ideias e emoções que estão na mente. No entanto, isso não é fácil, pois vivemos constantemente invadidos por elas. De fato, rejeitamos inicialmente a possibilidade de esvaziar a mente.
O exercício da uva passa é um treinamento para, pouco a pouco, conquistar o objetivo de erradicar essas ideias e essas emoções que estão invadindo a mente. Ao fixar a atenção em apenas um ponto e levar esse ato contemplativo à sua máxima expressão, limpamos nossa mente e isso proporciona uma sensação de tranquilidade e renovação.
Se você estiver muito alterado, esse exercício será um excelente caminho para recuperar a calma. Na verdade, ele pode ser realizado com qualquer fruto, mas a uva passa é bastante recomendada porque é pequena e tem muitas propriedades de aroma, sabor, etc. Tente fazer esse exercício e comprove por si mesmo se ele é eficaz ou não.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Kornfield, J. (2012). Meditación para principiantes. Editorial Kairós.