12 fatores psicológicos que influenciam o desempenho acadêmico
Conhecer os fatores psicológicos que influenciam o desempenho acadêmico é uma ferramenta muito valiosa. Não só permite compreender as diferenças individuais entre os alunos, como também facilita o desenvolvimento de estratégias para potenciar os processos associados a esta área: funções executivas, motivação, autoeficácia, etc.
Um trabalho publicado na Frontiers in Psychology destaca que existe toda uma série de construtos ligados à eficiência do desempenho do aluno. Embora a personalidade seja uma variável significativa, também existem áreas viáveis de treinamento. Alcançar o sucesso nesta faceta pode levá-lo longe na vida. Assim, propomos-lhe que conheça toda a informação sobre este assunto.
Às vezes, ter um alto quociente de inteligência (QI) não é suficiente para ter sucesso nos estudos.
Fatores psicológicos que influenciam o desempenho acadêmico
O que faz um aluno alcançar de forma eficaz e resolver todos os seus objetivos acadêmicos? A alta inteligência explica a capacidade de uma pessoa para realizar sua vida escolar e universitária? A resposta é não”.
Pesquisas como a realizada na Universidade da Pensilvânia indicam que existem mais características que devem acompanhar o próprio QI para que alguém seja bem-sucedido, por exemplo, a autodisciplina.
O rendimento académico é uma dimensão poliédrica onde se integram uma série de fatores que medeiam o seu desenvolvimento. Conhecê-los, treiná-los e integrá-los ao seu dia a dia tem impacto na melhoria do seu desempenho, pois com boas técnicas psicológicas você dará o melhor de si nos estudos. Descrevemos essas variáveis a seguir.
1. Autoeficácia
O psicólogo Albert Bandura cunhou o termo autoeficácia para definir a percepção de uma pessoa sobre sua capacidade de resolver uma tarefa. Portanto, poderíamos dizer que entre os fatores psicológicos que influenciam o desempenho acadêmico, saber que se tem boas habilidades e se sentir confiante nelas, ao enfrentar esse desafio, media os resultados.
Além disso, investigações como a divulgada na revista BMC Medical Education mencionam que a autoeficácia favorece tudo, desde a aprendizagem metacognitiva até a regulação emocional. Tudo isso impulsiona o desempenho na direção certa.
2. Motivação intrínseca e extrínseca
A motivação é o motor que impulsiona o ser humano, que o impulsiona a superar obstáculos e dar o seu melhor. Desta forma, todo aluno deve ser orientado para as duas facetas do comportamento motivado: a extrínseca e a intrínseca. Neste caso, a abordagem mental e emocional que deve ser aplicada é a seguinte:
- Sentir-se motivado pelo próprio progresso e pela satisfação interna de atingir metas ( motivação intrínseca).
- Experimentar o desejo de obter benefícios e reforços externos após atingir esse objetivo ( motivação extrínseca ).
3. Autodisciplina
O hábito estrela das influências psicológicas no desempenho acadêmico é a autodisciplina. Isso define a força de vontade que permite atingir metas por meio de esforço, consciência e capacidade de adiar a gratificação. Só quem é disciplinado faz uma boa gestão dos seus recursos para obter o melhor desempenho.
4. Inteligência emocional
A Universidade de Putra Malaysia viu em pesquisas como boas habilidades de inteligência emocional favorecem o desempenho acadêmico. Esta é uma ferramenta poderosa para qualquer esfera da vida. No entanto, todos os alunos se beneficiam significativamente dessa capacidade pelos seguintes motivos:
- Aumenta a atenção.
- Melhora a motivação.
- Orienta para objetivos.
- Exorta ao autoaperfeiçoamento.
- Promove a regulação do estresse.
- Regula os pensamentos ansiosos e a frustração.
5. Autocontrole
O autocontrole é a chave para reduzir sua impulsividade, focar na tarefa e atingir um objetivo. É uma habilidade que requer boa regulação emocional e, por sua vez, autodisciplina. A boa notícia é que todos podemos fazer muito melhor nessa área da seguinte maneira:
- Conheça seus distratores.
- Faça exercícios de relaxamento.
- Aprenda a gerenciar o estresse.
- Comece com mindfulness.
- Recompense-se sempre que controlar sua impulsividade.
6. Resistência à frustração
A resistência à frustração é uma área que deve ser estabelecida na infância. Graças a ela, enfrentamos melhor as falhas e entendemos que adiar as gratificações imediatas nos permite obter maiores benefícios.
Da mesma forma, todo aluno deve ser capaz de lidar com os obstáculos e momentos menos agradáveis da vida acadêmica. Resistir e enfrentá-los permitirá que você alcance o sucesso.
Disciplina, autocontrole e comportamento motivado são pilares altamente relevantes para alcançar o melhor desempenho educacional.
Fatores que prejudicam o desempenho acadêmico
Neste ponto, já conhecemos as influências psicológicas no desempenho acadêmico que o aprimoram e harmonizam. No entanto, para que você possa alcançar os melhores resultados, também é conveniente esclarecer os obstáculos que, a qualquer momento, podem deixá-lo para trás na conquista de seus objetivos. Nós os analisamos.
1. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Da Universidade Austral do Chile delimitam uma série de elementos que costumam afetar o potencial acadêmico do aluno, entre eles se destaca o TDAH. Consequentemente, é importante considerar a possível presença de um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e, para isso, devemos nos atentar aos sintomas que vamos listar:
- Impulsividade.
- Desorganização.
- Gestão de tempo ruim.
- Baixa tolerância à frustração.
- Dificuldade em concluir tarefas.
- Inconvenientes em focar a atenção.
- Problemas para fazer várias atividades ao mesmo tempo.
2. Má gestão do estresse e da ansiedade
Há muitos alunos que têm alta ansiedade de teste. Da mesma forma, o estresse, sentir-se sobrecarregado pelas demandas e ter habilidades de enfrentamento ruins reduzem o desempenho acadêmico.
3. A pressão psicológica de uma família disfuncional
Entre os fatores psicológicos que influenciam o desempenho acadêmico está o ambiente facilitador. Ter apoio e figuras que fornecem reforço positivo sempre beneficia o aluno. Por outro lado, crescer em uma família disfuncional, onde brigas e clima de desarmonia e agressividade são frequentes, prejudica o aluno.
Viver em um ambiente disfuncional pode condicionar a saúde mental e afetar o desempenho nos estudos.
4. Problemas de saúde mental
Atualmente, nossos jovens apresentam cada vez mais problemas em termos de saúde mental. Ansiedade, distúrbios alimentares ou depressão são obstáculos claros ao sucesso acadêmico. Ninguém dá o seu melhor quando a mente tem outros desafios, o sofrimento desaba tudo e a autoestima não acompanha.
5. Autoexigência excessiva
Esforçar-se pode aumentar sua motivação, capacidade de realização e desempenho acadêmico. Mas atenção, porque quando a exigência se torna irracional e excessiva, o que fazemos é alimentar a ansiedade e a impotência. Esse foco mental leva ao sofrimento e às vezes até à procrastinação.
6. Falta de habilidades de estudo e técnicas de aprendizagem inadequadas
O desempenho acadêmico é afetado quando boas técnicas de estudo não estão disponíveis. No entanto, estamos sempre a tempo de aprendê-las. Por outro lado, bons alunos têm boas ferramentas para aprender, como as seguintes:
- Gerenciamento de tempo.
- Elaboração de esquemas.
- Memorização e compreensão.
- Habilidades de tomar notas.
- Capacidade de extrair informações importantes de uma leitura.
Colocar em prática os fatores psicológicos que influenciam o desempenho acadêmico
Os fatores psicológicos que influenciam o desempenho acadêmico descritos aqui podem ser mais desenvolvidos e fortalecidos. Não importa a sua idade, é sempre um bom momento para dar o seu melhor e ter sucesso nos estudos.
Lembre-se que o cérebro é dotado de uma plasticidade maravilhosa e que basta transformar uma tarefa em hábito para favorecer seu desempenho. Comece hoje!
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