10 frases de Serrat para um mundo em crise
Joan Manuel Serrat é um cantor, poeta, músico e compositor espanhol, um dos mais destacados exemplos da música moderna espanhola e catalã. As suas frases são a melhor maneira de demonstrar que ele é um artista completo e único. Este catalão conseguiu cantar a poesia dos outros autores e criar a sua própria, com a mesma fluidez. Ninguém fica indiferente depois de ouvir as frases de Serrat.
Joan Manuel Serrat é filho da classe trabalhadora e de um pai anarquista. É por isso que ele se acostumou desde cedo a olhar a vida a partir de uma perspectiva crítica. Ele também aprendeu a ver e enfrentar a vida de frente, sem subterfúgios.
Serrat já recebeu todos os tipos de homenagem: desde nove doutorados Honoris Causa, até o aplauso dos seus fãs nos cinco continentes. Ele tem uma personalidade marcante, uma grande imaginação e é ouvido por diferentes gerações. Em homenagem à sua poesia, selecionamos algumas das suas frases mais memoráveis.
“O grande inimigo da nossa sociedade é o medo, o medo de perder inclusive o que não temos, de perder coisas que ainda não temos, aquelas que estão minimamente intuídas, mas que não estão consolidadas”.
– Joan Manuel Serrat –
Frases de Serrat para refletirmos sobre a vida
Muitas das frases de Serrat visam recuperar o verdadeiro significado da vida. Por exemplo: “Tudo já está pronto, a água, o sol e o barro, mas se você não agir, não haverá milagre”. É um convite para criar, para transformar essa potencialidade.
Em relação ao significado da vida, Serrat diz: “Sem utopia, a vida seria um ensaio para a morte”. Nesse caso, a utopia é o valor que encoraja a pessoa a agir, para fazer a diferença. Como é construída uma utopia? Outra das frases de Serrat nos diz: “Eu sei o que estou procurando, porque sei o que sinto”.
Os relacionamentos
Há muitas frases de Serrat dedicadas ao amor; são as mais conhecidas. No entanto, preferimos mostrar aquelas que falam sobre os relacionamentos em um sentido mais genérico. Como esta: “Não existe um manual de instruções: o mundo dos sentimentos e dos relacionamentos está cheio de imprevistos”.
Nesta outra frase, ele fala sobre um assunto que parece ter desaparecido: o compromisso. Ele diz: “Eu ainda acredito no compromisso. Eu acreditei nele durante toda a minha vida. E não renuncio a essa ideia de que o homem é o dono do seu futuro”. É muito interessante como ele relaciona os conceitos de destino e compromisso. O segundo determina o primeiro.
Esta é uma das frases de Serrat que deve ser sempre lembrada. Fala sobre o que é o verdadeiro senso de humor e como ele está presente nos relacionamentos. “Há pessoas que acreditam que porque elas riem quando um coxo cai, têm senso de humor. Você deve rir quando é você quem cai. Você se divertirá muito mais”.
Defensor da vida
Esta é uma das mais lindas frases de Serrat: “Prefiro o amor ao poder, tocar a pisar, ganhar a perder, beijar a lutar, dançar a desfilar e apreciar a avaliar. Eu prefiro voar a correr, fazer a pensar, amar a querer, tomar a pedir. Antes de mais nada, sou um defensor da vida”.
É muito bonito como ele associa a vida com a sensibilidade. Sentir é viver. O verdadeiro sentido da existência é medido pela paixão, pela emoção, pelo sentimento. Quanto mais profundos forem, mais intensas serão as suas próprias vidas.
O igual e o diferente
Esta é uma frase que serve de reflexão contra todas as formas de intolerância. Ele afirma: “O igual me reconforta, o diferente me estimula”. É tão verdadeiro… O cotidiano e o usual é algo que nos proporciona segurança, estabilidade. Essa sensação de estar “em casa”. O que é diferente, no entanto, nos leva a refletir: a mudar e focar a nossa atenção.
Ainda falando sobre o igual e o diferente, Serrat diz: “A minha impressão é de que, na vida, escrevemos uma única canção. Será sempre a mesma, a não ser que você traia a sua própria história”. Isso significa que cada um de nós constrói desde cedo os eixos que definem a sua vida. O restante são variações, sempre em torno do mesmo núcleo.
Seria fantástico…
Uma das frases de Serrat diz: “Seria fantástico se não houvesse nada urgente, não deixar escapar as oportunidades e servir a algum propósito, caminhar pleno pela vida chamando as coisas pelo seu nome, cobrar em dinheiro e se sentir bem tratado e, rir até fazer xixi nas calças”.
Como muitas das suas frases, ela nos faz valorizar a espontaneidade, o contato genuíno com o mundo e com a realidade para recuperar essa criança que todos nós carregamos dentro. Essa faceta despreocupada e generosa que nos habita e que é limitada pela pressa, pelas conveniências, pelo dinheiro e tudo o que nos leva a fazer cálculos.
Existem muitas outras frases de Serrat que também são maravilhosas. Ouvindo suas músicas ou lendo as suas poesias, as pessoas sentem que tudo o que ele escreve emociona. Essa forma tão particular de descrever a realidade tem apaixonado muitas gerações. Ele é, sem dúvida, um dos grandes trovadores do nosso tempo.