7 frases de Steven Spielberg

Através das melhores frases de Steven Spielberg podemos conhecer um cineasta que ama a paz, defende a felicidade na infância e é apaixonado pelo cinema, da direção à sala de projeção.
7 frases de Steven Spielberg

Última atualização: 05 março, 2022

Popularmente conhecido como o Rei Midas de Hollywood, ler as frases de Steven Spielberg é conhecer uma pessoa que respira filmes. Ele adora fazê-los, e declara seu amor pela sétima arte sempre que pode.

Spielberg também se considera um pacifista declarado e um amante das crianças, talvez por causa da infância difícil que viveu. Talvez por isso filmes tão interessantes surgiram de sua mente, como ET, o extraterrestre, a saga de Indiana Jones ou sua versão particular de Peter Pan que podemos desfrutar no único Hook – a volta do Capitão Gancho.

Frases de Steven Spielberg

Comecemos a ler as frases de Steven Spielberg, um dos cineastas de maior sucesso de todos os tempos; daí vem o já citado apelido de Rei Midas, já que durante um tempo todos os seus filmes fizeram muito sucesso.

Estrela de Steven Spielberg em Hollywood.

Filmes no cinema

“Cada vez que vejo um filme no cinema é mágico, não importa qual seja o enredo”.

Como o menino fã de cinema que Spielberg sempre foi, voltar às salas para ver qualquer filme, independente de sua qualidade ou história, é para o diretor uma experiência única, mágica e especial.

É conveniente não perder esse amor pelas salas de cinema, lembrando das visitas na infância, quando os nossos pais nos levavam para ver um filme. Uma memória que Spielberg sempre defendeu também para o presente.

Guerra e heróis

“Não acho que nenhuma pessoa em qualquer guerra no mundo se veja como um herói”.

Curiosamente, a pessoa que “começou” a mostrar a guerra em filmes como Cavalo de guerra ou O Resgate do Soldado Ryan é um pacifista declarado. De fato, poderíamos dizer que a sua missão nestes filmes é principalmente demonstrar o absurdo desta forma de resolver problemas.

Spielberg sempre foi contra as guerras em que seu país, os Estados Unidos, participa. É por isso que ele defende a paz, deixando claro que em um conflito de guerra não existem heróis, apenas vítimas.

A mudança nas pessoas

“Todos nós somos uma pessoa diferente a cada ano. Eu não acho que continuamos a ser a mesma pessoa por toda a vida”.

Há pensadores que acreditam que quem nunca muda é um tolo. Spielberg, longe de ser categórico, acredita que a vida é mudança e movimento, e isso implica que as pessoas evoluem.

As mudanças que ocorrem em um indivíduo podem não ser identificáveis a cada ano, embora Spielberg acredite que somos diferentes a cada ano. No entanto, parece totalmente real que essas mudanças estão ocorrendo à medida em que evoluímos, vivemos novas experiências e envelhecemos.

Momentos

“Tempos desesperados pedem medidas desesperadas”.

Spielberg também é um dos que considera que, quando chegamos a momentos desesperadores, as medidas devem estar de acordo com eles, sendo também desesperadas.

O diretor norte-americano não é o primeiro a usar uma frase semelhante para explicar certas medidas impopulares que devem ser tomadas nos momentos difíceis.

O futuro

“Temos muito tempo pela frente para criar sonhos que nem imaginamos sonhar”.

É popularmente dito que a vida dá muitas voltas. Talvez Spielberg esteja se referindo a algo semelhante com esta frase. Ou seja, é muito tempo para continuar pensando, desenvolvendo a criatividade e, em última instância, dando forma àqueles sonhos que talvez não tenhamos hoje, mas talvez amanhã iremos imaginar.

Podemos relacionar essa frase com a criatividade e a paciência. Se imaginarmos, como diz Spielberg, poderemos ampliar nossas possibilidades de criar, aprender e melhorar a cada dia.

Mulher imaginando em sua mente.

Liderança

“As pessoas precisam olhar além da televisão ou da imprensa. E ponderar se um líder fala com o coração e luta pelas próprias crenças ou se limita a transmitir as ideias dos outros”.

O que faz uma pessoa se tornar um líder? Segundo Spielberg, é importante saber se alguém fala com o coração, com sinceridade, e se defende ideias nas quais realmente acredita, e não porque elas foram impostas pelos outros.

Consideramos que Spielberg está ciente de que nem sempre é fácil identificar discursos sinceros, muito menos quando somos bombardeados em todos os momentos com essas palavras, em vários meios de comunicação.

O humor

“O humor é importante na política, como em todos os aspectos da vida”.

Se assistirmos a um filme de Steven Spielberg, descobriremos que o humor é muito comum em suas obras, mesmo nos filmes considerados mais dramáticos. Spielberg também é um defensor ferrenho do humor em todas as esferas da vida. Nessa frase ele começa a se referindo à política, mas depois a aplica a qualquer aspecto, o que, obviamente, inclui o cinema.

Depois dessas 7 frases de Steven Spielberg, encerramos este artigo após a leitura das frases de um dos melhores diretores de cinema da história. O famoso Rei Midas de Hollywood falou.

Pode interessar a você...
7 filmes para assistir em família
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
7 filmes para assistir em família

Neste artigo apresentamos uma lista com sugestões de filmes para assistir em família. Descubra!



  • Sánchez-Escalonilla, A. (2004). Steven Spielberg: entre Ulises y Peter Pan. Madrid: Inversiones Editoriales Dossat-2000.