07 frases inspiradoras de Oscar Wilde

· outubro 7, 2016

Oscar Wilde se caracterizava por ter um senso de humor sarcástico. Ele estava convencido de que as pessoas não ouvem o que as outras dizem, e para justificar a sua crença contava uma história de como se desculpou com a anfitriã por chegar tarde em uma festa. Ele lhe disse que “teve que enterrar a sua tia que havia acabado de matar”. A anfitriã respondeu: “Não se preocupe, o importante é que você veio”.

Ele era filho de uma escritora e de um cirurgião, e se tornou conhecido por suas peças de teatro, entre as quais “A Importância de se Chamar Ernesto”. Escreveu um único romance, “O Retrato de Dorian Gray”, e se destacou pelas frases que escrevia e que mostravam a sua forma de pensar. Veremos a seguir algumas dessas frases.

Viva a vida plenamente

“Eu escrevi quando não conhecia nada da vida. Agora eu entendo o seu significado e não preciso mais escrever. A vida não pode ser escrita, só pode ser vivida.”

É claro que na época em que Oscar Wilde viveu existiam muitas distrações, mas atualmente há muito mais. É muito comum vermos as pessoas caminhando distraídas com o seu celular sem prestar atenção à sua volta. Não são capazes de levantar os olhos da tela e observar a vida.

A vida não pode ser escrita ou visualizada através da tela de um computador ou celular. A vida é o que tocamos, o que cheiramos e o que sentimos ao observarmos o mundo real.

A importância de saber errar

“Experiência é o nome que damos aos nossos erros.”

Nós erramos muito ao longo da vida e são justamente esses erros que nos ensinam o que precisamos aprender. Essas lições que a vida nos dá são chamadas de experiência.

erros-novas-alterantivas

A força das pessoas reside no fato de aprender com cada experiência, seja ela positiva ou negativa, e levantar-se com otimismo a cada golpe que a vida nos dá, negando aquela máxima de que o passado é o melhor preditor das coisas que estão por vir.

As regras da escrita segundo Oscar Wilde

“Existem apenas duas regras para a escrita: ter algo a dizer e dizê-lo.”

Oscar Wilde escreveu muitas peças de teatro, histórias, poemas, e constatou que o mais importante é ter algo a dizer e simplesmente escrever sobre isso. Muitos escritores têm formulado muitas regras para a escrita, e as pessoas as seguem ou inventam novas regras.

Na verdade, para escrever ou caminhar pela vida apenas duas coisas são importantes: ter uma ideia e colocá-la em prática. Podemos ler as regras, segui-las, aplicá-las, mas o importante é ter criatividade, gerar novas ideias e implementar cada uma delas. Sonhar é muito bom, mas é essencial ter a coragem de realizar os sonhos.

Ame a pessoa mais importante da sua vida

“Amar a si mesmo é um caso de amor que vai durar a vida inteira.”

A autoestima e o amor por si mesmo é a base de um estilo de vida saudável. A verdade é que o que as outras pessoas dizem sobre nós nos afeta muito, mas nós também dizemos muitas coisas negativas para nós mesmos. É importante colocar um limite e refletir sobre todas as coisas boas e belas que temos na vida.

autoestima

Pare por um momento e reflita sobre o que você diz a si mesmo todos os dias. Mude o “eu não posso” por “eu vou fazer isso”. A vontade é o primeiro passo para fazermos tudo o que desejamos. Não permita que a sua mente lhe diga coisas negativas ou coloque barreiras na sua vida.

Comemore o sucesso dos seus amigos

“Qualquer um pode se comover com os sofrimentos de um amigo, mas comemorar os seus sucessos exige uma natureza delicada.”

Vivemos em uma sociedade onde reina a inveja pelo sucesso do outro. Muitas pessoas agem e dizem falsamente que estão felizes porque o outro está bem, mas na realidade não são capazes de aceitar o sucesso e ficar feliz pelo amigo; a inveja as corrói internamente.

Oscar Wilde foi uma personalidade na sua época, nasceu em uma família rica e viveu uma vida confortável. No entanto, em um determinado momento da vida, cometeu um erro e ficou preso por dois anos. Quando saiu da prisão, se mudou para Paris, trocou o nome e morreu aos quarenta e seis anos na mais absoluta miséria.

Aprenda a se alegrar com o sucesso dos seus amigos. A sensibilidade que essa honestidade requer é necessária para termos relacionamentos saudáveis e duradouros. Procure conviver com pessoas que se alegrem com o seu sucesso e que comemorem com você sinceramente.

Aja agora

“Quando descobrimos as leis que regem a vida, percebemos que o homem de ação se ilude mais do que um sonhador.”

Passamos muito tempo sonhando com o que queremos fazer e absorvidos pelas tarefas diárias. Dessa forma, perdemos a ilusão porque vemos os nossos sonhos cada vez mais distantes e não fazemos nada para sair da nossa zona de conforto e assumir riscos.

Oscar Wilde era um sonhador, mas não basta ser um sonhador. É preciso colocar “mãos à obra”. Procure o que o apaixona e torne isto parte da sua vida. Vivemos só uma vez e por um tempo determinado; desfrute o possível de cada minuto da sua vida.

Siga o seu coração e faça loucuras

“O mundo foi feito pelos loucos para que os sábios nele pudessem viver.”

Nesta vida você precisa fazer loucuras, seguir o seu coração e a intuição. O seu coração sabe o que você quer, mas a sua mente nega. Ouça os seus apelos e lembre-se de que muitas pessoas importantes na história da humanidade foram chamadas de loucas na sua época.

mulher-coracao-de-flor

Se você quer fazer uma viagem, faça; se quer beijar alguém que o atrai, beije; se não gosta do seu trabalho, peça um afastamento; se quer pintar quadros, compre uma tela, pincéis, tinta, e comece a pintar. A vida é sua e ninguém vai vivê-la por você.