05 frases inspiradoras sobre o perdão

· março 29, 2016

O perdão é muito saudável. Embora a dor e a raiva causados por uma ofensa nos machuquem muito, é necessário superar e perdoar para seguir em frente. Não perdoar e guardar rancor causa estresse e deteriora os relacionamentos; não somente com a pessoa que lhe ofendeu, mas com todas as pessoas ao seu redor.

Em muitos casos são problemas simples, muitos deles decorrentes de falhas de comunicação. Outras vezes, o problema é mais grave. Em qualquer caso, independentemente do outro ter se arrependido ou não, perdoar é o melhor que você pode fazer por si mesmo.

O perdão é uma ferramenta libertadora

O perdão é uma ferramenta poderosa, mas muitas pessoas não conseguem entender como perdoar pode ser tão libertador. Perdoar lhe tira um peso e não o deixa à mercê da ira e da necessidade de vingança, liberta a sua mente e lhe permite tomar decisões ponderadas e conscientes.

Chave para o coração

Perdoar lhe permite tomar o controle da situação, sem colocá-lo em uma posição de fraqueza. Pelo contrário, o coloca em uma posição de poder: o poder sobre si mesmo.

Pensamentos que vão inspirá-lo a perdoar o outro

Apesar de tudo, às vezes precisamos de um empurrão para conseguir perdoar. Recorrer ao pensamento inspirador de outras pessoas pode ser muito útil.

1- O que está feito está feito

Não fique remoendo os pensamentos sobre o que aconteceu. O que está feito está feito. Não podemos mudar o passado. Quando algo ruim acontece, só nos resta perdoar para poder seguir em frente e corrigir o que for possível.

“Não podemos desfazer os pecados, só perdoar”

-Igor Stravinsk-

2- Perdoar para ser perdoado

Não podemos acreditar que só nós temos que perdoar os outros. Não somos perfeitos, e mais cedo ou mais tarde podemos ofender alguém, fazer algo errado ou, por omissão, causar dor aos demais.

“Devemos perdoar sempre, lembrando que nós mesmos precisamos de perdão. Precisamos ser perdoados com mais frequência do que perdoamos”.

-João Paulo II-

3- Você nunca sabe o que vai acontecer

Este pensamento vai mais além. Já não é apenas uma questão de perdoar para ser perdoado, mas para facilitar as relações com os outros. Nunca sabemos quando vamos encontrá-los novamente ou quando vamos precisar deles.

“Diz-se em Hollywood que você deve sempre perdoar os seus inimigos, porque nunca sabe quando trabalhará com eles.”

-Lana Turner-

4- O amor e o perdão caminham juntos

O perdão é a bandeira do amor verdadeiro. Não importa qual seja o tipo de relacionamento, eles nunca são fáceis. E quanto mais próximo, maior a probabilidade de que exista algo a perdoar. Se não há perdão, o relacionamento está condenado ao fracasso. Se você ama, perdoa.

“Aquele que é incapaz de perdoar é incapaz de amar”.

-Martin Luther King-

Coração na areia

5- Perdoar para não sofrer as consequências dos atos dos outros

Perdoar é um ato egoísta. É você quem sofre com a dor da raiva e o desejo de vingança, com o rancor e até mesmo com o remorso. Quando perdoamos o outro, tudo isso desaparece. Por isso, quando o outro não se arrepende é ainda mais necessário perdoar.

“Nós temos que perdoar aqueles que nos fizeram mal, não porque eles merecem, mas porque sentimos tanto amor por nós mesmos que não queremos continuar pagando por essas injustiças”.

-Miguel Ruiz-

Perdoar sem esquecer não é perdoar, é deixar passar

Muitos dizem”eu perdoo, mas não esqueço”. Isso não é perdoar, mas deixar passar para melhorar a convivência com o outro. A essência do perdão é esquecer a ofensa. Se você não esquecer, mais cedo ou mais tarde os fantasmas do rancor e da desconfiança voltam a atacar.

Se você não quer que aconteça novamente, basta fazer mudanças nesse relacionamento ou em sua vida. Não guarde o ódio ou o rancor em uma prisão para usá-los quando for necessário. Eles são muito escorregadios e podem deslizar através das grades quando você menos esperar.