5 formas de gerenciar o tempo após um divórcio

janeiro 15, 2020
Você não sabe como gerenciar o seu tempo após um divórcio? As horas vazias, a falta de atividades, os planos quebrados... o que parecia cheio ficou vazio. Neste artigo, oferecemos algumas ideias para enfrentar esta situação.

Não é fácil gerenciar o tempo após um divórcio. Estar em um relacionamento durante muitos anos faz com que se instaure uma rotina envolvendo atividades e hábitos que, após esta experiência, desaparecem. Assim, os passeios ou noites de cinema ficam para trás, dando lugar a uma série de horas livres com as quais não sabemos o que fazer.

Isso pode ser muito duro, especialmente para quem tinha uma amizade com o parceiro à qual teve que renunciar, ou para quem se manteve tão centrado na outra pessoa que não teve tempo de cuidar ou manter as suas próprias amizades.

Esta é uma situação muito comum, mas que tem solução se soubermos como gerenciar o tempo após um divórcio.

Mulher pensando em seu divórcio

Conselhos para gerenciar o tempo após um divórcio

1. Cultivar a autoestima

Como bem indica o artigo Percepción de mujeres divorciadas acerca del divorcio, “é comum que a separação deixe buracos na autoestima e na identidade das pessoas envolvidas na mesma”. Por esta razão, é necessário aprender a cultivar a autoestima agora que você dispõe de tempo para se dedicar a si mesmo.

Participar de oficinas para aprender a regular e gerenciar melhor as emoções, escolher leituras que tenham a ver com amor próprio e apreciar tudo de positivo que você tem em sua vida pode ser de grande ajuda.

Você pode manter um caderninho com uma lista de razões pelas quais se sente grato. Nos momentos mais tristes, recorrer a este caderno lhe permitirá ver a situação a partir de uma nova perspectiva.

2. Planejar o tempo pessoal

Existe uma atividade fundamental que envolve anotar, no começo de toda semana, tudo aquilo que você quer fazer. Por exemplo, ir a uma feira do livro, visitar um museu da sua cidade ao qual vai chegar uma exposição sobre um pintor específico, passear em meio à natureza, ir à academia pelo menos uma hora todos os dias, etc.

Ao planejar o tempo pessoal com esse tipo de atividade, você não se sentirá tão sozinho e não terá horas mortas nas quais lamentar a situação que viveu.

Além disso, é importante passar um tempo consigo mesmo, seja dando um passeio, saindo para correr ou indo ao cinema sozinho. Um divórcio é uma excelente oportunidade para abraçar, novamente, a sua solidão.

“Somente quando você se sentir confortável estando sozinho, poderá saber se está escolhendo alguém por amor ou por necessidade”.
-Sócrates-

3. Realizar sonhos

Para gerenciar o tempo após um divórcio, você pode desenterrar aqueles velhos sonhos que ainda sobrevivem na sua gaveta de desejos. Fazer uma viagem, tirar férias, se matricular em um curso ou cumprir uma meta específica (abrir um negócio, escrever um livro, aprender a dançar, etc).

Agora, depois da separação, você tem tempo de sobra e não tem desculpas para se colocar em movimento e fazer tudo que havia ficado apenas como uma ideia que poderia ser cumprida no futuro (o que nunca acontecia).

Adotar esta atitude irá ajudá-lo a melhorar a sua autoestima e a apreciar a sua própria companhia.

4. Recuperar amizades

Recuperar aquelas amizades que foram deixadas de lado por ter mantido o foco na relação amorosa pode ser uma boa forma de “repovoar” o seu círculo de apoio social.

No entanto, é necessário ser consciente de que seus amigos e amigas podem se mostrar reticentes ou ficar contrariados caso tenham se sentido ofendidos com a sua ausência e distância nos últimos anos.

Além disso, as pessoas que faziam parte do seu círculo de amizades podem ter se mudado de cidade ou até preenchido seu tempo com outras coisas, ocupando exatamente o espaço que você deixou. Por esta razão, este é um aspecto interessante para funcionar como ponto de partida para o nosso próximo conselho.

“Muitas pessoas entrarão e sairão da sua vida, mas somente os amigos verdadeiros vão deixar a sua marca no seu coração”.
-Eleanor Roosevelt-

Amigas se divertindo juntas

5. Conhecer pessoas novas

A última estratégia que vamos apresentar para gerenciar o tempo após um divórcio tem a ver com ampliar o seu círculo social com novas pessoas. Embora seja importante se conectar com amizades antigas, pode ser que muitas sejam casadas ou tenham filhos que dificultem os encontros.

Por isso, conhecer pessoas que estão em uma situação parecida com a sua pode ser uma ótima maneira de obter uma certa compreensão que não parece estar presente no seu entorno imediato.

Fazer parte de grupos ou participar de oficinas e cursos vai aumentar a possibilidade de criar vínculos. Eles vão amortecer a sensação de vazio que sempre fica quando um elemento que ocupa um grande espaço de nossas vidas vai embora.

Ninguém poderá fazer o trabalho de reconstrução por você, mas estas novas pessoas podem oferecer uma ajuda valiosa neste trajeto.

Gerenciar o tempo após um divórcio é possível se você cultivar o seu tempo pessoal e o seu tempo social. É importante que você encontre um equilíbrio entre estas duas forças, fazendo uma distribuição de espaços satisfatória para a solidão e a companhia.

  • Alberdi, I. (1979). Historia y sociología del divorcio en España (No. 9). Cis.
  • Houle, R., Simó, C., Solsona, M., & Treviño, R. (1999). Análisis biográfico del divorcio en España. Reis, 11-35.
  • Testor, C. P., Pujol, M. D., Vidal, C. V., & Alegret, I. A. (2009). El divorcio: una aproximación psicológica. Universidad Ramon Llull2, 39-46.