Hardballing, uma nova tendência em adolescentes

Você já ouviu falar do hardballing? Se você gosta de conhecer pessoas por meio de aplicativos de namoro, mas está cansado de se decepcionar, essa informação vai te interessar.
Hardballing, uma nova tendência em adolescentes

Última atualização: 18 junho, 2022

A era das novas tecnologias mudou progressivamente a nossa forma de nos relacionarmos. No campo do amor, em poucos anos, normalizamos o fato de procurar um parceiro digitalmente. Os aplicativos de namoro estão em alta e seu uso já está difundido.

Esse fenômeno já é inquestionável e a pandemia apenas consolidou essa tendência. Hoje em dia, o primeiro passo para encontrar alguém geralmente é sentar atrás de uma tela. Antes, não havia escolha a não ser se encontrar pessoalmente, o que para a maioria significava ter coragem antes de dar o passo. Agora é possível conhecer quantas pessoas novas você tiver tempo e marcar um encontro com uma facilidade extraordinária.

As telas claramente desinibem. A sensação inicial de anonimato, de não ter que se olhar nos olhos ou experimentar uma rejeição ao vivo e direta, só acrescentou mais seguidores a essa nova forma de flertar. No entanto, o ser humano precisa de contato físico.

“Na Espanha, por exemplo, 50% dos participantes de um estudo realizado entre março e abril de 2021 afirmaram usar o Tinder diariamente. Destes, 20% até várias vezes ao dia “.

-Rosa Fernandez-

Garota assistindo um aplicativo para flertar
A sociedade se volta cada vez mais para aplicativos de namoro e redes sociais, mas não quer um parceiro digital, mas um de carne e osso | Crédito editorial: Nikita Burdenkov / Shutterstock.com

O que é hardballing?

Depois de dois anos em que basicamente toda a possibilidade de conhecer pessoas ficou reduzida ao mundo online, nasceu o hardballing, promovido pela geração Z ou zillenials (nascidos no final dos anos 90) nos EUA.

Hardballing é baseado na ideia de sermos honestos e claros sobre o que esperamos e buscamos em um relacionamento. Além disso, se propõe que essa prática seja realizada desde as primeiras datas ou mesmo antes do encontro.

Embora nem tudo seja cor-de-rosa, e é tão fácil que as pessoas apareçam em sua vida quanto que desapareçam de um dia para o outro. Definitivamente, flertar ainda é complicado. Muitos daqueles que passaram pela experiência de namorar por meio de aplicativos de namoro sabem bem disso.

Certamente tornaria a vida mais fácil e mais relaxada para muitas pessoas se elas pudessem saber mais sobre o tipo de relacionamento que a outra pessoa está procurando, mesmo antes de namorar com elas.

Aliás, uma das experiências mais desagradáveis ​​que se tornou muito comum entre os usuários é o famoso ghosting. Esta técnica consiste em terminar uma relação afetiva cortando todo o contato com a pessoa em questão, e sem dar nenhuma explicação. Assim, se evita o confronto e ter que dar explicações. Mas não é a única, o breadcrumbing também está na ordem do dia.

Em aplicativos de namoro, geralmente o intervalo de tempo desde o contato com alguém que você gosta até o encontro pessoal é muito curto. Muitas vezes até é feito de forma impulsiva, como se fosse apenas mais um produto para consumo imediato. Desapareceram os dias de flerte e sedução.

Lakshmi Rengarajan aponta algo muito interessante sobre o design de aplicativos de namoro,

“Os aplicativos de namoro são projetados em torno de como fazemos compras, não como nos conectamos.”

Talvez por isso esteja triunfando essa tendência de hardballing, que promove maior transparência e aumenta a sensação de controle do usuário, em vez de ir tão às cegas.

Casal falando de amor
Ser honesto sobre o que é esperado em um relacionamento proporciona calma e segurança.

Como você pode ser um hardballer?

Se você está procurando um parceiro, pode ser um hardballer deixando claro em seu perfil o que procura, seja algo esporádico ou mesmo se você gostaria de ter um relacionamento estável, a honestidade é o que prevalece.

Se for estranho para você ser tão direto desde o início, pense em quanto tempo e constrangimento você poderia economizar sendo consistente com sua mensagem. Afinal, nada mais é do que um mínimo esclarecimento inicial para evitar mal-entendidos.

A pessoa que não se conecta com sua mensagem ou recua não é o que você procura, então por que gastar mais tempo e se preocupar com isso.

Hardballing é um método muito útil para evitar ser decepcionado tão facilmente. No entanto, não vamos perder de vista o fato de que por mais que esclareçamos nossas intenções de antemão, elas podem mudar de um momento para outro.

No final das contas, mesmo se formos com ideias muito claras, as emoções que uma pessoa provoca em nós é algo que não podemos controlar. Portanto, além da honestidade, você sempre deve ter em mente um pouco de flexibilidade quando se trata de flertar.

Talvez o mais interessante de todo esse movimento, é a importância da responsabilidade emocional na hora de procurar um parceiro e evitar alguns danos colaterais.

Pode interessar a você...
Como evitar a monotonia no namoro
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Como evitar a monotonia no namoro

Aprenda neste artigo como trazer um pouco de novidade para recuperar aquele toque diferente e combater a monotonia no namoro.



  • Álvarez González, F. J. (2018). El amor en los tiempos modernos.
  • Cerezo, P. (2016). La Generación Z y la información. Revista de estudios de juventud, (114), 95-109.