É possível fazer home office com crianças?

22 Maio, 2020
Muitas pessoas não têm escolha a não ser trabalhar de casa durante a pandemia, mas como conciliar o home office com o cuidado das crianças?
 

Você está no meio de uma reunião de trabalho e de repente seu filho aparece perguntando: “Pai, você me ajuda a encontrar meu brinquedo?” Você diz a ele para esperar um momento, mas ele insiste: “Não! Agora”. Essa situação pode gerar muita frustração e nervosismo. Assim, pode haver momentos em que o home office com crianças parece impossível. No entanto, existem maneiras de evitar esses contratempos e/ou gerenciar as possíveis frustrações de forma inteligente.

É normal que durante os primeiros dias você se sinta um pouco desorientado. A casa de repente se torna escritório e escola. Portanto, é conveniente saber como gerenciar essa situação excepcional para que você possa cumprir suas responsabilidades profissionais, ter tempo para ajudar seus filhos com as lições e poder cozinhar, lavar roupas, limpar, etc.

Pai trabalhando e filho brincando

Defina horários, mas seja flexível

O home office com crianças requer um plano que todos respeitem e sigam. Quando devo começar a trabalhar? Em que momento as crianças acordam?

As respostas para essas perguntas, e mais algumas, fornecerão as dicas necessárias para organizar seus dias e evitar interrupções durante o tempo em que estiver trabalhando. No entanto, estamos falando de crianças, portanto, você deve ser flexível.

 

Por outro lado, você pode definir um horário claro, mas com as crianças em casa e com um baixo nível de controle, o normal é que aconteçam imprevistos e você precise resolvê-los. Se as crianças tiverem idade suficiente, você pode combinar com elas cinco minutos a cada hora para responder às suas dúvidas.

Finalmente, mesmo que tudo esteja combinado e as crianças tenham concordado em cumprir o cronograma, o normal é que ocorra alguma interrupção imprevista. Aí estará o desafio: manter uma atitude positiva. No momento oportuno, o controle da respiração pode ser o seu grande aliado.

No home office com crianças, você não poderá ter uma jornada de trabalho de oito horas seguidas. Você terá que adaptar o tempo disponível para trabalhar com os horários dos seus filhos para evitar essas interrupções. Talvez seja conveniente que você se levante mais cedo para adiantar o trabalho. Isso terá que ser decidido levando em consideração como o nível de ativação das crianças oscila durante o dia.

“A chave não é priorizar o que está na sua agenda, mas agendar as suas prioridades”.
-Steven Covey-

Para conciliar o home office com o cuidado das crianças, é essencial conversar com elas

Este é outro ponto indispensável. Para que o home office com crianças seja possível, é necessário chegar a um acordo. O livro Guía práctica de salud mental en situaciones de desastres deixa algo muito claro: “As crianças entendem que as situações são difíceis”. Em outras palavras, elas se comportam melhor quando entendem o que está acontecendo e por que é importante que também façam a sua parte.

 

É necessário ter uma conversa aberta com elas, explicar o que está acontecendo, por que elas precisam ficar em casa, e explicar que haverá momentos do dia em que você precisará que elas realizem atividades tranquilas ou nas quais não precisem da sua ajuda.

Assim, mesmo que em algum momento excepcional elas possam reclamar, elas saberão que você está trabalhando e serão mais cuidadosas para não incomodá-lo.

Mãe conversando com o filho

Separe os espaços

Separar os espaços é uma excelente opção para que cada parte da casa seja dedicada a uma atividade específica. Por exemplo, na área em que você trabalha, não deve haver interrupções nos horários estabelecidos. Também haverá a parte da casa onde as crianças estudarão e farão as tarefas de casa.

Nesse ponto, você pode propor uma espécie de jogo no qual as crianças se sintam envolvidas. Assim, dentro de casa, elas poderão saber onde está a área de trabalho do papai ou da mamãe, a área correspondente à escola, onde devem se concentrar, e a área de brincadeiras. Como resultado, fazer home office será muito mais fácil.

“Todos os aprendizados mais importantes da vida acontecem brincando”.
-Francesco Tonuci-

 

Além de tudo o que mencionamos para você conseguir conciliar o home office com o cuidado das crianças, você não pode esquecer que a separação de espaços deve ajudá-lo a passar um tempo de qualidade com elas. Isso significa que você pode brincar com elas, conversar, ler uma história juntos… É importante que você faça isso para que elas se sintam atendidas.

O jornal La Vanguardia compartilhou o diário que um menino de 8 anos começou a escrever desde o início do confinamento por conta da COVID-19. Essa atividade permite que a criança fale sobre os seus sentimentos, suas experiências, e atribua cores a suas emoções. Sem dúvida, um trabalho enriquecedor e que pode ser interessante para você fazer com os seus filhos.

E você, como tem conseguido conciliar o home office com o cuidado das crianças até agora?

  • Beltrán, A. R. P., Bilous, A., Ramos, C. R. F., & Escobar, C. F. B. (2020). El impacto del teletrabajo y la administración de empresas. RECIMUNDO4(1), 326-335.
  • Naranjo Rincón, A. P., & Pulido Castro, A. L. (2019). Diseño de un programa de estilos de vida y entornos de trabajo saludables para teletrabajadores.
  • Pérez-Then, E. (2020). Nuevo coronavirus 2019-ncov: impacto en salud global. Ciencia y Salud4(1), 5-9.
  • Uribe, S. L., Guarín, I., Gómez, S., & Vergel, L. (2020). Prevención de los peligros y promoción de entornos saludables en el teletrabajo desde la perspectiva de la salud pública. Aibi revista de investigación, administración e ingeniería, 44-52.