Homens e mulheres podem ser apenas amigos?

13 Março, 2021
As relações de amizade entre homens e mulheres parecem ter percorrido um caminho de normalização muito importante. Apesar disso, alguns setores ainda têm uma tendência estranha de pensar que isso não é possível. Saiba mais a seguir.

Essa é uma pergunta que vem sendo feita cada vez mais no meio acadêmico e, principalmente, no mundo da psicologia. A igualdade de gênero trouxe muitas mudanças, e uma delas é a forma como nos relacionamos. Homens e mulheres agora compartilham muitos aspectos de suas vidas como iguais, mas eles podem ser apenas amigos?

A psicologia evolucionista parece ter uma resposta para o motivo pelo qual isso nem sempre funciona, mas a verdade é que cada vez mais pessoas estão escolhendo amigos que não são do mesmo sexo. Parece que estamos encontrando a resposta, como em quase tudo, na capacidade das pessoas de conhecerem a si mesmas e o seu ambiente.

Sem o desenvolvimento dessa capacidade, é possível que homens e mulheres tendam a interpretar mal os sinais, e esse é um dos maiores obstáculos para sermos apenas amigos, sem comédia romântica no meio. Na verdade, parece que essa habilidade seria a base de uma verdadeira amizade entre homens e mulheres.

Como entendemos a amizade?

Como entendemos a amizade?

Embora, basicamente, todos saibamos o que é a amizade, é importante saber também que a amizade tem nuances diferentes para homens e mulheres. Amizade é uma relação de interesses, apoio e companheirismo compartilhados. Mas homens e mulheres entendem isso de maneiras diferentes.

Os homens desenvolvem um senso de amizade uns com os outros com base nas atividades. São relacionamentos mais casuais definidos como “um ao lado do outro”. São relacionamentos pouco íntimos e transacionais. Os homens geralmente não compartilham seus sentimentos com outros homens, embora compartilhem o gosto pela camaradagem e interesses em comum e a amizade seja duradoura.

As mulheres são outro mundo. A amizade entre mulheres não é concebida como “uma ao lado da outra” mas sim como “cara a cara”. A amizade entre mulheres é baseada na intimidade, sentimentos e pensamentos compartilhados, e são relacionamentos muito mais emocionais e dependentes do contato.

O senso de humor é outro fator que nos diferencia. Enquanto os homens aprendem a zombar dos amigos para rir e isso não tem grandes consequências, as mulheres não usam o humor ofensivo entre elas por medo de que a outra pessoa se sinta magoada.

Somos muito mais compatíveis do que pensamos

Na verdade, visto desta forma, a amizade entre um homem e uma mulher é muito mais completa do que entre pessoas do mesmo sexo. As mulheres encontram camaradagem e amor por atividades, hobbies ou assuntos acadêmicos ou de trabalho em seus amigos homens. Os homens encontram nas amigas um apoio emocional que outros homens não sabem oferecer.

Deste modo, esta parece, a priori, ser a relação de amizade perfeita: os elos de ligação são muitos e ambos contribuímos com inúmeras coisas um para o outro. Então, o que há de errado? Parece que, de acordo com vários estudos, é a tensão ou atração sexual e romântica que pode afetar negativamente a situação.

Interpretando mal os sinais

Um estudo realizado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e publicado na revista Evolutionary Psychology descobriu que homens e mulheres interpretam mal uns aos outros em referência a sinais de interesse sexual. Não sabemos interpretar os sinais de interesse sexual quando nossa amizade pertence ao outro gênero.

Parece que as mulheres interpretam os sinais de interesse sexual como amizade e os homens interpretam os sinais de amizade como interesse sexual. Outros estudos anteriores a este já forneceram dados poucos encorajadores a esse respeito.

Estudos sobre a seleção natural nos mostraram que os homens percebem o interesse sexual em excesso, tornando-os mais propensos a se sentirem sexualmente atraídos por suas amigas de acordo com essa visão evolucionista.

Mas embora os evolucionistas discutam esse instinto inato nos homens, a verdade é que este não é um fator decisivo. Antes de jogar a toalha e nos resignarmos a não nos entendermos, devemos saber que esse fator apenas dificulta a relação de amizade, mas não a impossibilita.

Conversa entre amigos

Homens e mulheres podem ser apenas amigos

A boa notícia é que nossas novas gerações, os jovens millennials, estão desenvolvendo muito menos dificuldade em fazer e manter amizades de qualidade com o sexo oposto. Na verdade, é absolutamente normal que sejam apenas amigos. Também é verdade que isso parece ser um pouco mais difícil para as pessoas mais velhas.

No passado, homens e mulheres se relacionavam por questões puramente românticas e reprodutivas. Hoje, em muitas partes do mundo, homens e mulheres interagem de uma forma sem precedentes históricos: trabalhando juntos, estudando juntos, compartilhando momentos de lazer e interesse por muitos assuntos que os unem muito mais do que os separam.

Mais sobre a amizade entre homens e mulheres

Como em muitos outros aspectos do bom desenvolvimento pessoal, a amizade saudável entre homens e mulheres parece ter alguns segredos que merecem ser colocados em prática, tanto pelos homens quanto pelas mulheres.

Embora os homens interpretem mal os sinais de interesse sexual, atrevo-me a dizer que as mulheres também interpretam mal os sinais de interesse romântico dos homens. Se a nossa amizade esconder qualquer esperança de que resultará em romance ou relação sexual, alguém se machucará.

Aprender a impor limites a si mesmo e aos outros é essencial para o sucesso da amizade entre um homem e uma mulher. Afinal, respeito e limites são coisas que todos colocamos inconscientemente quando as amizades são do nosso próprio gênero.

Os amigos não invadem o espaço ou o tempo pessoal do outro. Em toda amizade existem alguns códigos implícitos que ninguém questiona. E essas mesmas regras de respeito devem ser desenvolvidas quando nossos amigos são de um sexo diferente do nosso.

Superar, como adultos que somos, nossos instintos mais básicos e fazer um bom exercício de inteligência emocional pode nos ajudar a desenvolver amizades com o outro sexo que contribuirão com muitas coisas boas para a nossa experiência de vida.

A amizade entre homens e mulheres não é apenas possível, mas provavelmente é a relação de amizade mais completa que existe. Como em quase tudo, é uma questão de evolução pessoal.

  • She thinks friends, he thinks sex. (2015) Department of Psychology at the Norwegian University of Science and Technology (NTNU)
  • Diane Barth, L.C.S.W. Can Women and Men be “Just Friends?”—3 Ways to Make it Work (2019) Pychology Today
  • Ellie Krupnick | Jan. 30, (2015) Science show why it seems impossible for men and women to “just be friends” Mic
  • April Bleske-Rechek. Benefit or burden? Attraction in cross-sex friendship. University of Wisconsin-Eau Claire, USA (2012)
  • Adrian F. Ward (2012). Men and Women Can’t Be “Just Friends”. Scientific American