O impacto dos filmes de terror - A Mente é Maravilhosa

O impacto dos filmes de terror

junho 26, 2016 em Filmes 70 Compartilhados
O impacto dos filmes de terror

Os filmes são a maneira perfeita para relaxar, mas mais do que uma forma de entretenimento, os filmes nos afetam física e intelectualmente sem que sejamos capazes de perceber isso; eles são capazes de transmitir ideias através da emoção e de neutralizar o instinto para reprimir sentimentos e desencadear o alívio emocional, ou seja, podem abrir portas que permanecem fechadas.

Efeitos físicos dos filmes de terror

O filmes de comédia ajudam a esquecer os problemas e a melhorar a sensação de bem-estar. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico e diminuem os hormônios do estresse, que contraem os vasos sanguíneos.

Em contrapartida, as pessoas que adoram filmes de terror costumam ser aquelas que gostam de pular de pára-quedas e realizar aventuras perigosas, pois enganar a morte faz com que se sintam mais vivos; por isso, os filmes de terror oferecem-lhes a oportunidade de experimentar situações que não aconteceriam na sua vida.

Estes filmes afetam o corpo fisiologicamente aumentando o ritmo cardíaco, e em pessoas com doenças cardiovasculares podem aumentar a dor no peito e a pressão arterial; também podem causar um aumento dos níveis de adrenalina e cortisol, e o pior, desencadeiam recordações de eventos traumáticos que elas já experimentaram.

Efeitos psicológicos dos filmes de terror

Assistir a filmes de terror produz medo, ansiedade, insônia, fobias e traumas mentais, mas o efeito positivo de vê-los regularmente é que ajuda a dessensibilizar as pessoas que sofrem de ansiedade e medo.

Insônia

Este é um efeito psicológico imediato de ver filmes de terror, que pode permanecer por alguns dias, ou até mesmo meses, depois de ver o filme. Os pensamentos e as situações das personagens podem persistir desde algumas noites até longos períodos de tempo, podendo causar insônia e pesadelos que podem afetar a saúde mental e física.

Medo

A pessoa pode sofrer de medo do escuro, sentimentos de choro, gritos, tremores, náuseas e até medo de perder o controle e medo de morrer.

Ansiedade

É um efeito visível dos filmes de terror em crianças e adultos, e que poder persistir até a vida adulta, no caso das crianças.

Fobia

Presenciar certas situações no filme de terror pode desenvolver uma fobia em relação a animais (mamíferos, insetos, répteis, etc.), a catástrofes naturais, sangue, altura, espaços fechados e pode fazer com que a mente fique perturbada com ruídos fortes ou rostos desagradáveis.

Trauma mental

Algumas das imagens podem ser perturbadoras, tendo como resultado transtornos de estresse pós-traumático, especialmente em pessoas que se submetem aos sofrimentos dos acontecimentos na vida real.

Se uma pessoa desenvolver este transtorno após ver um filme, pode não ser capaz de criar uma linha entre a realidade e a ficção. As pessoas que querem ver e gostam de filmes de terror devem estar mentalmente estáveis, pois caso contrário poderão começar a sofrer de depressão.

Tratamento positivo: Dessensibilização

Ver um filme de terror tem algumas vantagens, pois tende a dessensibilizar em relação à violência, o que cria um impacto no comportamento da pessoa e a ajuda a ficar menos sobressaltada quando enfrenta situações complicadas na vida real. Estes filmes se convertem em uma ferramenta eficaz para o tratamento dos medos e das fobias.

Imagem cortesia de Gemma Bou/flickr.

Recomendados para você