5 recursos para resolver problemas e conflitos – A mente é maravilhosa

5 recursos para resolver problemas e conflitos

11, janeiro 2016 em Psicologia 2 Compartilhados
5 recursos para resolver problemas e conflitos

Nossa vida está cheia de problemas e conflitos que nos surpreendem. Às vezes sabemos lidar com eles; às vezes não.

Muitas vezes ignoramos os problemas ou conflitos passando por cima dele. Mas isso não significa que eles irão desaparecer, e também não seremos capazes de lidar com a raiva ou a tristeza que eles geram em nós.

Hoje descobriremos que recursos temos a nossa disposição para resolver estes problemas que, em muitas ocasiões, nos paralisam e impedem de avançar.

1. O problema está aí, não o ignore!

Como dizíamos anteriormente, em muitas ocasiões ignoramos os problemas que surgem na vida com a esperança de que, com o tempo, eles desapareçam.

Omitir-nos não nos salvará dos problemas que temos.
Compartilhar

Ignorar um problema pode realmente fazer com que ele desapareça temporariamente, mas ele pode voltar em um futuro próximo. Ou também podemos viver em um estado constante de problemas e conflitos não resolvidos e acumulados.

como-resolver-problemas

Nenhuma destas soluções é a correta. Devemos ver o problema e tentar encontrar uma solução para ele o antes possível. O provérbio que diz “o que os olhos que não veem, o coração que não sente” não tem nada a ver com isso.

2. Substitua velhas ideias por novas

A maioria dos conflitos e problemas surgem porque temos ideias velhas em nossa cabeça, que não fazem mais do que evitar que as novas entrem em nossa mente.

Quanto mais tempo mantivermos em nossa cabeça uma ideia fixa, sem possibilidade de que ela evolua, mais problemas teremos e mais conflitos teremos que enfrentar. Mas, por que isso acontece?

Estarmos certos da validade de nossas ideias, não eliminá-las ou não substituí-las nos faz achar que elas são verdadeiras, ainda que na realidade sejam uma tolice. Isso, indevidamente, nos levará a sofrer com diversos problemas que poderiam ser evitados com uma mente mais aberta às mudanças.

Escutar outras opiniões nos permitirá adotar novas ideias que enriquecerão nossa mente.
Compartilhar

3. Visualize seu futuro

Você deve ter consciência de que, dependendo como visualizar seu futuro, assim será o seu presente. Se visualizarmos um futuro negativo, nosso presente será tudo, menos positivo.

mulher-visualizando-o-futuro

O que devemos fazer? Pensar positivo, visualizar a situação sem o problema e nos esforçar para encontrar uma solução. Não devemos olhar para trás, só devemos olhar para frente.

Mudar a forma de ver as coisas o ajudará a ser mais positivo.
Compartilhar

Não permita que os problemas controlem sua vida e determinem se ela será boa ou não. Você tem o poder de visualizar uma recuperação, enfrentar os conflitos e encontrar uma solução.

4. Pare de maltratar a si mesmo

Não podemos negar que os problemas e os conflitos que se originam entre as pessoas podem ser violentos em todos os sentidos. Mas, o que acontece com a nossa violência interior?

Não só é violenta a situação, não só há mal-entendidos e aborrecimentos. Nós mesmos exercemos uma violência contra nosso ser ao reprimir emoções como a ira, o aborrecimento, ou não verbalizar certas opiniões para evitar o julgamento dos outros…

Os maus tratos direcionados a si mesmo não são mais do que uma bomba relógio.
Compartilhar

Sua violência interior não será benéfica para os conflitos que pretende solucionar. Cedo ou tarde, toda essa ira contida e essa vontade de agradar os outros sairão de uma ou outra maneira, gerando ainda mais conflitos.

Isso não quer dizer que você deva começar a gritar e mostrar sua ira quando assim a sentir. Mas você deve deixar de tentar agradar todo mundo e ser você mesmo.

5. Parabenize a si mesmo e aos outros sempre que puder

Muitos conflitos nos fazem ser verdadeiramente duros e requerem um grande esforço, pois estamos lidando com pessoas que são importantes para nós.

Se este for o caso, a solução é muito fácil. Você sabe que todo mundo comete erros, e lançar uma palavra sincera e de ânimo como “sei que você se esforçou”, “você conseguiu por você mesmo” poderá ser uma solução para os problemas que possam acontecer.

Mas essas são palavras que você deve dizer a si mesmo. Não espere que ninguém diga, faça-o você! Você é consciente dos seus esforços e do seu trabalho. Além disso, isso o ajudará a ser consciente também do trabalho que os outros realizam , do esforço de todos.

Reconhecer seu esforço o fará compreender o dos outros.
Compartilhar

Um estado de conflitos e problemas prejudica tanto a você quanto aos demais. As relações serão danificadas, o aborrecimento ocupará sua vida, e sua saúde pode ser prejudicada. Nunca ignore os conflitos, enfrente-os o antes possível, de cabeça erguida.

Recomendados para você