Liberte-se da dor causada pelas grandes expectativas

· julho 31, 2016

Somos especialistas em encher a nossa cabeça com ideias e expectativas. Quando estamos na faculdade, pensamos em encontrar um excelente trabalho; se estamos casados, sonhamos com uma vida feliz com essa pessoa. E assim passamos a vida, sempre esperando o melhor possível.

Isto não é ruim, pelo contrário, para ter uma vida bem-sucedida é necessário ter metas. Se você não se desafia a cada momento, não consegue seguir em frente.

“O sofrimento é terrível e traumático, esbravejamos, apertamos os punhos e gritamos para desabafar a nossa raiva. Mas, neste processo, descobrimos um novo amanhã que nem imaginávamos”.

-Rob Bell-

O problema é que nem sempre somos realistas com o que buscamos. Quando desejamos algo que está além das nossas possibilidades, nos frustramos.

Se você se concentrar em ir passo a passo, evita a dor de não atingir as expectativas.

Crie metas realistas

Para evitar a dor causada pelas grandes expectativas, é preciso criar metas realistas. O segredo é buscar o equilíbrio entre a suas ambições e as suas possibilidades.

É claro que você pode sonhar alto, mas não pode esperar um sucesso imediato e com pouco esforço.

“Um objetivo, uma meta, um desejo, servem para determinar a ação de hoje para obter o resultado de amanhã”.

-Peter Drucker-

Pense nas pessoas que você admira e vai notar que todos têm avançado passo a passo. Antes de planejar o casamento e o nome dos filhos que terá com o seu parceiro, passe os primeiros seis meses com ele.

lidar-com-expectativas

Quando você coloca a sua atenção na conclusão de pequenas metas, cria o caminho perfeito até o seu objetivo final.

“Aqueles que dizem que a vida não vale a pena estão errados, estão na verdade admitindo que eles próprios não têm objetivos que valham a pena. Defina uma meta pela qual valha a pena lutar até o final. Tenha sempre uma lista de metas para atingir; quando completar uma, já terá outra para trabalhar”.

-Maxwell Martz-

Defina o seu próprio sistema para medir o seu sucesso

A maiorias das nossas grandes expectativas dependem da nossa educação. Se fomos ensinados que as pessoas de sucesso têm o carro do ano e uma casa grande, é isso o que vamos buscar.

Mas, você já parou para pensar no que é o sucesso para você? Como medir o sucesso?

É difícil acreditar, mas em todos os lugares encontramos pessoas com grande sucesso social, mas pouca satisfação emocional.

Depois que comprar aquela casa enorme em um condomínio de luxo, talvez você perceba que a dívida que assumiu o deixa infeliz. Neste caso, a dor emocional e financeira será muito grande.

Pare e pense em como poderá medir o seu sucesso. Você pode se basear no seguinte:

  • As pessoas que são importantes na sua vida.
  • A quantidade de dinheiro que tem na sua conta bancária.
  • O tempo que costuma passar com a família.

mulher-feliz-cheia-de-expectativas

Estas são algumas opções para você encontrar o seu sistema sem se sentir pressionado pelos outros.

“Evite falar aos jovens do sucesso como o principal objetivo da vida. A razão mais importante para se esforçar na vida e na escola é o prazer de trabalhar, o prazer do resultado obtido e o conhecimento do valor do resultado para toda a comunidade”.

-Albert Einstein-

É importante definir grandes expectativas na vida

Eu não quero que você acredite que deve diminuir as suas expectativas na vida. Pelo contrário, elas o ajudarão a progredir e se tornar uma pessoa melhor.

O ponto chave é que só evoluímos quando encaramos um desafio que nos faz feliz. Se ao longo do caminho você se esquecer de si mesmo, do que deseja e o faz feliz, a dor será inevitável.

Não importa o que aconteça, lembre-se sempre de que o protagonista da sua história é você.

“Devemos acreditar em nós mesmos; é aí que está o segredo. Mesmo quando eu estava no orfanato e andava pelas ruas procurando o que comer para sobreviver, mesmo assim, me considerava o maior do mundo. Sem uma autoconfiança absoluta, estamos condenados ao fracasso”.

-Charles Chaplin-