Como lidar com o medo da morte na velhice?

Todos nós temos medo da morte em algum grau. Este continua sendo um enigma que causa angústia quando aspectos cruciais da vida não foram resolvidos ou devem ser vividos na solidão.
Como lidar com o medo da morte na velhice?

Última atualização: 11 Agosto, 2021

Embora a morte esteja presente em todas as etapas da vida, ela adquire um caráter particularmente relevante na velhice. Em grande medida, isso se deve ao fato de que essa fase da vida é acompanhada por uma gradual deterioração física e mental, o que acaba aumentando o medo da morte.

Na cultura ocidental, a ideia de velhice tem conotações negativas. Muitos adultos mais velhos compartilham essas ideias, mesmo que não sejam verdadeiras. Por isso, é comum que esse período da vida esteja associado a doenças, depressão, isolamento e passividade.

Também há muitos idosos que vivem serenamente seus últimos anos de vida e aceitam a própria morte como um fato natural. Por outro lado, outras pessoas não conseguem ficar em paz consigo mesmas e, em muitas ocasiões, isso aumenta o medo da morte.

Todos nós temos medo, mesmo aqueles que se gabam de ser corajosos. Nascemos com medo da vida e morremos com medo da morte”.
-Javier Reverté-