Liderar não é apenas estar no comando - A Mente é Maravilhosa

Liderar não é apenas estar no comando 

julho 3, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Liderar não é apenas estar no comando

Como podemos definir o que é liderar e quem é um líder? Será que é uma pessoa que está no comando de uma organização ou responsável por uma equipe de trabalho? Existe uma série de atributos que indicam que uma pessoa é líder por possuí-los?

As organizações e o mercado profissional definiram algumas características pessoais, de comportamento e relacionadas com a posição que a pessoa ocupa em uma empresa para identificar um líder. No entanto, os líderes nascem assim ou são moldados? 

Se entendermos a liderança a partir dos atributos pessoais, poderíamos dizer que o líder nasce assim. Seria uma pessoa que sabe guiar e conduzir um grupo, organizar, resolver os problemas que vão surgindo e que, além de tudo, é aprovada pelos demais como tal.

Chefe orientando equipe

Se estivermos falando de um líder pela posição que ele ocupa, teríamos um líder que “se torna”, ou seja, que vai se moldando com o passar do tempo e com as experiências vividas; com os altos cargos que a pessoa vai ocupando, a relação que vai estabelecendo com os funcionários a partir disso e a forma de coordenar e liderar. Neste caso, as características pessoais não seriam determinantes.

Por outro lado, quando nos referimos a um líder pelos seus comportamentos, poderíamos focar aqueles aspectos aos quais a pessoa dedica atenção com os seus atos. Essa pessoa conduz seus comportamentos pensando unicamente nos resultados de sua empresa, ou mais em direção às realidades sociais dentro do trabalho? Assim, dependendo da orientação de seus comportamentos, pode-se identificar um líder dependendo das necessidades demandadas.

Características de um bom líder

Além de tudo que já foi comentado aqui, um bom líder é uma pessoa com carisma, que inspira e que os demais querem seguir. Desta forma, alguém que está no comando não necessariamente é um líder.

Apesar de existirem traços pessoais que podem ajudar alguém a se tornar um líder, é preciso ter em conta que liderar é um conceito bidirecional, que se refere ao agente que influencia e ao agente influenciado.

Para liderar deve existir alguém que reúna tanto boas características para lidar com as pessoas, a capacidade de ter empatia, boa comunicação e saber motivar, quanto boas características a nível profissional. Por exemplo, saber trabalhar em grupo, ter criatividade para resolver problemas, ter objetivos claros e trabalhar em diversas linhas para alcançá-los.

Uma pessoa pode nascer com certas habilidades para guiar os demais, mas se quiser liderar de forma adequada, terá que se esforçar para aperfeiçoá-las, bem como desenvolver as características que permitam desempenhar seu papel de líder por completo.

E, é claro, não podemos esquecer que liderar requer a criação e manutenção de um bom ambiente, tanto por parte dos demais como de si mesmo, e que cada pessoa é livre para escolher quem quer como seu líder. Por essa razão, a pessoa não pode descuidar da liderança, deve trabalhar nela diariamente.

Pessoas conversando no trabalho

Liderar exige muito mais do que exercer o poder

Como vimos, ser um bom líder requer muito mais do que a habilidade de conduzir e guiar. Liderar é influenciar os demais, fazer com que eles queiram realizar o que você propõe e que se dediquem à tarefa com esforço e motivação.; que trabalhem com prazer em seu ambiente de trabalho e que desempenhem suas tarefas de forma eficaz e eficiente.

Líder é quem sabe integrar todos os atributos e fazer cada um dos membros da equipe crescer. Conheça bem a sua equipe de trabalho, saiba quais são os pontos fortes e quais podem ser melhorados e, além disso, identifique quando é preciso ser mais duro ou quando é possível relaxar um pouco para se concentrar nas relações entre os empregados.

Portanto, liderar não é apenas mandar. É criar uma semente na equipe de trabalho para que eles se sintam motivados. Liderar é motivar e propor novos pontos de vista, é se arriscar e confiar em quem apostou em você. Liderar é exercer o papel principal, mas sabendo que quem o colocou ali foram outras pessoas que confiaram em você.

Recomendados para você