É assim que funciona a linguagem corporal de um homem apaixonado

É assim que funciona a linguagem corporal de um homem apaixonado
Sergio De Dios González

Escrito e verificado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 12 agosto, 2020

Um homem apaixonado costuma ser reservado na hora de expressar seus sentimentos. Embora isso não seja mais tão evidente como há algumas décadas, muitos ainda se sentem bastante desajeitados em relação à linguagem emocional.

Este é um dos motivos pelos quais a linguagem corporal é importante: ela revela o que o outro não é capaz de colocar em palavras.

A verdade é que as pessoas estão se comunicando constantemente. Às vezes o fazemos com palavras, em outras utilizamos outros meios. De fato, através da mímica podemos saber muito mais sobre alguém do que se nos restringíssemos a suas palavras.

Nesse sentido, a linguagem corporal de um homem apaixonado parece ter algumas peculiaridades, as quais vamos descrever a seguir.

A linguagem não verbal é mais sincera, mas em muitos momentos talvez também seja mais ambígua (de certa forma, depende dos olhos de quem observa). Por outro lado, o amor é um dos sentimentos que, pela sua intensidade, às vezes bloqueia nossa dialética, o que não acontece com o corpo.

Estes são alguns dos sinais que a linguagem corporal de um homem apaixonado nos oferece.

“Quando se fala de estar apaixonado como um louco, se exagera. Em geral, se está apaixonado como um tonto”.
-Noel Clarasó-

O olhar sempre é revelador

Tanto neles quanto nelas, o famoso brilho do amor costuma aparecer no olhar. Quando você vê algo que te agrada, que te atrai, seus olhos brilham mais. A atenção se concentra naquilo que tanto te interessa e isso faz com que as glândulas lacrimais sejam mais estimuladas do que o habitual. Por isso, o singular brilho aparece.

Um dos elementos mais reveladores na linguagem corporal de um homem apaixonado é o olhar fixo. Aquele que te segue por onde quer que você vá. Aquele que te procura quando você se afasta e se perde na multidão. Um olhar que não se dirige a nenhum outro lugar enquanto você está presente.

Ainda há outro aspecto do olhar que pode ser uma revelação: o olhar direcionado aos lábios. Não importa se você está falando ou se está quieta. Na linguagem corporal de um homem apaixonado, este tipo de olhar diz tudo.

O que caracteriza um homem apaixonado?

A linguagem corporal de um homem apaixonado aparece no rosto

Além do olhar, também há outros gestos faciais que revelam o interesse de um homem. Por exemplo, levantar as sobrancelhas. Se ele arqueia um pouco as sobrancelhas com frequência quando está com você, seu rosto diz: estou interessado em você.

A mesma coisa acontece com o sorriso, um gesto que também está presente nas mulheres com o mesmo sentido. Quando há amor, o que prevalece no rosto é aquele sorriso “bobo” que parece ser impossível de remover. É espontâneo e constante. Nasce da sensação de gostar da companhia e é uma expressão do bem-estar gerado por estar junto com a outra pessoa.

Também é comum que, quando um homem gosta de você, acabe imitando suas expressões faciais sem perceber. Pense que imitamos o que admiramos, o que tomamos como referência. E nesse desejo de se identificar com você, ele não vai perceber que reproduz as expressões do seu rosto.

A linguagem corporal na hora da paquera

Outros gestos delatores

Quando um homem se sente atraído por você, mostra vários gestos inconscientes relacionados com sua aparência pessoal. Vai arrumar o cabelo, por exemplo. Além disso, sem reparar, é comum que arrume a gravata, a jaqueta ou alguma peça de roupa quando se encontra com você. É uma maneira de se preparar para estar atraente aos seus olhos.

Outro gesto muito frequente é apoiar a mão na parte inferior das suas costas, como se estivesse te conduzindo. No fundo, este pode ser considerado um gesto atávico, relacionado com a possessividade. No amor que existe entre um casal, pode haver mais ou menos quantidade deste ingrediente, e um gesto masculino que o denuncia é essa mão tocando suavemente a cintura.

Você vai notar que, quando ele fala com você, tende a se inclinar na sua direção. Se está em pé, principalmente no momento em que vocês se encontram, vai colocar os ombros para trás, inflar o peito e se erguer. É uma posição de empoderamento. Ele se prepara para ir atrás do que quer.

Se vocês estão sentados, em um jantar, por exemplo, vai mexer no guardanapo ou nos talhares nos breves momentos em que não estiver te olhando.

A linguagem corporal de um homem apaixonado, em muitos casos, corresponde ao protótipo que descrevemos. O que ela revela é atração, admiração e interesse. Você sabe que ele te ama de verdade quando te escuta, te apoia e é capaz de ser sensível aos seus desejos e às suas necessidades.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Baró, T. (2012). La gran guía del lenguaje no verbal. Paidós.
  • Cruz-Díaz, R. (2003). De lo que dicen las miradas. Comunicar: Revista Científica Iberoamericana de Comunicación y Educación, (20), 188-194. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15802028
  • James, J. (2014). La biblia del lenguaje corporal. Booket.
  • Kuhnke, E. (2017). Lenguaje no verbal para Dummies. Para Dummies.
  • Navarro, J. (2019). Diccionario de lenguaje no verbal: una guía del comportamiento humano. Editorial Sirio.
  • Navarro, J. (2010). El cuerpo habla. Editorial Sirio.
  • Pease, A. (2010). El lenguaje del cuerpo: cómo interpretar a los demás a través de sus gestos. Amat.
  • Turchet, P. (2010). El lenguaje de la seducción. Amat.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.