Afinal, a meditação transcendental realmente funciona?

A meditação transcendental funciona?

27, novembro 2016 em Psicologia 491 Compartilhados
A meditação transcendental funciona?

A técnica da meditação transcendental, ou MT, é a forma de meditação mais pura, simples e eficaz que o mundo já conheceu. É a técnica de transcendência automática, para levar as nossas mentes ao estado mais poderoso e mais simples de consciência, livre de qualquer controle mental ou processo de pensamento. A meditação transcendental é uma prática universal cujo fundador foi Maharishi Mahesh Yogi.

O que é meditação transcendental?

Em comparação com outras técnicas de meditação, que exigem concentração ou controle da mente, a MT não requer nenhum esforço e deve ser praticada duas vezes por dia, durante 20 minutos, confortavelmente sentado/a em uma cadeira com os olhos fechados. Você pode praticar no metrô, no avião, em um carro … (se você não for o condutor). Não existe uma filosofia associada à MT e ela não está ligada a outras crenças de natureza religiosa. Além disso, não requer mudanças no nosso estilo de vida.

Para entendermos como ela funciona, vamos usar a analogia do oceano. Imagine que você está em um pequeno barco no meio do oceano, e de repente você se encontra diante de uma tempestade com ondas de mais de 200 metros de altura. No entanto, se fizéssemos um corte transversal, veríamos que o oceano permanece absolutamente calmo e em profundo silêncio. Ou seja, turbulento na superfície e calmo na profundidade. É assim que a nossa mente funciona.

barco-de-papel-chuva

Se ficarmos apenas na superfície do oceano, ficaremos presos no “eu tenho que…” da nossa mente. Com a inclusão da meditação transcendental em nossas vidas, restabelecemos a calma que existe naturalmente dentro de nós, experimentando um campo unificado de consciência pura ou transcendente que existe em cada ser humano.

O efeito da meditação transcendental

Os resultados das pesquisas mostram que durante a meditação transcendental a mente alcança um nível de descanso e relaxamento que em muitos casos é ainda mais profundo do que quando dormimos e nos permite eliminar o estresse e a ansiedade.

A pesquisa mostra também um impacto maior sobre a amígdala, o lóbulo frontal e os dois hemisférios cerebrais. Há um reforço da conexão do lóbulo frontal e da parte posterior do cérebro, melhorando a tomada de decisões, planejamento, julgamento, raciocínio …

Graças à neuroplasticidade, há uma estimulação das conexões do cérebro que acontecem durante a meditação. Dessa forma, o cérebro evolui do caos à coerência, integrando os eventos do dia claramente, aumentando as ondas alfa, que são responsáveis pelo “estado de calma em alerta”. Permite que a nossa mente se acalme no seu interior, além do pensamento, em um nível mais tranquilo e silencioso da consciência, no nosso eu mais profundo.

Os benefícios da meditação

A nível hormonal, o cortisol é secretado pela glândula adrenal quando estamos sob estados de ansiedade, entrando em círculo vicioso: muita ansiedade, mais cortisol, mais cortisol, muita ansiedade. No entanto, os níveis deste hormônio são reduzidos em até 30% quando meditamos, enquanto aumentam os níveis de serotonina e prolactina, hormônios que influenciam nosso sentimento de bem-estar.

medicatao-equilibrio

A nível físico, a sua prática habitual diminui significativamente a pressão arterial, o colesterol, o risco de acidente vascular cerebral, a aterosclerose, o ataque cardíaco e uma série de doenças associadas.

O que é um mantra e como usá-lo durante meditação?

Para que a mente se acalme sem esforço, na meditação transcendental usa-se um mantra, que é pessoal e confidencial.

meditacao

Um mantra é um som ou uma palavra usada em silêncio, que não tem significado e tem sempre uma frequência positiva. Este mantra é dado por um professor treinado em meditação transcendental. A técnica é ensinada em quatro dias consecutivos e durante a primeira entrevista, o professor vai lhe dar o mantra que servirá como um veículo a partir de agora.

Como faço para transcender

O estado de espírito calmo já existe dentro de nós de forma inata, não precisamos criá-lo, porque a mente se deixa levar por aquilo que é mais satisfatório. Por exemplo, você está em uma festa e participa de uma conversa que não lhe interessa em nada, no entanto, não muito longe de você algumas pessoas estão falando sobre sua grande paixão. Onde você acha que a sua atenção está fixada? Este fenômeno ocorre espontaneamente, da mesma forma que a nossa mente relaxa quando meditamos.

“Aquilo em que colocarmos a nossa atenção crescerá forte em nossas vidas.”
 -Maharishi Mahesh Yogi-

Durante a meditação transcendental nós permitimos que a mente flua naturalmente até o nosso interior, e automaticamente a mente se acalma, proporcionando não só o relaxamento físico, mas também mental.

Recomendados para você