7 perguntas para melhorar seus resultados em qualquer área

· novembro 27, 2018

Para melhorar os resultados nos estudos, no trabalho ou na sua vida pessoal, você deve enfatizar o “antes” mais do que o “durante”. Você não se jogaria na piscina antes de saber se há água, e inclusive sem verificar a temperatura, certo? É preciso fazer o mesmo com os seus projetos.

Quando você enfrenta uma mudança, uma tarefa difícil ou um novo projeto, a primeira coisa que você deve fazer não é agir, mas fazer determinadas perguntas importantes a si mesmo para identificar onde você está, aonde você quer chegar e como você vai conseguir. Refletir antes de começar vai ajudá-lo a ter um entendimento firme da situação.

A seguir, veremos uma seleção de perguntas muito úteis para saber onde você está e que facilitarão a tarefa de planejar seu caminho para o sucesso.

“Uma boa pergunta é uma semente que deve ser plantada para produzir mais sementes, com a esperança de tornar a paisagem das ideias mais verde”.
-John Ciardi-

Questões para melhorar os resultados em qualquer área

Por que estou fazendo isso?

É importante entender a razão por trás do que você empreende. Seja uma meta, uma tarefa, um novo hábito ou um projeto, saber por que você está fazendo isso deve ser a primeira pergunta que você faz a si mesmo.

Isso é especialmente importante porque entender o motivo por trás de suas ações pode ser um grande motivador. Desta forma, você pode evocar isso cada vez que se sentir fraco e, como resultado, conseguirá um impulso extra.

“As perguntas de qualidade criam uma vida de qualidade. As pessoas bem-sucedidas fazem perguntas melhores e, como resultado, obtêm respostas melhores”.
-Anthony Robbins-

Perguntas para melhorar seus resultados

Qual é o resultado que quero obter?

Sem saber claramente o resultado que você deseja alcançar, você não pode planejar como chegar lá. Identifique o que você pretende alcançar claramente e depois estabeleça um plano para alcançá-lo.

Em geral, os objetivos definidos e tangíveis têm muito mais êxito do que os formulados vagamente. Além disso, é impossível ter êxito sem saber o que o representa. Você não acha?

Quando quero alcançá-lo?

Você deve saber claramente quando quer alcançar ou finalizar seu projeto, assim como todas as etapas ou marcos intermediários, no caso de um projeto a médio ou longo prazo. Isso irá ajudá-lo a se planejar melhor e a se manter focado.

Se o seu objetivo ou meta depende de muitos fatores, é bastante provável que o prazo estabelecido não seja cumprido. No entanto, você sempre pode medir seu progresso.

Quais são os possíveis obstáculos?

Encontrar inconvenientes no caminho até seus objetivos é algo normal. No entanto, as dificuldades podem ser superadas mais facilmente se pudermos nos preparar para elas ou, ao menos, se levarmos em conta que elas podem surgir.

Nem sempre será possível se preparar, já que muitas complicações são imprevisíveis, mas podemos tentar antecipar possíveis contratempos. Desta forma, você poderá evitar alguns dos erros mais óbvios em seu caminho para o sucesso.

De que recursos você dispõe?

Você deve estar ciente da quantidade e dos recursos que você precisa e se eles estão disponíveis: habilidades, tempo, dinheiro, pessoas envolvidas…

Seja honesto, tanto com seus recursos relacionados ao tempo e às finanças quanto com suas habilidades. Além disso, não subestime a responsabilidade ou o envolvimento dos outros, direta ou indiretamente, inclusive se for um projeto pessoal.

Quão importante é este projeto ou tarefa?

A atenção e o esforço que você vai dedicar dependem da importância do objetivo ou projeto. Pergunte a si mesmo que nível de prioridade ele possui em relação a outras tarefas e analise até que ponto alcançá-lo afeta todo o resto.

Você também deve aproveitar a oportunidade para analisar o valor real que lhe oferece e se realmente vale a pena. Talvez seja melhor você começar um projeto diferente. Caso contrário, entender o valor real do projeto irá ajudá-lo a melhorar seus resultados.

Mulher pensando em suas metas

O que posso fazer para ser mais eficaz?

Com essa pergunta, você poderá desenvolver estratégias que te ajudem a ser mais eficiente e produtivo, além de melhorar os resultados. Melhorando a qualidade do seu trabalho com a ajuda de ferramentas úteis e eficazes e utilizando suas habilidades, você obterá resultados melhores.

Saber administrar o tempo também será de grande utilidade. Para fazer isso, você terá que delegar tarefas, priorizar as mais importantes, planejar de forma eficaz e evitar a multitarefa, entre outras questões.

Para conseguir isso, reflita sobre quais elementos de toda a sua estratégia você pode melhorar hoje mesmo. Ao implementar seu plano, suas respostas serão cada vez mais específicas e, como resultado, serão de grande ajuda para melhorar seus resultados.

“Nem o problema nem a pergunta são conhecimentos; pelo contrário, são reconhecimentos da ignorância, mas abrem espaço para o conhecimento, promovendo o pesquisador para além do que ele sabe. A inteligência não é, portanto, a capacidade de resolver problemas, mas, acima de tudo, a capacidade de levantar problemas. Ou seja, de inventar projetos de pesquisa”.
-Jose A. Marina-