O Milagre de Manhã, o método para ter mais sucesso 

· julho 22, 2018

Embora existam muitos métodos que podem nos ajudar, um dos que mais se destacam é o Milagre da Manhã. Veremos neste artigo em que consiste esta estratégia de nome tão sugestivo.

A maioria de nós quer alcançar o sucesso nas áreas em que trabalhamos. Talvez desejemos ter uma melhor relação com o nosso parceiro. Talvez sonhemos com mais tempo livre para dedicar ao que realmente gostamos ou talvez o nosso maior desejo seja gozar de uma saúde de ferro.

O Milagre da Manhã, também conhecido como método SAVERS, foi criado pelo autor americano Hal Elrod. Este escritor sofreu uma experiência que o fez mudar totalmente sua vida.

Após um acidente de carro, seu coração parou por 6 minutos. Embora tenha voltado a bater, uma das sequelas foi que ele ficou seis dias em coma. Seu estado era tão grave que os médicos pensaram que ele nunca mais voltaria a andar. 

No entanto, Elrod se recuperou superando todos os prognósticos. A partir deste momento, decidiu se dedicar a ensinar as pessoas o que ele havia aprendido com sua experiência. Seu segredo? Para este autor, a chave do sucesso está em ter uma rotina matinal adequada.

O milagre da manhã

No que consiste o método Milagre da Manhã?

Este sistema para fomentar o desenvolvimento pessoal se baseia na ideia de que as primeiras horas do dia são fundamentais para o nosso bem-estar. A nossa jornada do dia mudará totalmente de acordo com como passamos essas primeiras horas. Por exemplo, se assim que acordarmos olharmos o celular ou o e-mail, é provável que seja mais difícil se concentrar em tarefas importantes.

Por outro lado, passar os primeiros momentos da manhã pensando em nosso propósito vai nos ajudar a viver com mais plenitude. O método Milagre da Manhã foi, portanto, arquitetado para tirar o maior proveito das primeiras horas da manhã. Para conseguir isso, tudo o que você tem que fazer é seguir o sistema SAVERS, que na verdade esconde um acrônimo:

  • S de silence (silêncio);
  • de affirmation (afirmação);
  • V de visualization (visualização);
  • de exercise (exercício);
  • R de reading (leitura);
  • S de scribing (escrita).

De acordo com Hal Elrod, realizar estas seis atividades assim que levantarmos vai mudar totalmente a nossa forma de viver. Para fazê-las, recomenda-se adiantar a hora de acordar em uma hora. É claro que para muitos é muito difícil madrugar mais do que já fazem, mas se o método lhe interessa, você vai encontrar uma descrição das atividades a seguir.

1- Silêncio

A primeira coisa recomendada por Elrod é que, ao acordar, você deve se submergir em um ambiente completamente tranquilo. O silêncio vai permitir que você se oriente uma vez que esteja acordado, e vai permitir que você se lembre do propósito que deve seguir. Para realizar este passo corretamente, você precisa passar seus primeiros cinco minutos de consciência em um lugar que não seja a cama. Durante este tempo, você pode realizar diferentes atividades:

  • Meditação;
  • Respiração profunda;
  • Reflexão sobre o que você quer alcançar.

Desta maneira, em vez de acordar angustiado – talvez como esteja acontecendo hoje em dia – você estará criando uma base para se sentir bem ao longo do dia.

Mulher meditando em casa

2- Afirmação

A segunda atividade do método Milagre da Manhã também deve levar aproximadamente cinco minutos. Trata-se de utilizar as afirmações para melhorar sua autoestima e se sentir bem consigo mesmo.

As afirmações são frases que repetimos a nós mesmos com a intenção de modificar nossa forma de pensar. O conteúdo das mesmas costuma estar relacionado com crenças que queremos instaurar em nossa mente: por exemplo, podemos repetir que somos capazes de enfrentar uma determinada situação. Isso vai acabar sendo absorvido pelo seu inconsciente se for feito o suficiente.

Você também pode utilizar as afirmações para refletir sobre o que quer conseguir em sua vida. Assim, você vai começar a sua manhã com um propósito mais claro. Será mais fácil focar nas tarefas que realmente valem a pena ao longo do dia.

3- Visualização

Após as afirmações começa a visualização. Esta técnica é muito utilizada em alguns tipos de terapia. A ideia é imaginar uma situação no futuro na qual você conseguiu tudo que queria. Como você se sente? O que você estaria fazendo? Que passos realizou para chegar até lá?

O segredo para visualizar corretamente é que as imagens geradas o motivem, mas que também sejam de cenas possíveis. Se você imaginar algo muito complicado, seu cérebro vai rejeitá-lo. Isso pode provocar o efeito contrário e fazer você se sentir mal. No entanto, se for feito corretamente, visualizar durante cinco minutos pode transformar a sua vida. 

4- Exercício

Se você pudesse escolher apenas uma atividade das propostas pelo Milagre da Manhã, com certeza deveria ser esta. Fazer atividade física tem tantos benefícios para a sua saúde física e mental que, só de adquirir este hábito, você já vai se transformar em outra pessoa. 

Mulher fazendo exercícios

A desculpa da maioria das pessoas para não fazer exercícios é a falta de tempo. Faz sentido se você quiser se matricular em uma academia, correr durante uma hora na esteira e ainda fazer musculação, mas existem muitas outras opções.

Em vez de se sentir como um hamster preso em uma roda, por que você não tenta fazer yoga em casa seguindo algum tutorial em vídeo? Ou, se você gostar mais de esportes intensos, você pode procurar algum tutorial para exercitar os músculos em casa mesmo.

Em menos de 20 minutos você pode treinar seu corpo e notar todos os benefícios de uma sessão mais longa.

5- Leitura

A leitura é um dos hábitos mais saudáveis para a nossa mente. Por exemplo, um estudo demonstra que a maioria dos presidentes de grandes empresas multinacionais leem em média 50 livros por ano. Você não precisa chegar a este extremo, mas incorporar esta atividade em sua rotina matinal pode fazer maravilhas. 

O autor do método recomenda ler durante 20 minutos. Elrod calcula que, nesse tempo, podem ser lidas aproximadamente 10 páginas. Pode não parecer muito, mas se for repetido diariamente, no fim do ano você terá lido 18 livros de aproximadamente 200 páginas. 

É igualmente importante escolher corretamente o que você lê. Se possível, escolha algo que o inspire e alimente uma atitude positiva. Dessa maneira, sua motivação durante o dia será muito mais alta.

6- Escrita

Por último, Elrod recomenda dedicar os últimos cinco minutos de sua rotina matinal a escrever um diário pessoal. Você pode escrever nele suas ideias, inquietudes e sonhos, utilizando o diário para medir seu progresso em diferentes áreas da vida.

Pessoa escrevendo em caderno

Escrever um diário é algo que todos nós já cogitamos uma vez na vida, mas pouca gente realmente o faz. No entanto, se você tentar, vai perceber que ficará mais focado no que você realmente quer. Além disso, pode ajudá-lo a se lembrar das coisas boas que aconteceram quando você estiver passando por um momento difícil.

Começar o dia com um bom pique gera uma inércia positiva para o resto da jornada. Neste artigo você conheceu o método Milagre da Manhã, que propõe seis atividades para adicionar a sua rotina matinal. No entanto, o importante agora é dar o primeiro passo. O que você vai começar a fazer? Qual das atividades mais chamou a sua atenção?