Mindfulness e sexo: como se relacionam? - A Mente é Maravilhosa

Mindfulness e sexo: como se relacionam?

Fevereiro 22, 2018 em Curiosidades 135 Compartilhados
Mindfulness e sexo: como se relacionam?

Os exercícios de meditação e de respiração consciente podem melhorar a qualidade das relações sexuais. O resultado de unir mindfulness e sexo se traduz em um prazer mais intenso, assim como ereções e orgasmos mais duradouros.

O mindfulness consiste na prática da atenção plena e da concentração no aqui e agora. Um tipo de meditação consciente que contribui para o aumento do bem-estar emocional e psicológico. Por isso, se aplicarmos essa técnica milenar no terreno sexual, os benefícios que obtemos são igualmente notáveis. Quer saber como extrair todo o potencial dessa combinação?

O problema: a mente errante

Se em alguma ocasião você esteve disperso, distraído ou centrado em outras coisas durante a relação sexual, talvez esse artigo possa lhe ser útil. Muitas vezes não somos capazes de tirar as preocupações da cabeça, apesar de estarmos em um momento íntimo com a nossa parceira ou parceiro. Os pensamentos parecem ir por vontade própria para diferentes lugares, problemas e preocupações.

Por exemplo, uma discussão que você tenha tido com um colega de trabalho, um assunto pendente, as notas ruins do seu filho, o almoço do fim de semana com os sogros… Qualquer coisa pode vir à mente até no momento mais inimaginável e inoportuno. Por isso, deixamos de fazer amor para simplesmente desconectar-nos por um momento.

O estresse extermina o prazer.
Compartilhar

Mulher e homem com problemas sexuais

Como vivenciar o sexo de forma mais consciente

Os mestres do chamado “mindfulness sexual” acreditam que a sexualidade tende a ser cada vez mais banalizada. Segundo esses mestres, o ato íntimo se transforma em uma mera masturbação com o corpo do outro. Algo frívolo e superficial. Mas com a prática da atenção plena, essa puerilidade desaparece.

Com o mindfulness essa desconcentração se desvanece durante o encontro sexual. Ele permite que você tenha foco unicamente no momento presente, nesse instante mágico com a sua companheira ou companheiro. O que fará com que você desfrute dele com plenitude e experimente sensações mais prazerosas.

O foco no aqui e agora permite voltar a experimentar a intensidade das primeiras carícias. Somos energia, e o melhor sexo é o que acontece entre duas pessoas que estão conectadas.
Compartilhar

Como unir mindfulness e sexo

Com o objetivo de esclarecer certas dúvidas que possam surgir, propomos algumas formas de incorporar mindfulness e sexo na sua vida. Ações e comportamentos que você pode desenvolver para experimentar as vantagens que essa prática oferece.

Beije de forma consciente

Na próxima vez em que você vir a sua parceira ou parceiro, concentre-se unicamente no beijo que estiver lhe dando. Feche os olhos. Observe a espessura dos lábios, sua textura, sua temperatura, os sons…Procure transmitir que vocês são um só, que o momento é por e para vocês. Faça com que esse beijo seja a manifestação do desejo, amor e paixão que vocês sentem um pelo outro.

Homem e mulher se beijando sensualmente

Respire profundamente

Durante a estimulação e as distintas fases da resposta sexual, a respiração tem um papel crucial. Não apenas porque permite manter o ritmo que a prática em si requer, mas porque mostra o grau de excitação de ambos.

As mudanças na fisiologia do outro permitem que você obtenha informações privilegiadas. Por isso, se você observar como sua frequência respiratória vai mudando ao longo do encontro, será capaz de se conectar muito mais com o outro. Saberá o que mais o excita ou quando vai chegar ao clímax.

Desfrute dos seus 5 sentidos

Nós nos preocupamos pouco em desfrutar dos pequenos instantes com nossos parceiros e mais com o momento em que vamos chegar ao orgasmo. Por isso, costuma-se tardar a ejaculação ou preocupar-se com a ereção.

Mindfulness e sexo se unem para que você possa apreciar cada toque na sua pele. Você pode experimentar fixar-se minuciosamente em cada detalhe do outro: o pequeno sinal nas suas costas, a suavidade de suas mãos, cada som que emite… É o aqui e agora em sua mais pura essência.

Manter os sentidos em seus níveis máximos não é algo simples, mas se você conseguir fazê-lo, além de estar em sintonia completa com o presente consciente, poderá aproveitar a potência que isso oferece às suas emoções e sensações.

Prazer durante o sexo

Orgasmos mais duradouros

Pouco a pouco, o mindfulness aumentará a rapidez da sua excitação e prolongará a duração do orgasmo. Alguns especialistas falam em até 15 minutos! Uma possível explicação seria uma maior estimulação da ínsula, uma estrutura cerebral muito relacionada com o amor e o desejo sexual.

O sexo é um tema sensível e muito complicado de se tratar. Sua subjetividade e o fato de ser considerado um tabu não permitem falar com naturalidade sobre o mesmo. No entanto, o aspecto sexual de uma relação não deve ser esquecido, independentemente da importância que cada um dê ao mesmo.

A qualidade dos seus encontros sexuais permite testar o estado da sua relação. Um casal que não tem vontade de ter intimidade costuma arrastar um problema mais profundo. Portanto, o sexo pode ser indicador de uma condição subjacente.

Mindfulness e sexo são a perfeita combinação para uma relação satisfatória. Desfrutar de cada momento com sua parceira ou parceiro é fundamental para ir construindo um projeto de uma vida juntos.

Recomendados para você