Monotonia sexual: por que aparece e como superá-la?

A monotonia sexual aparece quando o estímulo necessário não é obtido para manter o interesse na relação sexual. Aprenda a superá-la.
Monotonia sexual: por que aparece e como superá-la?

Última atualização: 14 Setembro, 2021

Embora para alguns a intimidade sexual não seja o eixo central das relações amorosas, ela exerce uma influência recíproca no afeto. Portanto, quando a monotonia sexual surge, a tendência é pensar que o relacionamento está em perigo ou se deteriorando.

Essa monotonia tem uma parte profética, pois há uma crença generalizada de que isso é inevitável em um relacionamento monogâmico de longo prazo. Esta crença leva a uma inibição da busca pela renovação e satisfação na vida sexual. Porém, nem sempre isso acontece, pois há casais que se esforçam muito para cuidar da sua sexualidade.

A seguir, nos aprofundaremos nos motivos que levam a essa situação nos relacionamentos e daremos alguns conselhos de especialistas para ajudar a superá-la.

O sexo está em constante interação com o afeto amoroso, por isso é importante cuidar dele como qualquer outro pilar que sustenta o relacionamento.

Por que a monotonia sexual aparece?

A monotonia geral está associada à repetição prolongada da mesma experiência. No entanto, algumas pessoas gostam de repetir as mesmas situações indefinidamente: comer seus pratos favoritos, ouvir a mesma música ou ir aos mesmos locais nas férias. O mesmo acontece com o sexo: tem gente que fica feliz com os hábitos que tem.

No entanto, para outros é interessante explorar novas posições, lugares ou mesmo conhecer novas pessoas. Portanto, se o relacionamento sexual não for cultivado, a monotonia sexual pode surgir.

A necessidade de experimentar coisas novas e a tendência de perder a atenção quando algo se repete têm relação com uma série de crenças e valores sociais que alimentam essa monotonia. Uma dessas crenças é a tendência de pensar que os relacionamentos monogâmicos sempre levam à monotonia sexual, o que pode dar origem a uma ideia distorcida sobre sexo.

Outro aspecto importante é a presença de problemas no relacionamento do casal que pouco ou nada têm a ver com sexo. Eles incluem a falta de comunicação, má distribuição de tarefas ou pouco tempo juntos, entre outros. Tudo influencia, embora muitos casais não levem esse aspecto em consideração.

Casal sofrendo de monotonia sexual

Como superar a monotonia sexual?

De acordo com um estudo recente publicado no The Journal of Sexual Medicine, as pessoas que sofrem dessa monotonia relatam uma redução das respostas sexuais, baixa satisfação com seus relacionamentos e, a longo prazo, deterioração dos mesmos. Além disso, em certos casos, verificou-se que a monotonia também se correlaciona com infidelidades e comportamentos sexuais que colocam em risco a integridade pessoal.

Considerando o cenário acima, reacender o interesse e a satisfação sexual pode ser difícil, especialmente se você já estiver experimentando esse sentimento de tédio. Aqui estão algumas dicas dos especialistas para chegar lá.

Não deixe para depois

Normalizar a monotonia sexual tende a prolongá-la com o tempo, o que pode afetar o relacionamento como um todo.

O sexo serve para fortalecer o vínculo, desfrutar da intimidade e aproveitar o tempo a dois. Se você começar a se sentir entediado sexualmente, não deixe que isso afete o relacionamento. Recomenda-se que você vá a um especialista, principalmente se não souber como lidar com a situação.

Explore a variedade erótica

O mais viável é indagar sobre novidades sexuais que auxiliem no relacionamento. Comportamentos como responder positivamente à integração de inovações sexuais, curiosidade e possível aumento da frequência sexual podem ser de grande ajuda.

Porém, é necessário trabalhar primeiro a concepção de inovação no campo sexual se algum de vocês se sente inseguro, tem dúvidas ou nunca o fez. Por exemplo, você pode usar histórias eróticas como uma oportunidade para se motivar, entre outras atividades. Lembre-se de que tudo deve ser previamente acordado com o parceiro(a).

Apresente novidades em outras áreas

No ponto em que a monotonia sexual afeta o interesse próprio e a qualidade do relacionamento, outros aspectos podem ser prejudicados e influenciar a vida sexual. Por isso, alguns especialistas recomendam não apenas buscar novidades nas relações sexuais, mas também reacender o interesse geral pelo outro para despertar o desejo inibido.

Adicionar variedade à vida em geral serve como uma ponte para superar a monotonia sexual. Desenvolver um hobby juntos, ir a novos lugares, jantar em um bom restaurante ou experimentar atividades emocionantes como esportes radicais ajuda a reativar sentimentos de apego e diversão que influenciam positivamente os relacionamentos sexuais.

Casal comendo em um restaurante

Assim que o interesse pelo sexo for retomado, é importante prestar atenção para continuar inovando e evitar que a monotonia reapareça.

Cada casal é diferente, por isso requer um tratamento especial quando se trata de superar a monotonia sexual. É preciso se abrir, explorar novos caminhos juntos e aproveitar a oportunidade para aprofundar o vínculo.

Pode interessar a você...
Quando o desejo sexual da mulher desaparece
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Quando o desejo sexual da mulher desaparece

Os motivos pelos quais o desejo sexual da mulher desaparece em alguns casos podem ser muito variados. Saiba mais sobre o tema aqui.



  • de Oliveira, L., Carvalho, J., & Nobre, P. (2021). A systematic review on sexual boredom. The Journal of Sexual Medicine.
  • Birnbaum, G. E., & Reis, H. T. (2019). Evolved to be connected: The dynamics of attachment and sex over the course of romantic relationships. Current opinion in psychology25, 11-15.
  • Rosa, M. N., Matthews, S. A., Giuliano, T. A., Thomas, K. H., Swift, B. A., & Mills, M. M. (2019). Encouraging erotic variety: Identifying correlates of, and strategies for promoting, sexual novelty in romantic relationships. Personality and Individual Differences, Vol. 146, pp. 158-169. https://doi.org/10.1016/j.paid.2019.04.009