Não passe nem um dia sem se aproximar do seu sonho

· outubro 5, 2016

Malala é uma adolescente paquistanesa que, com 15 anos, sofreu um atentado do qual se salvou, e com 17 ganhou um Prêmio Nobel. Ela é uma jovem que tem o sonho de que todas as meninas tenham acesso à educação.

É uma menina com duas vidas, a de uma adolescente que gosta de fazer piadas e brincar com seus irmãos e que se preocupa com seus estudos; e a de uma ativista que se reuniu com presidentes e ministros de todo o mundo, até mesmo com a ONU. Malala nos ensinou uma importante lição: não devemos nos render na hora de perseguir nosso sonho.

Quando somos crianças, nosso futuro se assemelha muito mais com um horizonte sem final, como uma massinha de modelar que acabou de ser retirada do pacote. Mas com o passar do tempo vamos enterrando nossos sonhos debaixo de frases como “A vida é assim,” e nos esquecemos do tanto que havíamos sonhado realizar, até que nosso horizonte se estreita e nos conformamos com o que temos.

“A melhor maneira de transformar seus sonhos em realidade é acordar”.

– Paul Valéry –

Chegou o momento de colocar cada sonho sobre o papel, fazer uma lista com cada coisa que queremos fazer, por mais sonhadora que seja (ser um astronauta, ser um cantor, dar uma volta ao mundo, ir ao show do seu cantor favorito) e escolher, de maneira consciente, o rumo de nossa vida.

Razões para ter um sonho

Ter um sonho não significa apenas ter uma ideia de algo que gostaríamos de fazer, é muito mais do que isso. Significa sentir o cheiro deste momento, pensar em que conversa teríamos com as pessoas que estarão ao seu redor, viver a  sensação de ver nosso sonho cumprido, etc.

menina-borboletas-sonho

Ou seja, ter um sonho é criar uma realidade que nós podemos ver, tocar, cheirar, sentir sempre que sonhamos, até mesmo acordados. Planejar a roupa a se vestir, servindo como cimento para nossas esperanças, como esboço para os passos mais delicados, nos quais precisamos nos tornar equilibristas para continuar avançando.

Precisamente porque achamos que é bom ter consciência de uma tarefa que, frequentemente, pensamos que é apenas questão de inércia… A seguir propomos algumas razões pelas quais é bom ter sonhos e que podem servir como motivação para pensar, por um momento, em todos eles de modo geral.

Quem sonha pode alcançar mais coisas

Sonhar significa ter uma meta e uma meta nos motiva a seguir em frente, a superarmos a nós mesmos e conseguir algo novo diariamente. Uma pessoa que não sonha limita sua realidade construindo muros, e essa limitação a impedirá de ver o futuro como uma oportunidade.

“Nunca se renda tentando fazer o que você realmente deseja fazer. Não pode sair nada de mau de onde há amor e inspiração.”

-Ella Fitzgerald-

Os grandes sonhos são patrimônio de pessoas mais capacitadas. Muitas vezes percebemos que quem cumpre um sonho é simplesmente porque tentou, e mesmo que tenha fracassado mil vezes, não “caiu do cavalo”. Aprendeu com cada erro e soube transformá-los em oportunidade.

Uma das histórias mais famosas de perseverança é a de Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica. Para chegar até o filamento perfeito para a lâmpada ele tentou diferentes tipos de fibras, até que, no ano de 1880, conseguiu fabricar a primeira lâmpada podia ficar acesa por até 1500 horas. O que pode ser destacado no trabalho de Edison? O perseverança e a força de vontade.

Nunca subestime a importância de fazer as coisas de forma divertida

A diversão é um elemento fundamental em qualquer sonho. Um sonho deve ser divertido, deve nos causar sorrisos, uma paixão por alcançá-lo. Passamos muitas horas trabalhando, então porque não fazer isso de forma divertida?

menina-baloes-sonho

Um dado curioso: existe o Dia Internacional da Diversão no Trabalho. É celebrado no dia 1 de abril e a finalidade é levar humor às empresas para transmitir a ideia de que unir diversão e trabalho pode fazer com que os funcionários aproveitem e cumpram seus objetivos de forma mais efetiva.

Escolha um resultado que importe e não uma meta fácil. Quando escolhemos uma grande meta, temos que nos assegurar de que o investimento que teremos que realizar ao longo do caminho vale a pena.

Tire um tempo para analisar seu sonho. Mesmo que ele pareça ser inalcançável ou muito complicado, escreva a sua história. Dê a ele um sentido completo, de forma que ele se integre a sua vida. Não fale de seu sonho como se ele fosse um parágrafo à parte, mas sim como uma parte importante do destino que você escreve diariamente.