Não permita que a ansiedade o detenha

Não permita que a ansiedade o detenha

Abril 8, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Combater a ansiedade

Você tem dificuldade para combater a ansiedade? Ela está afetando a sua vida? Você sente que cada dia afunda mais na solidão? Se é assim, você precisa saber que não está sozinho. Em todo o mundo há muita gente lidando com a ansiedade na sua vida diária.

Embora ela possa parecer um problema que o impedirá de ter uma vida normal, a ansiedade também pode ser uma oportunidade. Quando você se permite a oportunidade de entender a sua ansiedade, pode melhorar em muitos aspectos.

“Não se limite. Levante-se, mantenha a cabeça erguida e mostre o que você tem.”
-Joe Mari Fadrigalan-

Identifique o seu medo

A ansiedade costuma nascer do medo e da preocupação com o futuro. Talvez você sinta medo das reações alheias, mas no fundo o motivo central da ansiedade é você mesmo e a ideia que você tem sobre si e o que deveria ser, fazer ou parecer.

Talvez você tenha alguma característica física da qual tenha vergonha, ou você se preocupe demais com o futuro e com o que pode dar errado. Para evitar que a ansiedade paralise você, primeiro é preciso identificar e aceitar o que está lhe afetando.

Quando você conhece os seus medos, pode procurar uma solução para enfrentá-los de forma eficaz. É importante que você não tente evitar ou minimizar os seus sentimentos. Qualquer característica da qual você não goste pode ser a causa da sua ansiedade, mesmo que às vezes você não se dê conta disso.

“Aprendi que a coragem não era procurar a ausência de medo, e sim o triunfo sobre ele. O corajoso não é aquele que não sente medo, e sim aquele que conquista esse medo.”
-Nelson Mandela-

mulher-ansiosa

Mude as suas percepções

Vamos pela vida achando que os nossos defeitos são os piores. Isto gera muita ansiedade quando chega a hora de interagir com outras pessoas. Para evitar que a ansiedade se apodere de você, você precisa escolher outro caminho, se abrir a outra forma de enxergar a realidade.

Observe a sua realidade a partir de outra perspectiva. Você verá que pouco a pouco as coisas começam a parecer mais normais. Você perceberá. inclusive, que aquilo que para você parecia um defeito enorme é bastante comum para os outros. Aprenda a ver o que você considera hoje como um defeito de forma diferente. Por que você não enxerga esse traço que tanto o incomoda como algo que o torna único?

Preste atenção aos outros

Quando você passa muito tempo pensando naquilo que o incomoda, você tem menos tempo para aproveitar aquilo que é bom. O mesmo acontece com aqueles que o rodeiam. Se você passa o tempo todo ansioso com o que os outros vão pensar de você, você se esquece de cuidar dos seus relacionamentos.

Não evite sair com seus amigos e família ou aproveitar o tempo que você passa com eles. Concentre-se no momento em que você está e naqueles que o rodeiam, e deixe de perder o seu tempo com preocupações.

Vá passo a passo

A ansiedade não chega e se instala de uma hora para a outra. São muitos anos para desenvolver todos os hábitos que a mantêm em nossas vidas. O mesmo acontece com o processo para eliminá-la de nossas vidas.

Você precisa começar a combatê-la aos poucos. Não se proponha ir a uma grande festa onde você será o centro das atenções no início. O que você precisa é dar pequenos passos. Se você é incapaz de sair de casa, experimente sair um dia para pegar a correspondência. Você não precisa sair e cumprimentar todos os vizinhos; faça apenas algo pequeno.

Não fuja das situações que o incomodam

É difícil de cumprir, mas é uma ótima estratégia para acabar definitivamente com a ansiedade. Permanecer no lugar que nos incomoda ajudará a enfrentar aquilo que tememos, apesar do mal-estar que estivermos sentindo. Com certeza até agora você procurou evitar as situações que lhe provocam ansiedade. Não faça mais isso! Permita-se sentir o medo e as dúvidas.

mulher-floresta

Desta forma, você aprenderá a resolver as situações desconfortáveis e, pouco a pouco, elas serão mais normais para você. Chegará um momento em que você sequer entenderá por que se sentia assim antes. Sem dúvida é um processo, mas o resultado é ótimo. Somente quando você enfrenta os seus medos pode vencê-los.

“Você pode correr, correr, correr para longe de um monte de coisas na vida, mas não pode fugir de si mesmo. E a chave da felicidade é entender e aceitar o que você é.”
-Dale Archer-

Aceite o poder sobre a sua vida

A ansiedade pode tomar conta da sua vida se você permitir. Não deixe que as emoções negativas tenham mais poder que você. Se algum aspecto não lhe agrada, pense em como mudá-lo, melhorá-lo ou tirar o máximo de proveito dele. Quando a ansiedade for um problema permanente que você não possa controlar, pense em consultar um especialista.

Recomendados para você