Cérebro

Todos os dias fazemos novas descobertas impressionantes sobre o cérebro. Aqui, compartilhamos os últimos estudos e informações para compreender melhor seus processos, anatomia, patologias e todas as curiosidades relacionadas a este órgão tão sofisticado.

Por que o cérebro é enrugado?

Ao longo da história da humanidade, quisemos conhecer o cérebro e cada uma de suas partes. Quisemos também saber qual é a função de cada uma de suas regiões e conhecer até o seu lugar mais desconhecido. Hoje, queremos continuar…

A neurobiologia do trauma

Atualmente, o abuso infantil é considerado um grande problema de saúde pública. Por isso, nas últimas décadas, houve um processo rápido na tentativa de entender os efeitos da exposição a experiências traumáticas na psicopatologia das crianças (1). Mas, como se…

Você conhece a anatomia do encéfalo?

O encéfalo é a parte superior do sistema nervoso central. Ele está localizado no crânio, tem funções de condução e integração da informação, de raciocínio, julgamento e controle do comportamento. No que diz respeito à sua distribuição fisiológica, a anatomia…

Como o nojo é processado no cérebro?

O nojo é uma das emoções básicas e nos ajudou a sobreviver ao longo da nossa evolução. Embora tenha sido relativamente esquecido pela psicologia, já dispomos de informação suficiente a respeito de como o nojo é processado no cérebro: uma…

Por que o cérebro não sente dor?

O cérebro é o órgão encarregado de processar a dor, integrando a informação que entra por terminais nervosos e a interpretação desses sinais. No entanto, curiosamente, o cérebro não sente dor. A dor é um sinal vital que alerta a…

O cérebro adora surpresas

Por que o cérebro adora surpresas? A surpresa é uma emoção básica que se refere à alteração de humor devido a um evento ou estímulo imprevisto. Quando o inesperado não é agradável, desencadeia uma emoção negativa, como medo, raiva ou…

Os efeitos da respiração no cérebro

Respirar é uma atividade própria dos seres vivos. Alguns respiram pelo nariz, outros pela boca, e outros alternam entre a boca e o nariz. Todos e cada um de nós respiramos e o fazemos de uma maneira diferente. Se parássemos…

O caso do marinheiro perdido

O caso do marinheiro perdido é realmente fascinante, embora tenha sido uma verdadeira tragédia para o seu protagonista. Ele fala sobre uma das muitas consequências que o alcoolismo pode ter sobre as funções cognitivas. Em alguns casos, essas sequelas não…

A pobreza muda o nosso cérebro

Nos últimos 50 anos, grande parte da pesquisa sobre o cérebro tem sido dedicada ao estudo dos efeitos de um ambiente enriquecido. Assim, verificou-se que uma maior estimulação social e intelectual produz mudanças estruturais e funcionais no cérebro. Em contraposição,…

O que são os neuromitos?

Com a proliferação das neurociências, o interesse por elas também cresceu exponencialmente. Isso fez com que muitos conhecimentos e resultados de pesquisas fossem descontextualizados ou mal interpretados, dando origem ao que chamamos de neuromitos. Esses mitos sobre o conhecimento neurocientífico…