O carinho nas relações amorosas

maio 6, 2019
O carinho nos relacionamentos amorosos é um dos fatores mais importantes para que as relações funcionem. Descubra nesse artigo como melhorar esse aspecto da relação.

Ser feliz com outra pessoa não é tão simples quanto consultar um manual de instruções, principalmente conforme os anos passam. Não devemos esquecer que uma relação é como um jardim que devemos cuidar continuamente e que se nutre de esforço e dedicação. Segundo algumas pesquisas, o carinho nas relações amorosas é um dos elementos mais importantes, que reforça o vínculo criado.

Quem não se esforça para mostrar suas melhores qualidades no início de uma relação? A princípio, a maioria das pessoas se preocupa com o bem-estar do seu parceiro, presta atenção nos detalhes e cuida do vínculo que existe dentro da relação. Pouco a pouco, no entanto, a atenção vai diminuindo e a rotina e os costumes começam a entrar em cena.

Dessa forma, um deixa de surpreender e impressionar o outro, de ter me mente aqueles detalhes que geram surpresa e, em algumas ocasiões, as atitudes de carinho perdem importância ou desaparecem. O problema é que essa situação pode constituir o começo de uma queda da qualidade da relação. Vejamos.

Casal no meio de uma briga

Por que é importante prestar atenção no carinho dentro de relações amorosas?

Em geral, ser carinhoso é um dos traços que mais valorizamos nos outros na hora de nos relacionarmos. Segundo pesquisas, essa característica é atraente tanto para homens quanto para mulheres. No entanto, uma vez que já estamos dentro de uma relação amorosa, é comum que deixemos de nos comportar com essa sensibilidade em relação à outra pessoa.

O carinho é fundamental para nos sentirmos satisfeitos em uma relação. Segundo os especialistas, um dos melhores preditores da saúde de uma relação é o que sentimos pelo outro. Não há nada melhor do que sair com alguém que nos entende, nos escuta e nos ajuda a sermos mais felizes na vida.

Salvo quando estamos em uma relação tóxica, o normal é que gostemos de ser um apoio importante para a outra pessoa. A monotonia, no entanto, pode nos levar a abandonarmos a perspectiva que tínhamos no início. Como dizem por aí, quando alcançamos nosso objetivo, ele perde a graça. Mas se quisermos manter uma boa relação, não podemos permitir que esse ditado popular se torne uma realidade.

Por tudo isso, é necessário fazer um esforço consciente e contínuo para manter a qualidade dos nossos relacionamentos.

Como manter o carinho nas relações amorosas

Cultivar o carinho em casal é fundamental para manter um vínculo saudável a longo prazo. A seguir, compartilhamos dois conselhos para fazer isso:

Pratique a aceitação incondicional

Em algumas ocasiões, desejamos secretamente que a outra pessoa mude pra que ela se adapte às nossas expectativas ou desejos e padrões. Ou seja, de algum modo queremos que a pessoa seja diferente do que ela é. O problema é que essa atitude pode nos levar a sentir uma grande frustração, já que o outro não vai agir sempre como esperamos, e na verdade, se agisse deixaria de ser a pessoa que é.

Aprender a gostar do outro como ele é e aceitar sua forma de ser é fundamental se desejamos manter uma relação saudável. Isso não quer dizer que temos que aceitar comportamentos desrespeitosos ou que gerem sofrimento para nós. Existem limites que não podem ser negociados.

Agora, é importante também que tenhamos em mente que a outra pessoa age da melhor maneira que sabe segundo sua própria experiência e capacidades – exceto nas relações tóxicas e de abuso. Em geral, a maioria de nós não age com más intenções. Por isso, o melhor a fazer é compreender e falar sobre aquilo que está nos incomodando.

Ter isso em mente ajuda a alimentar uma atitude de carinho em relação ao outro, inclusive nos momentos mais difíceis.

Casal feliz se abraçando e rindo

Ofereça apoio

Um dos problemas mais frequentes nas relações amorosas, principalmente naquelas que já têm alguns anos de existência, é a escassez de atos que demonstram o amor de um pelo outro. Dessa forma, é fácil que, chegado um certo ponto, um membro da relação possa sentir que o outro não está nem aí, que não se preocupa. Portanto, é importante se assegurar de que a outra pessoa sabe que você está lá para ela.

Segundo a teoria das cinco linguagens do amor, cada indivíduo se sente valorizado de maneira distinta em relação aos demais. Para alguns, o contato físico é o mais importante, para outros, o que os faz se sentirem especiais são as palavras de apoio ou se sentirem ouvidos…

Por essa razão, aumentar o carinho dentro das relações amorosas implica se esforçar para descobrir o que faz a outra pessoa se sentir querida, para tratar de oferecer a ela, na medida do possível e com a frequência adequada.

Claro que essas dicas não são as únicas válidas para melhorar esse aspecto da relação. No entanto, aplicá-las vai trazer benefícios para o casal. No entanto, não podemos nos esquecer de que o mais importante é que exista compromisso, respeito e amor na relação por parte dos membros, e uma consciência de que esforço e cuidado mútuos são necessários.