O desejo de solidão em adolescentes

Solidão e adolescência. Que tema né? Bem, neste artigo vamos falar precisamente sobre isso. Quando esse desejo é normal, e também quando pode ser um sinal de alarme, ocultando uma fonte de sofrimento que realmente é problemática.
O desejo de solidão em adolescentes

Última atualização: 03 setembro, 2022

O desejo de solidão nos adolescentes é natural e até necessário para seu desenvolvimento psicológico. A solidão tem vários efeitos positivos, como ser uma boa ajuda para reforçar a autonomia, além de ter a estranha propriedade de gerar um espaço de reflexão.

No entanto, as relações pessoais também são necessárias e benéficas durante a adolescência; assim, os adolescentes precisam encontrar um equilíbrio entre a vida interior e os relacionamentos que contribuam para a saúde mental.

O que é solidão?

Segundo artigo de Carvajal e Caro (2009), a solidão é “uma experiência conhecida de todos os seres humanos, inerente à necessidade de pertencimento”. Também pode ser definido como “uma experiência subjetiva de falta de conexão com os outros, tanto em termos de quantidade de relações sociais quanto de sua qualidade”.

No entanto, podemos estar cercados por muitas pessoas (quantidade) e nos sentirmos profundamente sozinhos. Então, na realidade, o sentimento de solidão depende em grande parte dessa conexão com os outros, dessa sensação de apoio social percebido.

adolescente desmotivado
O desejo de solidão em adolescentes é comum.

Adolescentes: mais vulneráveis ao sentimento de solidão

Segundo Carvajal e Caro, a adolescência é também uma fase em que estamos especialmente vulneráveis a um sentimento de solidão indesejada ou não procurada. O curioso é que o sentimento de solidão, de uma forma ou de outra, é uma constante em nossa vida adulta, só que de alguma forma aprendemos a administrá-la. Não nos sentimos desconfortáveis em estar sozinhos nem nos sentimos estranhos procurando por isso.

Além disso, os adolescentes são especialmente sensíveis ao desenvolvimento de sentimentos de solidão em comparação com outras faixas etárias. Segundo o Hospital Sant Joan de Dèu de Barcelona, diferentes estudos (como o estudo de Goosby et al., 2013, ou o estudo de Lodder et al., 2016) sugerem que:

  • Entre 21 e 70% dos adolescentes se sentem solitários às vezes.
  • Entre 3 e 22% dos adolescentes experimentam solidão regularmente.

Além disso, também de acordo com o mesmo portal, vários estudos têm descrito como a solidão é um fator de risco para a saúde mental e física.

Mas, ei! Embora se fale muito da solidão como sinônimo de sentimento de solidão, solidão não é o mesmo que sentir-se sozinho e até mesmo desejar a solidão. Neste artigo focamos esse desejo em adolescentes, essa necessidade de estar sozinho, em busca dessa intimidade e desse mundo interno à distância social.

O desejo de solidão em adolescentes: o que está por trás disso?

O desejo de solidão em adolescentes é comum. Nesta fase repleta de mudanças de todos os tipos (físicas, emocionais, sociais…), embora os adolescentes precisem se conectar com os outros e cultivar seus relacionamentos, eles também buscarão momentos de solidão. O que geralmente está por trás dessa necessidade de ficar sozinho?

  • Um desejo de se afirmar.
  • Precisa conhecer a si mesmo.
  • Desejo e necessidade de independência dos pais.
  • Busca e desenvolvimento de sua própria identidade.
  • Necessidade de espaços para pensar e refletir sobre suas coisas.

De acordo com especialistas, passar tempo com seus pensamentos sem distrações sociais também pode ser restaurador, aumentando sua confiança e facilitando o estabelecimento de limites.

Como acompanhar meu filho adolescente em seu desejo de solidão?

Se o seu filho adolescente lhe disse que precisa de momentos para ficar sozinho, ou não o disse diretamente, mas você percebeu essa necessidade, é importante que você possa acompanhá-lo como pai ou mãe. De que forma? Basicamente, respeitando essa necessidade, sem julgar e facilitar para eles terem esses momentos.

Além disso, com ações do dia-a-dia muito básicas, mas que simbolizam muito, como bater na porta antes de entrar no quarto, conversar abertamente com ele, perguntar se ele quer ficar sozinho ou fazer algum plano familiar, etc..

adolescente preocupado
É importante respeitar os momentos de solidão dos adolescentes.

Benefícios da solidão na adolescência

Como dissemos na introdução, a solidão tem múltiplos benefícios, e por isso é importante que os adolescentes possam cultivá-la pouco a pouco. De quais benefícios estamos falando? Por exemplo:

  • A solidão permite pensar, refletir e criar.
  • Oferece um espaço para o adolescente se conhecer.
  • Também permite que você cultive seus interesses e hobbies, descubra o que você gosta…
  • Também favorece a recarga de energias (o contato social e as relações interpessoais são muito boas, mas também podem saturar ou esgotar em determinados momentos).

Adolescentes se sentem menos inibidos quando estão sozinhos

Por outro lado, a solidão também ajuda os adolescentes a descobrir novos interesses e ideias sem se preocupar com as opiniões dos outros; isso foi revelado por um estudo de 2006, no qual pesquisadores concluíram que os adolescentes se sentem menos inibidos quando estão sozinhos.

Então, se seu filho adolescente quer ficar sozinho, e a menos que ele tenha alguma preocupação ou problema que o faça querer essa solidão (é aí que você terá que cavar um pouco), não tenha medo. Lembra que…

“Em muitos momentos, sua única companhia será ele mesmo, e ele precisa começar a crescer e se sentir seguro nessa condição.”


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  • Goosby et al. (2013). Adolescent loneliness and health in early adulthood. Sociology.
  • Larson, R. (2006). The Emergence of Solitude as a Constructive Domain of Experience in Early Adolescence. Child Development. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1997.tb01927.x
  • Lodder, G. M. A., Goossens, L., Scholte, R. H. J., Engels, R. C. M. E., & Verhagen, M. (2016). Adolescent loneliness and social skills: Agreement and discrepancies between self-, meta-, and peer-evaluations. Journal of Youth and Adolescence, 45(12), 2406–2416. https://doi.org/10.1007/s10964-016-0461-y

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