O método Maudsley: o tratamento familiar da anorexia nervosa adolescente

20 Agosto, 2020
O método Maudsley é uma terapia familiar manualizada e respaldada empiricamente para o tratamento da anorexia nervosa na adolescência. Ao contrário de outras abordagens, ele elimina a culpa da família ou do paciente pelo transtorno.
 

O Método Maudsley é uma terapia familiar com foco na anorexia para menores de 18 anos. Foi criada por Christopher Dare e seus colegas no Hospital Maudsley, em Londres.

A anorexia nervosa (AN) foi reconhecida pela primeira vez há mais de 125 anos. Esse distúrbio ainda confunde os pacientes e suas famílias e deixa os médicos perplexos. Os tratamentos geralmente são eficazes para restaurar o peso.

No entanto, podem ser prejudiciais para a vida familiar, social e educacional do adolescente. Além disso, a restauração do peso por si só não é suficiente para a recuperação; portanto, as recaídas costumam ser comuns.

O método Maudsley para AN é um modelo ambulatorial bem-sucedido e uma alternativa aos caros programas de internação que foram discutidos no Maudsley Hospital.

Este modelo se esforça para alcançar a normalização do peso e restaurar a trajetória de desenvolvimento do adolescente.

Mulher com anorexia

O método Maudsley para o tratamento da anorexia adolescente

Poucos ensaios clínicos controlados foram realizados para explorar tratamentos ambulatoriais eficazes para adolescentes com anorexia. No entanto, embora a pesquisa não tenha sido extensa, relatórios publicados recentemente sobre o tratamento de AN em adolescentes têm sido muito encorajadores quanto à eficácia do Método Maudsley.

 

Uma revisão de todas as pesquisas realizadas pelo instituto NICE na Inglaterra concluiu que todos os serviços de saúde deveriam usar a terapia familiar com foco na anorexia como prioridade. O método Maudsley, portanto, surge como uma excelente opção de tratamento. A terapia é manualizada e também explicada em alguns livros dirigidos aos pais.

Além disso, o método Maudsley também visa corrigir atribuições errôneas de culpa pela doença do paciente. Ou seja, nem os pais nem o adolescente são responsáveis ​​pelo transtorno alimentar. Portanto, é adotada uma abordagem teoricamente agnóstica da etiologia desse transtorno.

Fases do Método Maudsley

O método Maudsley avança por meio de três fases claramente definidas que geralmente ocorrem dentro de 15-20 sessões de tratamento durante um período de aproximadamente 12 meses.

Fase I: restauração do peso

Na Fase I, também conhecida como a fase de restauração do peso, o terapeuta foca nos perigos da desnutrição grave associada à AN. Sintomas como hipotermia, alterações no hormônio do crescimento, disfunção cardíaca ou alterações cognitivas e emocionais são tratados.

O padrão típico de interação familiar e os hábitos alimentares também são avaliados. O terapeuta fará todo o possível para ajudar os pais em sua tentativa conjunta de restaurar o peso do adolescente. A maior parte dessa primeira fase do tratamento é realizada treinando os pais para o sucesso na restauração do peso.

A relação com os irmãos ou colegas também é muito importante. Ajuda o adolescente a formar relacionamentos mais fortes e adequados à idade, em vez de estar “envolvido” somente em um relacionamento parental.

 

Fase II: devolvendo ao adolescente o controle sobre a sua alimentação

Esta fase do tratamento se concentra em encorajar os pais a ajudar os seus filhos a ter mais controle sobre a alimentação. Embora os sintomas permaneçam centrais nas discussões entre o terapeuta e a família, o ganho de peso é encorajado com o mínimo de estresse.

Além disso, são abordados outros problemas ou dificuldades gerais de relacionamento familiar. As preocupações do dia a dia que a família teve que adiar podem ser trazidas para análise agora. Acima de tudo, é analisado o efeito que alguns problemas têm na tarefa de garantir um ganho de peso constante.

Fase III: estabelecer uma identidade adolescente saudável

A fase III começa quando o adolescente consegue manter o seu peso aproximadamente em 95% do peso ideal e a inanição diminuiu.

A abordagem do tratamento começa a mudar para a análise do impacto que a AN tem sobre o indivíduo. É preciso estabelecer uma identidade adolescente saudável. Isso implica uma revisão dos problemas centrais da adolescência e inclui o apoio a uma maior autonomia pessoal do adolescente.

Além disso, trabalha-se o desenvolvimento de limites parentais adequados, bem como a necessidade de os pais reorganizarem a sua vida em conjunto após a possível partida dos filhos.

Sessão de terapia com adolescente
 

A promessa do método Maudsley

Em resumo, a abordagem de Maudsley é muito promissora para a maioria dos adolescentes que estiveram doentes por um período relativamente curto (ou seja, menos de 3 anos).

Esse tratamento baseado na família pode prevenir a hospitalização e auxiliar o adolescente na recuperação, desde que os pais sejam vistos como um recurso e tenham permissão para desempenhar um papel ativo no tratamento.