O ponto de inflexão ou como pequenas mudanças levam a grandes transformações
Um ponto de inflexão marca uma mudança definitiva em alguma situação. Na verdade, é um conceito que vem da matemática e se refere àquele lugar onde uma curva muda o sinal de sua inclinação. A partir dessa perspectiva, é definido como um ponto onde a linha tangente é perfeitamente horizontal.
No entanto, no âmbito da sociologia, o conceito de ponto de inflexão tem sido usado com outras conotações. Em particular, esse fenômeno foi estudado pelo sociólogo Malcolm Gladwell e ele encontrou múltiplas dimensões envolvidas nele.
Em termos gerais, Gladwell define o ponto de inflexão como aquele momento em que uma tendência se torna um fenômeno viral, ou massivo em sentido estrito. Isso ocorre em diferentes campos, incluindo a economia, a política e a cultura. Vamos ver do que se trata este conceito interessante.
“O ponto de inflexão é aquele momento mágico em que uma ideia, tendência ou comportamento social cruza um limite, se inclina e se espalha como um incêndio.”
-Malcolm Gladwell-
O ponto de inflexão
O que Malcolm Gladwell fez foi estudar detalhadamente os fatores que tornam possível o surgimento do ponto de inflexão. Como é que algo ganha influência e depois se torna uma realidade massiva? Que fatores influenciam isso?
Com base em perguntas como essas, Gladwell estabeleceu um conjunto de princípios que tornam possível o The Tipping Point. São os seguintes.
A regra 80/20
A regra 80/20 é um velho princípio de que 20% dos fatores determinam os 80% restantes. No caso do ponto de inflexão tem a ver com o fato de que são algumas pessoas-chave (20%) que impulsionam e trazem mudanças para outras (80%).
Portanto, algo se torna massivo não de forma linear, mas pelo efeito de ações realizadas por pessoas-chave. Elas são o que no mundo da epidemiologia são conhecidos como “supercontagiadores “, ou seja, pessoas que possuem um potencial de difusão muito amplo.
A ação dos conectores
Conectores são pessoas que possuem uma ampla rede de relações sociais , mesmo que sejam supérfluas. Em termos de difusão, parece melhor ter uma ampla rede de contatos superficial do que uma rede de contatos mais profunda. Os conectores têm “laços fracos”, mas contam muito para viralizar uma realidade.
Os Mavens ou especialistas
Especialistas, que Gladwell chama de Mavens, são especialistas com a capacidade de capturar informações relevantes e enriquecê-las. Como tal, eles não têm uma rede social ampla para divulgar suas ideias. No entanto, aqueles que têm muitos relacionamentos costumam usar esses Mavens como fontes de informação e, portanto, sua influência é muito grande.
O inovador e marcante
De acordo com Malcolm Gladwell, para que uma ideia chegue ao ponto de inflexão, ela deve oferecer algo novo e marcante. Não basta que existam agentes que a espalhem. Essa ideia ou conceito que é promovido deve ter seu próprio “atrativo”, algo que o faça se destacar da média.
O contexto e as circunstâncias: pequenas ações, grandes mudanças
Gladwell descobriu que o ponto de inflexão não é alcançado por grandes ações. O que conta é sim a soma de muitas ações menores. Isso é realmente o que é então traduzido como viralidade.
Nesta ordem de ideias, as circunstâncias externas influenciam nossos comportamentos individuais. Por exemplo, em um contexto de insegurança social, as pessoas tenderão a desenvolver muitas pequenas ações de desconfiança.
Da mesma forma, Gladwell aponta a importância de modificar pequenas realidades para produzir um impacto que se torne massivo. Ele cita como exemplo a criminalidade em Nova York nos anos 1980. Um fator que conseguiu derrotá-la foi tornar a evasão de pagar a passagem do metrô um crime punível. Ao punir efetivamente aquele crime menor, os crimes mais graves começaram a ser reduzidos. Assim, um ponto de inflexão foi gerado.
Viralizar e “desviralizar”
Todas essas premissas foram aplicadas no mundo comercial. Nesse sentido, Gladwell destacou que nessa área, assim como na política, a técnica de espalhar conteúdo como se fossem boatos funciona, aplicando três etapas:
- Fale sobre uma ideia ou um produto, em termos de boato. Nenhum detalhe é dado, mas apenas o interesse é despertado.
- De repente, ofereça os detalhes que faltam. Isso cria um grande impacto.
- Introduza o conteúdo do boato nas conversas cotidianas, tanto quanto possível.
Tudo isso se aplica tanto no marketing quanto em muitas áreas diferentes. O próprio Gladwell propôs a ideia de aplicá-lo com o objetivo de reduzir o consumo de tabaco e suicídios entre adolescentes. Assim, essas premissas e essas técnicas não servem apenas para viralizar uma realidade, mas também para “desviralizá-la”. É disso que trata o conceito de ponto de inflexão.
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- Castañeda, A. (2013). Un acercamiento a la construcción social del conocimiento: Estudio de la evolución didáctica del punto de inflexión (Doctoral dissertation).
- Gladwell, M. (2016). El punto de inflexión. Cómo hacer una gran diferencia con cosas muy pequeñas . Flammarion.
- Ramos-Serrano, M. (2007). Comunicación viral y creatividad. Revista Creatividad y Sociedad, 11, 202-226.