O que as mulheres acham atraente em um homem?

O que as mulheres acham atraente em um homem nem sempre tem a ver com a aparência física ou com o poder. Descubra quais são os traços que tornam um homem irresistível.
O que as mulheres acham atraente em um homem?

Última atualização: 14 abril, 2022

Alguns homens não têm exatamente a beleza de Apolo, mas, ainda assim, são muito atraentes para as mulheres. Eles chamam a atenção por onde passam e sempre acabam ficando com a mais bonita, ou com a mais popular. Não é que eles tenham mais dinheiro ou mais poder, mas sim que emanam uma atratividade que é difícil de descrever. E de resistir.

Os especialistas no tema da sedução indicam que esses homens têm três características que dobram até mesmo as mais difíceis das mulheres. Aqui, vamos contar quais são os segredos desses feios tão bonitos.

1. Estilo e porte

Mulher conversando com homem no trabalho

A maneira como um homem se apropria do espaço e se move por ele com fluidez transmite uma mensagem inconsciente sobre ele. Homens com gestos lentos, calculados e firmes dizem, por meio da sua atitude, que têm tudo sob controle. Trata-se de um estilo que transmite confiança suficiente para que se queira explorar novos níveis na relação com esses homens.

O mesmo vale para o porte. Homens que se sentem confortáveis consigo mesmos aproveitam a sua altura, independentemente de serem muito baixos ou muito altos. Os altos adotam uma espécie de condescendência nos seus gestos, o que faz com que pareçam extremamente amáveis. Enquanto isso, os mais baixos mantêm as costas retas, o que traz uma elegância extra. Geralmente também levantam o queixo ao falar, adotando assim uma postura de certa autoridade.

Em ambos os casos, o que é atraente nesses homens é a segurança que projetam. Assim, eles carregam uma aura especial que convida ao estreitamento dos laços com eles.

2. Tato

A palavra tato designa tanto o sentido da percepção através da pele quanto a prudência e moderação nas palavras e ações. Os feios bonitos têm esse sentido bastante desenvolvido, em ambos os significados.

Vários estudos comprovaram que o contato físico, por mínimo que seja, cria laços inconscientemente muito fortes entre as pessoas. Para o bem e para o mal. Por exemplo, um estranho que nos empurra no ônibus dificilmente se tornará nosso amigo. Enquanto isso, aquele que nos pede licença ou toca delicadamente para abrir passagem, ganha uma boa quantidade de pontos.

Os especialistas indicam que existe um ponto “politicamente correto” do corpo feminino. Ou seja, um ponto que os homens com tato tocarão sem medo. Trata-se de toda a área ao redor dos cotovelos. Assim, durante uma conversa, se o homem tocar essa área por dois ou três segundos, ele terá estabelecido um contato que fará com que a mulher se sinta bem.

Algo diferente acontece se o homem decidir tocar a sua interlocutora nas costas. Isso se sente como um gesto um pouco masculino, mais próprio para ser usado entre dois homens. É também um gesto com um pouco de condescendência ou comiseração. Por outro lado, tocar a cintura é muito ousado, assim como segurar pelas mãos. E, no ombro, nem é preciso falar: seria algo para os companheiros de um time de futebol.

3. Gestos defensivos

homem olhando para sua parceira

Os feios irresistíveis aceitam a si mesmos, mantendo o medo sob controle e sendo abertos a se relacionar com os outros. Isso se reflete também nos seus gestos. Assim, você nunca vai vê-los adotando atitudes defensivas, tais como cruzar os braços durante uma conversa, ou com as mãos nos bolsos enquanto caminham. Ambos os gestos refletem uma falta de segurança e uma necessidade de se esconder.

Ao contrário, esses sedutores tendem a exibir dois gestos distintos. Eles geralmente olham nos olhos, diretamente. Eles não desviam o olhar. Mas atenção: isso não deve ser confundido com olhar sem piscar, de forma gelada e incisiva. De fato, isso assusta as mulheres. Além disso, esse tipo de olhar não reflete segurança, mas sim imponência.

O outro gesto característico é um sorriso moderado. Se rirem demais, parecerão bobos. Se rirem muito pouco, lembrarão um monge. Os feios bonitos sorriem de forma genuína. Ou seja, quando acham algo engraçado ou quando querem ser agradáveis abertamente. Além disso, eles sorriem lentamente. Demoram alguns segundos no gesto. E, para as mulheres, isso faz com que pareçam misteriosos e encantadores.

4. E quanto à aparência física?

Várias pesquisas descobriram que a aparência física também é relevante para determinar o que as mulheres acham atraente em um homem. Mas, sem dúvida, as descobertas vão te surpreender. Afinal, descobriu-se que o comprimento das pernas é um dos pontos-chave.

Assim, as mulheres parecem se sentir mais atraídas por homens cujos membros inferiores são ligeiramente maiores que a metade de sua altura total. Por outro lado, ter cotovelos e joelhos localizados bem no meio dos membros correspondentes também aumenta a atratividade dos pretendentes.

Outros dados menos surpreendentes são o de que as mulheres preferem homens mais altos que elas e os que têm barba. Esses dois traços geralmente estão associados à masculinidade e fazem os homens parecerem melhores parceiros em potencial aos olhos das mulheres.

Assim, conforme você pode ver, embora não esteja ao nosso alcance modificar a nossa anatomia, há muitos pontos dos quais podemos cuidar para nos tornarmos mais atraentes. Sua atitude é um reflexo da sua personalidade, e é isso que, de fato, faz alguém se tornar apaixonante. Por isso, trabalhe para ser a melhor versão de si mesmo.

Pode interessar a você...
Por que as mulheres sentem atração por homens com barba?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Por que as mulheres sentem atração por homens com barba?

Não tem a ver com a moda e nem com estilos masculinos. Falamos do fato de que as mulheres gostam dos homens com barba. Por que isso acontece?



  • Dixson, B. J. W., Sulikowski, D., Gouda‐Vossos, A., Rantala, M. J., & Brooks, R. C. (2016). The masculinity paradox: facial masculinity and beardedness interact to determine women’s ratings of men’s facial attractiveness. Journal of Evolutionary Biology29(11), 2311-2320.
  • Versluys, T. M., Foley, R. A., & Skylark, W. J. (2018). The influence of leg-to-body ratio, arm-to-body ratio and intra-limb ratio on male human attractiveness. Royal Society open science5(5), 171790.
  • Yancey, G., & Emerson, M. O. (2016). Does height matter? An examination of height preferences in romantic coupling. Journal of Family Issues37(1), 53-73.