O que é produtividade consciente?
Você está trabalhando e faz uma pausa de cinco minutos para comer alguma coisa. Você volta ao seu posto, mas quer esticar um pouco as costas; você volta a trabalhar de novo, mas os quatro minutos que dura o vídeo que te chama a atenção não prometem tirar muito tempo… Sem perceber, a jornada acabou e você sente uma angústia porque hoje não foi muito produtivo.
A sequência de eventos é familiar para você? Não se preocupe, a produtividade consciente não é fácil. Você já ouviu falar desse conceito?
O tempo é um dos bens mais preciosos da sociedade e da economia, ele nos afeta, subjetivamente, em todas as áreas. Porém, durante décadas, surgiu no mundo do trabalho a ideia de que muito pode ser feito em muito pouco tempo, mesmo que isso signifique trabalhar horas extras não remuneradas. Não é incomum almoçar ou jantar trabalhando em frente à tela do computador.
Podemos não conseguir nos concentrar no nosso trabalho, seja por uma tendência a procrastinar, por estarmos tristes ou por sermos vítimas de preguiça, cuja verdadeira causa é talvez desconhecida para nós. Agora, nesses tipos de contextos, é possível nos focar no trabalho?
Fadiga cerebral
Permitir que o cérebro descanse é necessário para que ele funcione. Respeitando os horários das refeições, exercícios, horários de trabalho, etc., você estará um pouco mais perto de atingir a homeostase emocional, fundamental para o descanso mental.
É fácil falar, outra coisa é colocar em prática, não é? No entanto, tenha em mente o seguinte: a atividade mais importante para manter uma mente e um corpo saudáveis é dormir bem, pois um cérebro cansado é um cérebro que funciona mal; a sonolência se tornará em um problema grande, a dívida de sono deve ser evitada a todo custo.
Produtividade consciente
O exposto acima é descrito em termos da produtividade exigida por um emprego e uma carreira acadêmica, de acordo com a demanda e o mercado que os condiciona. No entanto, a produtividade consciente também pode ser aplicada na vida pessoal; ou seja, naquilo que realmente queremos, como ter melhor condição física, ser autodidata, empreendedor, etc.
Atenção consciente
Para atingir a produtividade consciente é necessário trabalhar a atenção consciente, já que esse aspecto psicológico é o seu pilar.
A importância de focalizar somente em tarefas específicas, concentrando-se em si mesmo como objeto de atenção, reside em fazer uma análise do que somos, do que nos falta, do que sentimos e do que realmente queremos.
Quando temos clareza sobre o que queremos, podemos falar de atenção plena e consciente, que deve ser constantemente nutrida, com prudência e calma, pelo autoreconhecimento próprio, pelo reconhecimento dos outros e pelo mundo que nos rodeia.
Focar
Uma vez que a atenção consciente tenha sido trabalhada ou treinada para interagir com o mundo, podemos nos concentrar no que queremos, um estágio essencial para alcançar a produtividade consciente. Independentemente do dever que temos com o trabalho, os estudos, a vida, etc., não devemos perder o foco do que realmente queremos.
Devemos ter em mente esta fórmula: “o que somos + o que sentimos + o que nos falta + o que realmente queremos”. Se um desses quatro itens estiver faltando, é mais provável que você perca o foco e, portanto, a atenção plena, o que significa “adeus à produtividade consciente!”
Homeostase emocional
Depois que as etapas acima forem executadas, provavelmente nos sentiremos mais capacitados para controlar as emoções. Por isso, será mais fácil conseguir a homeostase emocional, pois quem não compreende suas emoções está condenado ao desprazer.
Se este for o seu caso, lembre-se de que você sempre pode pedir a ajuda de um profissional.
Fundamentos da produtividade consciente
Produtividade consciente é a abordagem sustentável que alcançamos em um determinado tempo para cumprir nossos objetivos, sejam eles econômicos, acadêmicos, de bem-estar e regulação emocional; Além disso, os seguintes aspectos são necessários para manter a produtividade consciente:
- O modo
- O propósito
- O porquê
A filosofia tem lidado com essas questões há séculos; Agora, é difícil para alguém alcançar uma produtividade consciente sem assumir o desafio de respondê-las por conta própria.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Echevarria, G. (2019). Productividad consciente para profesionales: aumenta al máximo tu eficiencia personal y laboral en una semana, aprende a gestionar tu tiempo. Amazon Digital Services LLC- KDP Print US.
- Marvel, M.; Rodríguez, C. & Núñez, M. (2011). La productividad desde una perspectiva humana: Dimensiones y factores. Intangible Capital, 7(2), 549-584. https://acortar.link/lEzBln
- Sánchez, B. (2020). Cerebro productivo: Herramientas de neurociencia para ser más efectivos y lograr mayor bienestar. LID Editorial.