O que é produtividade consciente?

A produtividade consciente requer ou precisa de certas condições. Você quer saber o que pode fazer para alcançá-la? Descubra nesse artigo!

Última atualização: 30 Novembro, 2021

Você está trabalhando e faz uma pausa de cinco minutos para comer alguma coisa. Você volta ao seu posto, mas quer esticar um pouco as costas; você volta a trabalhar de novo, mas os quatro minutos que dura o vídeo que te chama a atenção não prometem tirar muito tempo… Sem perceber, a jornada acabou e você sente uma angústia porque hoje não foi muito produtivo.

A sequência de eventos é familiar para você? Não se preocupe, a produtividade consciente não é fácil. Você já ouviu falar desse conceito?

O tempo é um dos bens mais preciosos da sociedade e da economia, ele nos afeta, subjetivamente, em todas as áreas. Porém, durante décadas, surgiu no mundo do trabalho a ideia de que muito pode ser feito em muito pouco tempo, mesmo que isso signifique trabalhar horas extras não remuneradas. Não é incomum almoçar ou jantar trabalhando em frente à tela do computador.

Podemos não conseguir nos concentrar no nosso trabalho, seja por uma tendência a procrastinar, por estarmos tristes ou por sermos vítimas de preguiça, cuja verdadeira causa é talvez desconhecida para nós. Agora, nesses tipos de contextos, é possível  nos focar no trabalho?

Mulher trabalhando a noite

Fadiga cerebral

Permitir que o cérebro descanse é necessário para que ele funcione. Respeitando os horários das refeições, exercícios, horários de trabalho, etc., você estará um pouco mais perto de atingir a homeostase emocional, fundamental para o descanso mental.

É fácil falar, outra coisa é colocar em prática, não é? No entanto, tenha em mente o seguinte: a atividade mais importante para manter uma mente e um corpo saudáveis é dormir bem, pois um cérebro cansado é um cérebro que funciona mal; a sonolência se tornará em um problema grande, a dívida de sono deve ser evitada a todo custo.

Produtividade consciente

O exposto acima é descrito em termos da produtividade exigida por um emprego e uma carreira acadêmica, de acordo com a demanda e o mercado que os condiciona. No entanto, a produtividade consciente também pode ser aplicada na vida pessoal; ou seja, naquilo que realmente queremos, como ter melhor condição física, ser autodidata, empreendedor, etc.

Atenção consciente

Para atingir a produtividade consciente é necessário trabalhar a atenção consciente, já que esse aspecto psicológico é o seu pilar.

A importância de focalizar somente em tarefas específicas, concentrando-se em si mesmo como objeto de atenção, reside em fazer uma análise do que somos, do que nos falta, do que sentimos e do que realmente queremos.

Quando temos clareza sobre o que queremos, podemos falar de atenção plena e consciente, que deve ser constantemente nutrida, com prudência e calma, pelo autoreconhecimento próprio, pelo reconhecimento dos outros e pelo mundo que nos rodeia.

Focar

Uma vez que a atenção consciente tenha sido trabalhada ou treinada para interagir com o mundo, podemos nos concentrar no que queremos, um estágio essencial para alcançar a produtividade consciente. Independentemente do dever que temos com o trabalho, os estudos, a vida, etc., não devemos perder o foco do que realmente queremos.

Devemos ter em mente esta fórmula: “o que somos + o que sentimos + o que nos falta + o que realmente queremos”. Se um desses quatro itens estiver faltando, é mais provável que você perca o foco e, portanto, a atenção plena, o que significa “adeus à produtividade consciente!”

Homem pensando em produtividade consciente

Homeostase emocional

Depois que as etapas acima forem executadas, provavelmente nos sentiremos mais capacitados para controlar as emoções. Por isso, será mais fácil conseguir a homeostase emocional, pois quem não compreende suas emoções está condenado ao desprazer.

Se este for o seu caso, lembre-se de que você sempre pode pedir a ajuda de um profissional.

Fundamentos da produtividade consciente

Produtividade consciente é a abordagem sustentável que alcançamos em um determinado tempo para cumprir nossos objetivos, sejam eles econômicos, acadêmicos, de bem-estar e regulação emocional; Além disso, os seguintes aspectos são necessários para manter a produtividade consciente:

A filosofia tem lidado com essas questões há séculos; Agora, é difícil para alguém alcançar uma produtividade consciente sem assumir o desafio de respondê-las por conta própria.

Pode interessar a você...
O que a neurociência diz sobre a procrastinação?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O que a neurociência diz sobre a procrastinação?

A procrastinação é uma questão que também tem sido abordada pela neurociência. Quais seriam as possíveis soluções para evitá-la?



  • Echevarria, G. (2019). Productividad consciente para profesionales: aumenta al máximo tu eficiencia personal y laboral en una semana, aprende a gestionar tu tiempo. Amazon Digital Services LLC- KDP Print US.
  • Marvel, M.; Rodríguez, C. & Núñez, M. (2011). La productividad desde una perspectiva humana: Dimensiones y factores. Intangible Capital, 7(2), 549-584. https://acortar.link/lEzBln
  • Sánchez, B. (2020). Cerebro productivo: Herramientas de neurociencia para ser más efectivos y lograr mayor bienestar. LID Editorial.