O que é um estereótipo?

Um estereótipo é uma generalização exagerada do que uma pessoa ou grupo de pessoas é ou acredita-se ser com suas características, comportamentos, habilidades ou qualidades. Neste artigo, queremos falar sobre o papel que desempenha e como funciona.
O que é um estereótipo?
Gema Sánchez Cuevas

Revisado e aprovado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 27 janeiro, 2023

O conceito de estereótipo está se tornando cada vez mais relevante na sociedade. Nós os repetimos ou repudiamos, mas raramente paramos para analisar o que é um estereótipo. “ Mulher não sabe dirigir ”, “ homem não chora ”… vivemos cercados por eles e também por batalhas que lutam para erradicá-los.

Um estereótipo  é “Concepção baseada em ideias preconcebidas sobre algo ou alguém, sem o seu conhecimento real, geralmente de cunho preconceituoso ou repleta de afirmações gerais e inverdades.” Etimologicamente, vemos que a palavra é composta pelas raízes gregas στερεός (stereós), que significa ‘sólido’, e τύπος (týpos), que se traduz como ‘ impressão ‘ ou ‘molde’.

Nos tempos antigos, um estereótipo era a placa que era usada para imprimir textos ou palavras de forma que as letras não se deslocassem do lugar. Essas placas eram rígidas e eram as que facilitavam a reprodução em massa de textos. Hoje, essas placas não existem mais e o uso do termo metaforicamente criou um segundo conceito.

Neste artigo estudaremos a definição e as diferentes manifestações de estereótipos no nosso dia-a-dia. Vamos nos concentrar no mundo da publicidade, no qual encontramos um número muito alto de estereótipos.

Menina e menino olhando um para o outro pensando em estereótipos

Estereótipos: positivos ou negativos?

Um estereótipo é uma generalização ou percepção exagerada do que uma pessoa ou grupo de pessoas poderia ser ou acredita-se ser com suas características, comportamento, habilidades ou qualidades. Os estereótipos são construídos socialmente e é com educação e estilo de vida que eles são transformados ou fortalecidos.

O estereótipo está relacionado à percepção do “outro”. Assim, os estereótipos podem ser positivos ou negativos, mas são sempre generalizações. Dessa forma, embora alguns contenham parte da verdade, oferecem uma visão distorcida da realidade. Principalmente porque ampliam ou absolutizam características específicas e as aplicam para identificar e caracterizar indivíduos estereotipados em uma categoria inteligível.

Isso leva a alguns estereótipos que se relacionam a rótulos pejorativos ou depreciativos que levam a atitudes indesejáveis, como discriminação e intolerância. Assim, os estereótipos podem alimentar a intolerância e o racismo.

Como funcionam os estereótipos?

Existem três componentes que nos permitem compreender como funcionam os estereótipos. Esses três componentes podem aparecer juntos ou individualmente.

  • Componente cognitivo: permite reconhecer um estereótipo graças ao conhecimento prévio que temos sobre ele. Podemos identificar e reconhecer certos grupos.
  • Componente afetivo: os sentimentos que experimentamos em relação a esse estereótipo entram em jogo aqui.
  • Componente comportamental: em todo estereótipo há um componente que envolve colocar em prática ações relacionadas aos sentimentos que experimentamos diante de determinados estereótipos. Um exemplo seria negar um emprego a alguém por pertencer a um determinado grupo.
Bonecos representando uma situação de discriminação

Usando o estereótipo na publicidade

Os estereótipos na publicidade são imagens usadas para representar diferentes grupos de pessoas em anúncios. Quando as marcas tentam aumentar as vendas, muitas vezes tendem a apresentar concepções simplistas ou errôneas sobre grupos de pessoas que não levam em consideração as particularidades de cada indivíduo dentro daquele grupo.

Dessa forma, as marcas que usam estereótipos em suas estratégias de marketing devem ter cuidado, pois podem comunicar a mensagem errada:

  • As características de um público-alvo são simplificadas.
  • As particularidades das pessoas dentro do público-alvo também são desconhecidas.
  • As audiências podem ser segmentadas com base em preconceitos incorretos.
  • Os papéis sociais existentes são reforçados.

Um exemplo disso é a publicidade que se baseia em papéis de gênero. O homem deve ser forte e equilibrado, enquanto a mulher é um ser superficial ou terno com grande instabilidade emocional. Anúncios de creme são para mulheres, anúncios de carros são para homens. O mesmo acontece com as crianças, os idosos ou as zonas rurais.

No entanto, se analisarmos a situação atual, podemos ver que, embora os estereótipos tenham sido amplamente utilizados em outros períodos, o cenário digital está se transformando.

A sociedade tornou-se mais crítica em relação às peças publicitárias que as marcas produzem. Por isso, é cada vez mais comum ver anúncios que fogem dos estereótipos ou os utilizam para mostrar que outros estilos de vida são possíveis.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.