O que motiva um atleta?

Ganhar troféus, superar a si mesmo ou demonstrar suas habilidades para os outros: qual é a força motriz dos esportistas em geral? A raiz da motivação nessa área é um aspecto com muitas questões esclarecidas a seguir.
O que motiva um atleta?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 08 junho, 2023

Serena Williams, Lionel Messi, Rafael Nadal e Usain Bolt. Muitas dessas pessoas são consideradas extraordinárias por suas realizações, capacidade de se destacar e habilidades excepcionais. Assim como eles, o que motiva um atleta? De onde eles tiram esse talento para alcançar marcos tão incríveis? Alguém pode aplicar essa mesma abordagem psicológica para atingir objetivos?

Se existem figuras que exemplificam o poder do comportamento motivado, são os atletas. Não é fácil encontrar esse impulso interior, esse impulso brilhante que os impede de desistir e os encoraja a levar as suas condições físicas ao limite. Se tiverem sucesso, a chave é sempre treinar a mente, fornecer ao cérebro grandes doses de paixão, direção e entusiasmo.

Agora, como fazer? Como nutrir a motivação para que ela não diminua com o passar dos dias? É o que, a seguir, este texto expõe.

«A força não vem da capacidade física. Vem de uma vontade indomável.”

-Mahatma Gandhi-

O que é essa coisa chamada “motivação”?

Uma definição simples de motivação seria um comportamento enérgico e persistente orientado para um objetivo. Graças a essa força interna, os comportamentos são iniciados e direcionados para objetivos específicos, de forma estável ao longo do tempo, sem esmorecer ou perder o desejo. Mas para que essa dimensão ganhe forma, não basta apenas “querer alguma coisa”; outros componentes mais atômicos são necessários.

A revista Motivation and Emotion compartilhou um artigo que destaca uma série de processos psicológicos que estimulam o comportamento motivado; estes são os seguintes:

  • Fator emocional: ilusões, desejos, anseios.
  • Variável social: ambiente, cultura, valores, referências inspiradoras.
  • Elemento cognitivo: pensamentos e/ou ideias que contamos a nós mesmos e catalisam a realização de um objetivo.
  • Variável biológica: dopamina, serotonina ou adrenalina orquestram esses comportamentos motivados.

Da mesma forma, no mundo do esporte, a motivação é fundamental porque , graças a esse impulso interno, o atleta maximiza seus esforços para enfrentar a fadiga, a dor ou a ansiedade. Só uma mente impregnada desse filtro psicológico conseguirá alinhar seu estilo de vida em sintonia com os objetivos que almeja alcançar.

Alpinistas representando o que motiva um atleta
A motivação sustentada ao longo do tempo nos permite alcançar grandes alturas e realizações pessoais.

O que motiva um atleta?

O que faz um atleta sacrificar muitas áreas de sua vida por aquela disciplina em que treina e compete? O que torna um atleta capaz de suportar tanto sofrimento? Costuma-se dizer que esses homens e mulheres são feitos de outro material, mas na realidade essa liga que os move e impulsiona não passa de entusiasmo, desejo e ilusões.

O que motiva um atleta são áreas específicas que a ciência vem estudando há muito tempo. Essas áreas são detalhadas a seguir.

Somente atletas orientados pela motivação intrínseca alcançam o sucesso.

Metas (motivação extrínseca)

Em um estudo publicado na revista Motivation in Sport Settings, ele defende o papel das metas na motivação esportiva. A motivação extrínseca, entendida como o desejo de obter recompensas externas, é um dos pilares do esporte. Nela são configurados os seguintes aspectos:

  • Ganhar prêmios.
  • Ganhar competições.
  • Obter reconhecimento.
  • Alcançar benefício econômico.
  • Necessidade de se conformar às expectativas dos outros.
  • Evitar “punições” como desapontar o treinador, o ambiente e os torcedores, por exemplo.

Paixão e autoaperfeiçoamento (motivação intrínseca)

A motivação extrínseca oferece reforços valiosos, mas é a motivação intrínseca que fornece direção e leva o atleta ao sucesso. A Clarkson University, em Nova York, enfatiza que essa dimensão ativa a pessoa para fins não instrumentais, sendo o mero prazer, ilusão e prazer por uma tarefa, que orienta um determinado comportamento.

Na realidade, qualquer atleta que direcione seus esforços em maior grau com base na motivação intrínseca reduzirá significativamente sua ansiedade. Com isso, ele deixa cair muitas pressões externas e dá prioridade à esfera interna.

Dessa forma, o que motiva um atleta do ponto de vista intrínseco, geralmente são os pontos listados abaixo:

  • Desejo de superar a si mesmo.
  • Prazer de vencer outros adversários.
  • Paixão inata por aquele esporte em particular.
  • Memórias familiares e pessoais associadas a essa atividade desportiva.
  • Sentindo autoeficácia, percebendo competência e bom domínio para aquele esporte.
  • Divertido, experimentando sensações intensas e uma descarga de adrenalina.
  • O que motiva um atleta também é o prazer estético. Estar ao ar livre, ver uma cena como um campo de futebol, uma quadra de basquete, um carro de corrida, etc. O esporte também é espetáculo e isso é motivador.
Jogadores de futebol simbolizando o que motiva um atleta
A motivação de um atleta requer lembrar os motivos pelos quais ele se esforça todos os dias.

Como se reforça a motivação desportiva?

São muitos os atletas que, quase sem saber como, perdem a motivação. O desempenho cai, eles param de treinar, perdem o foco, a dedicação e até a vontade. O comportamento motivado é um mecanismo interno não estável e menos automático. Não basta “ter vontade” para que esta dimensão surja.

Por esse motivo, os psicólogos esportivos são tão críticos nesse ambiente competitivo. Graças a esses números, o atleta recupera aquela energia interna perdida e aquelas bases para se reerguer para dar o melhor nas competições. Qual é a maneira de alimentar a motivação perdida? Anote.

Quando o atleta perde a motivação, ele deve estabelecer metas simples, de curto prazo, que sejam positivas e enriquecedoras.

1. Cuide da saúde mental

A Universidade de Limerick destaca a importância de cuidar da saúde mental dos atletas em todos os momentos. A motivação diminui e se desgasta se houver depressão, transtorno de ansiedade ou trauma. Embora algumas pessoas vejam o esporte como um canal para curar seus problemas emocionais, nem todas percebem um benefício claro ou estável ao longo do tempo.

Recordemos o caso de Simone Biles, a ginasta que desistiu devido ao trauma psicológico causado pelo abuso sexual do seu treinador.

2. Lembre-se dos motivos pelos quais você compete

Um atleta deve se lembrar todos os dias do motivo pelo qual ele compete. Se vai dedicar boa parte do seu esforço e trabalho a essa disciplina desportiva, convém esclarecer o que justifica essa dedicação. É pelo reconhecimento social? É porque você é apaixonado por isso e porque quer melhorar a si mesmo? Quais metas de curto e longo prazo você deseja alcançar?

3. Compromisso e pensamentos positivos

Esporte é esforço, sacrifício e até dor. Uma forma de impulsionar ainda mais os seus objetivos é acompanhá-los com autoafirmações positivas, como “você pode conseguir”, “você vai se orgulhar de si mesmo”, “esforce-se e verá do que é capaz”.

A motivação não surge por si só, em muitos casos, ela aparece quando, mesmo sem vontade, a própria atividade ou treinamento se inicia. Às vezes, basta o corpo se mexer e estar acompanhado de uma mente positiva para que o entusiasmo surja. Somente quando nos comprometemos com nossa responsabilidade de corpo, mente e coração, os resultados aparecem.

4. Comece com metas pequenas

O livro de James Clear, Atomic Habits (2020) , destaca a importância de iniciar a mudança por meio de ações simples. Basta definir metas simples e gratificantes para recuperar a motivação. À medida que se percebe como conseguimos avançar, a mente se excita e propósitos superiores surgem no horizonte. Este mecanismo também é aplicável aos esportes.

O ambiente também motiva o atleta

Se você é um atleta e perdeu a motivação, apoie-se em outros parceiros de treino. O ambiente ou as figuras que também fazem parte da sua disciplina desportiva, servem de guia, promotores e mediadores para que recupere a sua vontade e energia.

Como você verá, o que motiva um atleta traça um amplo espectro de fatores dominados por aspectos externos e internos. Para alcançar o sucesso e dar o melhor de si, eles devem trabalhar acima de tudo na esfera pessoal. É aí que mora a paixão e o gozo capazes de acionar a mais poderosa das engrenagens humanas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.