O que podemos mudar em quatro semanas?

O que podemos mudar em quatro semanas?

Última atualização: 04 março, 2022

“Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino.”

Samuel Sorrisos

É importante, para melhorar e avançar na vida, desafiar a si mesmo. Caso contrário, provavelmente ficaremos presos e daremos lugar ao tédio. Nem sempre é tão fácil “agir em conjunto” e propor mudanças, principalmente se for uma dinâmica que mantemos há muitos anos (ou uma vida inteira).

Uma técnica muito útil é reservar três semanas do calendário para adquirir um novo hábito, ou seja, poder mudar o que não gostamos ou adicionar uma habilidade que não tínhamos até agora. De acordo com os estudos mais recentes, você não precisa de mais de 30 dias para estabelecer um novo hábito em sua vida.

Defina um desafio de cada vez para torná-lo mais fácil. Anote o objetivo e o prazo (de hoje a três semanas) em um pedaço de papel. Dedique-se esses dias para integrar esse novo hábito em sua vida. Com certeza tem muitas coisas que você quer mudar e acha muito difícil ou impossível: desde parar de fumar até começar a academia, começar uma dieta ou decidir qual carreira estudar.

O que podemos mudar em apenas três semanas?

De acordo com as investigações, tudo o que queremos, embora para alguns casos, e dependendo da vontade que colocamos, pode demorar mais ou menos. Mas 30 dias é uma boa média para conseguirmos o que queremos. Alguns dos exemplos do que pode custar para você mudar em menos de um mês são:

*Evitar gastos desnecessários: se você apenas recebe seu salário, corre para comprar roupas, sapatos, enfeites, etc. Você precisará de três semanas até receber mais ou menos seu novo salário. Se você está prestes a comprar algo que não precisa, evite-o ou encontre uma solução mais acessível.

*Começar a correr ou se exercitar: milhares de pessoas dizem o típico “começo na segunda-feira” e nunca dão esse passo inicial. “Iniciar” é o mais difícil. Passe as próximas semanas tomando uma decisão e você não vai desistir mais. Faça um esforço para manter a rotina de correr ou ir à academia por 30 dias.

* Preparar sua comida: prometa que nas próximas três semanas você não vai comer junk food nem ligar para o delivery. Os benefícios para a sua saúde serão tantos que você nunca mais vai querer passar um único almoço ou jantar sem saborear a comida caseira e vai encontrar tempo para preparar ela.

*Melhorar suas habilidades de comunicação: se você tem dificuldade em falar em público, conversar sem brigar com seu parceiro, ser extrovertido no trabalho, etc., você tem três semanas para desenvolver suas habilidades comunicativas internas.

*Procurar um novo emprego: é verdade que isso não depende apenas de você e da sua mudança de hábitos, mas de outros fatores como a economia local, a crise econômica, etc. Se você está entediado com seu trabalho atual, se precisa mudar de cargo, se deseja ganhar mais dinheiro ou uma promoção, este é o melhor momento para fazê-lo. Talvez você só precise de uma mudança de cenário e uma busca ativa por um novo emprego.

*Pagar suas dívidas: se seu cartão de crédito estiver no vermelho, se você precisar de cada vez mais dinheiro para pagar seus empréstimos ou créditos, é um excelente momento para você elaborar um plano de três semanas onde você pode pagar suas dívidas e até mesmo economizar.

* Definir metas pessoais: Como você gostaria de terminar este ano? Quais metas você deseja realizar? Como você pode realizar seus sonhos? Você só precisa de 30 dias para decidir, definir e refinar seus objetivos a curto, médio ou longo prazo. Se você ainda não pensou em como quer se ver daqui a 3 meses, dois anos e uma década, comece a imaginar agora mesmo.

* Encontrar uma carreira: se você quer começar a estudar na Universidade ou fazer um curso, não fique de fora. Nas próximas três semanas você poderá analisar as possibilidades disponíveis e descobrir as carreiras que mais se adequam aos seus gostos.

Pode interessar a você...
Uma mulher inteligente sabe que não tem limites
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Uma mulher inteligente sabe que não tem limites

Uma mulher inteligente se conhece, sabe enfrentar mudanças e correr riscos, é apaixonada, independente, aprecia a solidão e decide com o coração.