O que significa a cor laranja em psicologia?

Quer saber o que inspira a cor laranja? A resposta não é simples, pois talvez seja uma das cores que mais motiva respostas, tanto mental quanto comportamentalmente.
O que significa a cor laranja em psicologia?
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 22 julho, 2023

O estudo do significado da cor tem uma longa história na humanidade. A relação das pessoas com o meio ambiente, assim como o desenvolvimento da cultura e das relações interpessoais, influenciam as emoções e atitudes que cada cor desperta. O significado da cor laranja é amplo e depende muito de variáveis associadas, como a intensidade. Aliás, é difícil encontrar dicotomias nela, já que cada tipo de laranja inspira em uma direção: da criatividade à destruição.

Neste artigo você poderá explorar as características físicas e conotações de cada tom de laranja, estudadas pelas figuras mais representativas desta escola de psicologia, como Eva Heller. Não perca.

A física da cor laranja

A cor laranja, assim chamada por sua semelhança com o fruto da laranjeira, é percebida pela fotorrecepção da luz cujo comprimento de onda dominante mede 595-630 nanômetros. É considerada uma cor quente. Comprimentos acima de 615 nanômetros estão se aproximando do amarelo, enquanto aqueles que se aproximam de 595 nanômetros estão cada vez mais vermelhos.

De acordo com a lei da mistura de luzes (sistema RGB), o laranja é obtido pela sobreposição da luz vermelha e da luz verde, esta última com metade da intensidade do vermelho. O complemento de laranja seria azul ou cerúleo. No entanto, quando se trata de pigmentos, o laranja é obtido a partir da mistura do vermelho com o amarelo, por isso é uma cor secundária. Esta teoria (sistema CMYK) é a mais utilizada na arte, na criação de tintas e na reprodução de imagens em geral.

Cor laranja

O significado da cor laranja

Em geral, o significado da cor laranja gira em torno de alegria, entusiasmo e extroversão. É uma cor ousada e exótica em certas regiões (o que significa que não está muito presente no ambiente natural), por isso algumas pessoas a consideram muito intensa.

Também está relacionada com pessoas sociáveis, originais, ativas e entusiastas. Pelo lado menos desejável, evoca sentimentos de rejeição -por chamar muita atenção e transmitir um sentimento de frivolidade e convencionalidade-.

O tom mais intenso do laranja está relacionado ao perigo em algumas regiões, principalmente naquelas onde a população tem contato com plantas e animais venenosos. Na natureza, as cores vivas costumam ser um alerta para os predadores, conhecida como cor aposemática.

Uso da laranja no marketing

Ao promover um produto, fica claro que as cores têm uma influência significativa na tomada de decisões e para evocar sentimentos específicos. Portanto, a psicologia da cor é um dos pilares mais importantes do marketing.

Sendo associado ao otimismo, o laranja é uma escolha para muitos designs que desejam incentivar compras de alto volume.

No que diz respeito ao laranja -e o resto das cores quentes-, está comprovado que ajuda a estimular o apetite, por isso são comumente usados em restaurantes e marcas de alimentos. Também foi encontrada uma relação entre a cor laranja profunda e a experiência do sabor doce.

Usando a cor laranja para chamar a atenção

Laranja é a cor mais facilmente vista em condições de pouca luz ou na água. Isso é muito útil para fazer objetos de alerta e resgate, como coletes refletivos e infláveis, bem como botes salva-vidas.

Os uniformes dos presos são laranja em alguns lugares para facilitar sua localização em caso de fuga. Esse mesmo princípio é usado nos trajes dos astronautas, para torná-los mais visíveis na escuridão do espaço. Outro exemplo marcante é a famosa caixa preta dos aviões, que na verdade é laranja para ser facilmente encontrada.

colete laranja

A cor laranja em outras culturas

O que você leu nas linhas anteriores corresponde ao significado da cor laranja na maioria das culturas ocidentais. Se viajar para outras partes do globo, poderá encontrar diferentes conceitos para esta cor, como poderá ler nos exemplos que se seguem:

  • Budismo: A cor laranja é a cor da iluminação, por isso as roupas dos monges budistas são dessa cor. É uma tonalidade próxima da cor do açafrão.
  • Hinduísmo: também é uma cor associada ao caminho da perfeição. Krishna é representado em vestes amarelas e laranja.
  • Confucionismo: Na antiga filosofia chinesa, o laranja é a cor da transformação.
  • Oriente Médio: Em alguns países desta parte do globo, como o Egito, o laranja está associado ao luto e à perda.

Como você pode ver, o significado da cor laranja é variado e tem usos para todos os gostos. Cada uma de suas tonalidades evoca sentimentos muito diferentes, tanto subjetivos quanto comprovados cientificamente.

Se você está interessado neste assunto, recomendamos que continue investigando, porque a mistura do projetivo e do científico é fascinante quando se trata da psicologia das cores.

Pode interessar a você...
Por que temos uma cor favorita?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Por que temos uma cor favorita?

Por que temos uma cor favorita? A ciência nos diz que a pessoa responsável por essa preferência é o nosso cérebro.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos de A Mente É Maravilhosa servem apenas para fins informativos e educacionais. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.